ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Nokia Lumia 800 x N8: qual a diferença nas câmeras?

Antes da virada para a plataforma Windows Phone com os Lumia e do zumbi N9, o smartphone Nokia N8 foi o último grande aparelho da turma de Espoo, lançado no Brasil no final de 2010. Câmera de 12 megapixels com flash Xenon, saída de vídeo HDMI e capacidade de conectar dispositivos USB diretamente eram alguns dos atrativos.

Então, como muita gente comentou no review do Lumia 800 que ainda usa o N8 (recém-atualizado para o sistema operacional Symbian Nokia Belle) por conta da boa câmera, coloquei os dois smartphones com lentes Carl Zeiss para ver o resultado em condições distintas de luz. Nada científico, apenas pura observação: as fotos a seguir são resultados das fotos de 12 (ou 9, quando em proporção 16:9) megapixels do N8 e de 8 (ou 7) megapixels do Lumia 800.

Antes das fotos, uma observação importante: a câmera do Lumia 800 é muito mais rápida. Um toque no botão lateral e menos de um segundo depois a câmera está pronta para clicar. Quase dois anos de evolução tecnológica contam para o novo aparelho topo de linha da Nokia, certo?

Na ordem a seguir, a primeira foto é sempre a tirada com o Lumia 800 e a segunda, com o N8. Sempre com configuração automática, sem flash, no maior tamanho possível. O N8, sem que eu modificasse algo, trocou sozinho o formato das fotos no final – e ainda continua com o flash sempre ligado (grrr) quando você liga a câmera.

A delícia de tostar no ambiente corporativo com lâmpadas fluorescentes produz uma primeira imagem curiosa: é ruim nos dois casos. Estourada no Lumia, um pouco borrada no no N8.

Aí você olha pro editor à sua frente fazendo caretas e percebe que as duas câmeras tratam a cor de maneira bem distinta: o Lumia 800 esquenta o ambiente, o N8 é mais fiel à cor real.

Idem para as maçãs na cozinha…

Na rua, com iluminação natural, a coisa muda de figura e as fotos do Lumia 800 ficam mais frias, e as do N8, quentes. Igualmente boas, para mim.

Apesar de deixar no modo automático, tentei fazer uma foto macro (na teoria, o foco se acertaria sozinho). O Lumia 800 se perdeu, o N8 acertou na mosca.

Virando a cabeça para cima, novamente a diferença de cor. Aqui, eu prefiro o Lumia.

Com o sol se pondo, o Lumia gerou um contra-luz mais interessante também (quase que eu perco o clique do avião com o N8).

De volta ao mundo corporativo, tem uma lâmpada de luz quente. O N8 se deu melhor aqui.

Ao anoitecer, ainda com um pouco de sol, os resultados começam a piorar. O Lumia 800 manteve a estabilidade de imagem, o N8 não.

E já no escuro, esqueça. A cena abaixo é a mesma do avião lá em cima.

Curioso notar que, no escuro, o N8 ficou com resultados enevoados.

E para não dizer que não gosto de flash, nosso amigo tamanduá iluminado artificialmente:

Em outra cena com um pouco mais de luz, de novo o Lumia 800 se mostrou mais estável.

No fim das contas, os resultados são mistos: razoáveis dentro de luz fria, bons com luz do sol, terríveis à noite. Hoje, claro, prefiro o Lumia 800 ao N8, de quase dois anos atrás. Quer uma câmera de verdade mesmo no telefone? Vá nesse aqui

(e se leu este post, leia também o review do Nokia Lumia 800)

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • eduaxx

    A matéria até que tava boa, mas você falar que o iPhone 4S tem câmera melhor que a do N8 só pode ser brincadeira!!

    • Guto Robles

      Na verdade acho que ele está certo em falar que a do 4S é superior, inclusive se você procurar na internet, tem a comparação de uma camera 4S com uma Canon 5D Mark II e apesar da obvia superioridade da camera, percebe-se nitidamente que a camera do 4S é muito boa!!

      • Guto Robles

        segue o video da comparação!

  • TheAblon

    Na sua opnião,qual das compras seria menos pior: N8 ou N9 ?

  • Adriano Lima

    Sabia que ia dar briga o Henrique falar que a câmera do Iphone 4S ser melhor que a do N8.
    Hey Henrique e sobre a bateria do seu N8, pra você, continua acabando mais rápido depois do update pro Belle?
    Os vídeos ficando mudos é que tá me irritando pacas, tenho que ver se o tipo de aúdio é que tá gerando esse problema.

    • RenataMesquita

      Adriano, o N8 em questão é meu e, bem… a bateria está acabando mais rápido do que nunca com o Belle. Se eu esqueço de desativar 3G/Wi-Fi de tempos em tempos durante o dia, vai que nem água no ralo. Tô quase enlouquecendo com essa coisa de desligar o 3G aqui, ativar o Wi-Fi ali desligar tudo à noite. Pelo menos o widget de acesso a esse recurso ficou mais fácil

      • Adriano Lima

        Acho que a sua bateria sofreu alguma avaria, isso aconteceu com o meu E51.
        Faça o seguinte teste, verifique se num dia mais quente a bateria se esgota mais rápido (com tudo ligado pra perceber mais rápido) conforme a temperatura a bateria acaba mais rápido mesmo em baterias boas, mas nas baterias que estão começando a se degradar isso acontece mais rápido ainda.
        Ultimamente estou sem tempo pra correr atrás do lance do vídeo (o TCC está na minha prioridade Alpha) mas espero verificar isso com mais critério em breve.

      • Adriano Lima

        E sobre reviews, quando veremos novas matérias assinadas pela moça?
        Precisamos de um toque feminino neste Ztop, não apenas no Ztop Casa.

    • marcos

      o lumia tem só a plataforma windows em seu favor no mais ele é uma volta aos tempos que não existia video chamada não existia cartão de memoria não dava pra mandar arquivos via bluetooth a camera não tem timer nem outros recursos banais que qualquer aparelho de $200 reais tem mas o pior de tudo é a bateria que mau aguenta um dia de uso moderado se for ouvir musica navegar vc tenque crregar o aparelho umas duas vezes ao dia…….

  • MauBirochi

    Henrique ótimo post , eu uso o meu N8 principalmente como câmera, até aposentei a minha "aponte e aperte" da Canon para ficar só com o N8. Pelas suas fotos acho que eu já tenho o substituto do N8, pq mesmo não tendo os 12MP deste, as fotos ficaram muito boas mesmo! Fora que o WP é muito legal.

  • Rafael

    É no mínimo tendencioso se propor a fazer um post comparando as câmeras de dois smartphones e no final dizer que a de um terceiro sim é uma verdadeira câmera para telefone. Se é pra dizer que a do iPhone 4S é melhor, insira as fotos desse também na comparação e não chegar ao final e dizer que se quer uma câmera de verdade em um telefone é pra ir de iPhone 4S.

    Além do mais, suas fotos com o N8 não foram bem feitas. Estão levemente tremidas e até mesmo com a lente embaçada. Também tenho fotos ruins feitas com meu N8, mas porque foram tremidas ou porque não fiz a limpeza adequada da lente. Você pode usar o melhor equipamento fotográfico existente no mercado, mas se não souber usá-lo não conseguirá imagens satisfatórias.

    Só pra exemplificar, duvido muito que seja possível obter uma foto como essa em um iPhone 4S http://flic.kr/p/bCJmgV

    O dia que um sensor de 1/3,2", mesmo com ótimo pós-processamento, for melhor que um sensor de 1/1,83" não precisaremos de evolução no tamanho dos sensores. Mas por enquanto, não chegou esse momento.

    • Adriano Lima

      Meus parabéns Rafael, eu precisava ver o que um fotógrafo (amador ou não) poderia fazer com um N8, eu sabia que a cãmera do N8 era fantástica, mas depois de ver a sua foto no Flickr, não falo mais nada pra ninguém, agora peço pra pessoa ver a sua foto e depois continuo o papo.
      Aliás, você tem mais fotos?

      • Rafael

        Obrigado, Adriano. Eu também me surpreendi com essa foto. Não imaginava que o N8 fosse capaz de uma foto dessas. Mas pra ser justo, acredito que isso só tenha sido possível graças ao flash mesmo. Do contrário ela não conseguiria capturar a quantidade de luz necessária em tão pouco tempo. E esse é um dos motivos da minha provocação em relação ao iPhone 4S. É um excelente smartphone com uma ótima câmera, mas não te dá todas as possibilidades que o N8 te dá. E não quero desmerecer o 4S, só mostrar que os elementos presentes no N8 te dão maior capacidade criativa.

        Mas é importante lembrar que imagens lendárias foram obtidas na primeira metade do século passado com "caixotes" . Portanto, não basta somente uma câmera cheia de recursos, tem a criatividade e perspicácia do fotógrafo. Mais vale alguém com um iPhone 4S que saiba manejar bem seu aparelho em um momento certo para uma boa foto do que alguém com uma Canon 5D Mark II que não sabe usá-la ou ainda que não estará com seu equipamento a todo momento.

        Tenho uma razoável quantidade de fotos feitas com o N8 na sequencia daquela no Flickr, basta ir seguindo até ver onde muda a câmera.

        • Adriano Lima

          O IPhone4S é um ótimo aparelho, mas dizer que a câmera supera a do N8 é forçar a barra.
          Agora como você mesmo disse um caixote na mão de quem sabe o que tá fazendo faz milagres, eu já tirei fotos com celulares muito mais simples e mesmo assim as fotos saíram boas.
          Aliás, gostei muito da região onde tu vive, ficaram excelentes as fotos, vou procurar tirar umas boas fotos de São Paulo também pra aproveitar a câmera.

    • marlon

      rafael falou tudo….

  • Pô amigo, tu ainda tem dúvidas? Nokia N8 humilha a concorrência! Só vai perder agora pro Nokia 808 PureView!

  • Bacana o teste. Tenho um N8 desde o lançamento, fiz varias viagens e usei apenas ele como câmera. Tenho amigos que possuem iPhone 4 e 4S, Galaxy SII e Motorola RAZR. Fiz comparações com todos e sempre obtive as melhores imagens com o meu N8, com a aprovação dos donos dos outros aparelhos. Agora claro, não deixo as configurações no automático, mudo o máximo (que na verdade é bem limitado) que eu posso pra tentar uma foto melhor. Fiz isso em todo os aparelhos que testei, não teve jeito, as fotos sairam melhores no N8. Juro que ficava pensando: não quero trocar de celular enquanto não aparecer um com a câmera melhor. Até que comprei uma Sony HX9V e esse pensamento mudou 🙂 Agora to doido pra comprar um Lumia, mas ainda falta alguma coisa pro 900, vou esperar mais um pouquinho, ver o que a Nokia pode apresentar com a tecnologia PureView, quem sabe vem ai um Windows Phone com PureView? Ai seria demais!

  • umberto jr

    Tenho um n8 e posso enviar as fotos a quem interessa. E como disse um amigo ai , suas fotos estao bem tremidas.
    Teho mais de 1000 fotos feitas com o n8 e a maioria delas sao perfeitas para um celular.

  • Pingback: O Lumia 800 mantém fama da câmera do Nokia N8? « « Site da Educação Site da Educação()

  • crmac

    Engraçado, pois eu tenho o N8 e no início as fotos pareciam meio enovoadas, mas depois das atualizações e algumas configurações, nunca mais tive esse problema, inclusive em fotos rápidas.

    • Rafael

      Eu tive problemas com fotos enevoadas no começo, até descobrir que era bom limpar a lente antes de tirar fotos, hehehe.

  • Junior-CPE

    Dá pra notar pela maneira que voce comparou as fotos que até uma Canon 5d mark II
    ou uma Nikon D800 tirariam fotos pessimas em suas maos.

    Mas ainda bem que avisou no inicio do post: o comparativo ficou mesmo bem chinfrim…
    E olha que nem to falando sobre comparar a nokia com iPhone, heim? kkk

    uso hoje um iphone 3gs e um galaxy S nacional, mas como smartphones
    para fotografias, uso minha Nikon D90.

    zé povim ainda tem que aprender a separar as coisas.
    jamais se compara tecnologias de epocas diferentes. jamais.
    principalmente por quem nao entende do que tá falando, rs…

  • mnagano

    Nag, nag, nag…

  • observador

    Caramba, pensei que esse negócio de dizer que a câmara do iPhone é melhor que a do N8 só acontecia no Gizmodo e no Engadget. Pelo visto, começou a acontecer aqui também, e do mesmo jeito: ligando o campo de distorção da realidade. Porque dizer que a câmera é melhor sem nenhuma foto pra gente avaliar não dá, não é mesmo?

  • Tive um N8 e atualmente tenho um S2. O Galaxy S2 tira ótimas fotos, mas o Nokia N8 HUMILHA qualquer outro celular!!! Quando se pega o jeito com o N8, ele arrebenta qualquer comparação!

  • bem, minha misera opinião é que imprimo fotos em 20x25cm tiradas com o n8.
    e tenho diversos quadros aqui em casa feito com essas mesmas fotos.

    acham muito bonitas e ninguem pergunta se foram de celular,
    só se espantam qdo menciono que foram tiradas com um celular…

  • OlharDigital

    Henrique Martin diz:
    "Quer uma câmera de verdade mesmo no telefone? Vá nesse aqui…" Um iPhone 4S?
    Acho que seria melhor se colocasse a do Nokia 808 pureview.
    PS: Só espero que a Nokia lance um Smartphone com WP com a câmera do 808 já com a nova versão Apollo do WP.

  • Melky

    francamente essas fotos do n8, foram bem mau tiradas, minhas fotos não ficam assim não.
    tenho um mais de 7 meses e as fotos são otimas já comparei com uma dsc e o n8 da de lavada em termos de fotos…

  • MAGNO

    TENHO UM SONY ERICSSON XPERIA ARC S A CÂMARA É SIMPLESMENTE MARAVILHOSA NÃO SE I SE TROCARIA POR UMA DESSAS AI POIS TENHO AMIGOS QUE TEM ESSES DOIS OUTROS E ELES SIMPLESMENTE PIRAM COM AS MINHAS IMAGENS
    ..

  • Alisson Pinheiro

    Conversa pessoal, o N8 é top demais na camera, fotos comparado como de cameras digitais só o N8 mesmo.