Nokia Lumia 800, 710: os primeiros Windows Phones vindos da Finlândia

N

A Nokia acabou de anunciar o Lumia 800 e o Lumia 710, seus dois primeiros aparelhos com Windows Phone 7.5 “Mango”, durante a abertura do Nokia World 2011, que ocorre em Londres até amanhã.

>>>Leia o review do Lumia 800 e do Lumia 710, já à venda no Brasil.

O Nokia Lumia 800 é um aparelho igual ao Nokia N9, com as mesmas cores e o corpo único em policarbonato  – adicione apenas os botões do Windows Phone à frente do smartphone. “Lumia significa luz. É um novo amanhecer para a Nokia“, disse Stephen Elop, CEO da Nokia. Não há previsão ainda para o lançamento dos aparelhos no mercado brasileiro.

Segundo a fabricante, o Lumia 800 é um dispositivo com tela de vidro curvado de  3,7″ AMOLED Clear Black (800 x 480), processador Qualcomm de 1,4 GHz (single-core), câmera com lente f/2.2 Carl Zeiss e 8 megapixels de resolução (com vídeos em 720p), 16 GB de armazenamento interno (sem slot para cartões externos) e 25 GB de storage no SkyDrive, serviço de nuvem da Microsoft. Como todo aparelho com Windows Phone, tem a experiência de uso centrada no conteúdo do usuário, com os “live tiles” na tela inicial (e mais de 35 mil apps já disponíveis).

O Lumia 800 virá com dois serviços customizados pela Nokia: o Drive, de mapas com navegação por voz para mais de 100 países, e o Music and Mix Radio, com mais de 100 rádios online ao redor do mundo (mais a Nokia Music Store, disponível em 20 países). Como já acontece com o N9 e com o iPhone 4/4S, o Lumia 800 usa um microSIM card.

O smartphone será vendido inicialmente na Europa pelo preço sugerido de 420 euros, e entra em pré-venda hoje na Europa, com entrega prevista para novembro em alguns mercados (França, Alemanha, Holanda, Espanha, Reino Unido e Itália). Depois será vendido na Ásia até o final do ano e no resto do mundo no começo de 2012, incluindo Brasil e o mercado norte-americano. Ponto pra Nokia em anunciar um produto e começar a vendê-lo com maior velocidade – e não mais de seis meses depois, como ocorria no passado.

 

Já o Nokia Lumia 710 é a versão pop do 800: muda o design, mais simples e colorido (com capas traseiras que podem ser trocadas), a câmera (5 megapixels) e o armazenamento (apenas 8 GB) e ficam o mesmo processador de 1,4 GHz e a tela de 3,7″ (também 800 x 480). A grande diferença, mesmo, é o preço menor: apenas 270 euros (yay!). Sai em Hong Kong, Índia, Rússia, Cingapura e Taiwan até o final do ano e também usa microSIM cards.

Stephen Elop, CEO da Nokia, também anunciou o lançamento da nova linha Asha (=esperança, em hindi), voltada para “o próximo bilhão” – aparelhos mais simples, com sistema S40 e com um dos modelos capaz de rodar Angry Birds (!).

Galeria de fotos do Nokia Lumia 710 e do Nokia Lumia 800:

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos