Nokia: mapas e navegação GPS de graça, para quase todos

N

Semana passada quando a Nokia avisou que faria uma conferência hoje para falar sobre Ovi acendeu aquela luz vermelha: Ovi?

O rumor mais forte seria uma nova versão da Ovi Store, mas sabe quando a coisa não cola? Ontem à noite fiquei pensando que seria algo gratuito e, bem, no fim das contas, é: software de navegação por mapas de graça para (quase) todos com a nova versão do Ovi Mapas – ou uma pedra no sapato do Google Maps gratuito no Android 2.0?

Números citados pela Nokia: hoje o uso de GPS em celulares em todo o mundo estava em 27 milhões de pessoas no fim de 2009. Com sua iniciativa, a Nokia quer chegar a 50 milhões de usuários. E a modéstia de Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia no comunicado oficial? “”Quando adicionamos câmeras sem nenhum custo extra aos nossos telefones, rapidamente nos tornamos o maior fabricante de câmeras no mundo. Queremos fazer o mesmo com a navegação”, afirmou.

O novo Ovi Mapas traz navegação por carro ou a pé para 74 países e 46 idiomas (incluindo o português), com mapas detalhados de 180 países. Compare com o Google Maps do Motorola Droid, que é restrito aos EUA por enquanto, e realmente a Nokia ganha fôlego pra sair correndo à frente nesse mercado. Como bônus, dá para baixar (também de graça) os guias Michelin e Lonely Planet.

Tá, mas onde posso usar? Hoje, no Brasil, no 5800 Comes With Music e 6710 Navigator. Nas “próximas semanas”, N97. Até o fim de abril, novos celulares: 5230, N97 Mini, E72 e X6. O download para atualização do Ovi Mapas/Nokia Mapas está em nokia.com.br/mapas.

(mais tarde vou falar com os finlandeses sobre o tema e atualizo este post)

Updates pontuais depois de falar com a Nokia:

– Quem pagou pela licença do Mapas agora tem acesso à versão global do produto, não mais apenas da sua região. Não, eles não vão devolver o dinheiro.

– Compatibilidade com aparelhos antigos: por enquanto, só Symbian 5.0 (5800, X6, N97) e 3.2 (E72, que sai até o final de março). Um executivo finlandês (Pino Bonetti) disse “Estamos trabalhando para aumentar a lista de compatibilidade o máximo possível. Fique de olho”, mas outro (Jukka Hosio) completou: “Existem componentes técnicos necessários para rodar o Ovi Maps que não estão presentes nos Symbian mais antigos. Estamos vendo soluções alternativas”.

– Os aparelhos à venda não vão subir de preço por conta dos mapas gratuitos. Esperam aumento na procura por acessórios pra carro.

– Sobre a Navteq, que faz os mapas: diz Hosio que o anúncio não muda o modelo de negócios da Navteq, continuam a vender seu produto para diversas empresas, incluindo a Nokia. “Com este anúncio, a demanda por soluções de alta qualidade para navegação deve aumentar, não diminuir, já que mais usuários esperam ter acesso a ela”, afirmou. “Ainda existe espaço para soluções integradas de navegação no carro, e o PND ainda é a solução para alguns casos”. (A Nokia não vende mais seus PNDs no Brasil, por sinal).

– Novos aparelhos: serão 20 compatíveis até o final de abril em todo o mundo.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos