Gadget do dia: tablet Nokia N1 (Android!)

G

Nem demorou: depois do Lumia 535, o primeiro smartphone Microsoft sem a marca Nokia, os finlandeses (que agora são uma empresa de infra-estrutura de redes, mapas, patentes e software) anunciaram hoje o Nokia N1, um tablet Android (5.0 “Lollipop”) com a interface customizada Z Launcher.

Preço estimado de lançamento por um clone do iPad mini? US$ 250, mas só em 2015.

Vale destacar as aspas da Nokia:

O N1 será lançado no primeiro trimestre de 2015 por meio de um acordo de licenciamento de marca com um parceiro fabricante original de equipamentos (OEM) que será responsável por fabricar, distribuir e vender

Na prática, é um produto criado sob os padrões da (velha) Nokia, mas que não será vendido, fabricado ou distribuído por ela. Pense nas inúmeras divisões da Philips, que licencia a marca para diversos outros fabricantes.

E o N1? Bem, é um iPad mini, né? É uma peça de alumínio de 6,9 mm de espessura com acabamento em “natural aluminum” ou “lava grey” (traduzindo: prata ou preto), com tela IPS de 7,9″ (2048 x 1536) e que usa (surpresa!) um processador Intel Atom Z3580 quad-core de 2,4 GHz. Tem ainda 2 GB de RAM, câmera traseira de 8 megapixels, Gorilla Glass 3 na frente para proteção contra riscos e arranhões e pesa 318 g.

Será vendido primeiro na China (óbvio), sem menções a outros mercados. Curioso perceber agora que a venda da divisão mobile pra Microsoft dizia que a Nokia não poderia lançar novos smartphones até 2016, mas aparentemente esqueceram de colocar a palavrinha “tablet” no meio.

[Nokia / Nokia N1]

nokia_n1_perspectives_-_body nokia_n1_perspectives_-_app

Screen Shot 2014-11-18 at 8.50.55 AM

nokia_n1_details_-_color nokia_n1_details_-_camera

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="94034 http://www.ztop.com.br/?p=94034">comentários</span>

  • A nokia provocou legal a microsoft kkk
    Pelo jeito, assim que a Nokia puder usar seu nome numa futura divisão de celulares ela o fará.

  • Pelo visto a Nokia só cedeu a marca mesmo.
    Parece ser um bom tablet, mas em nada lembra um Nokia, design bem comum, lembra muito iPad. Se continuar assim, será apenas mais um, sem diferenciação.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos