Nokia leva e-mail do Gmail, Terra e Globo.com ao celular

N

Nokia Messaging no E75

Junto ao novo smartphone E75, a Nokia anunciou hoje o lançamento do serviço de e-mails chamado Nokia Messaging. O bacana é que e-mails brasileiros (e latino-americanos) entram na onda da configuração fácil – Terra e Globo.com são os primeiros da lista.

Primeiro, o E75: celular 3G com Bluetooth e Wi-Fi, câmera digital de 3,2 megapixels com flash, tocador de música (cartão microSD), rádio FM, entrada para fones de ouvido convencionais (3,5 mm – yay!) e software de mapas com navegação por GPS. Como um bom smartphone, tem um teclado QWERTY que desliza debaixo da tela, bem confortável para digitar, por sinal. Não é um modelo que carrega via conector microUSB – é o velho e bom carregador Nokia.

teclado deslizante do E75

Lá fora, o E75 saiu em preto, vermelho e bronze, mas aqui só a versão em preto será vendida (mas um modelo em bronze estava lá a passeio) pelo preço sugerido de R$ 1.499 (sem subsídio de operadoras):

E75 lado a lado

O E75 é o primeiro celular da Nokia a vir “oficialmente” com o Nokia Messaging, uma solução de “e-mail para as massas” bastante interessante. Em resumo, os caras tiraram toda a problemática da configuração de e-mails “pessoa física” no celular e resumiram em três passos: nome de usuário, senha e checagem automática dos dados do servidor. Sem precisar configurar POP, IMAP ou SMTP, termos que muita gente nem desconfia o que é (bem, se usam o Outlook sabem…).

A configuração simplificada vale para os grandes webmails do mundo (Gmail, Yahoo e MSN/Live Mail) e a Nokia fez a lição de casa e amarrou alguns serviços regionais – Terra para a América Latina e Globo.com para o Brasil (lembrando que a Gcom usa a plataforma do Gmail), com “outros provedores” a caminho. Basicamente, o que a Nokia faz é redirecionar seus e-mails para o servidor dela e de lá para o seu celular.

O Nokia Messaging funciona em qualquer Nokia com S60 (Symbian) – séries N e E e no 5800. Fui ao email.nokia.com para configurar o serviço no meu 5800 (descobri que, sei lá por qual razão, já tinha um cadastro no Messaging). A mensagem de texto chegou em instantes, configurei a senha do Messaging e, pimba, meu Gmail tava lá na tela.

Nokia Messaging no 5800

Numa avaliação bem rápida, o Nokia Messaging é uma boa ideia porque leva o conceito de push-mail para o e-mail geral. Mesmo com o programa fechado, ele continua a baixar mensagens (diz a Nokia que com uma taxa de dados bem baixinha, para economizar banda) – o que pode ser um pouco irritante se você não está acostumado com o “plim” dos e-mails chegando a cada instante. Pontos fracos: só se conecta pelo Edge/3G (nada de Wi-Fi)(a besta aqui que não achou a configuração certa), não mostra as pastas do Gmail, só as mensagens mais recentes. Mas é de graça (por enquanto) e funciona melhor que o cliente jurássico de e-mails do 5800, lento que dói.

Para o ano que vem, a Nokia promete lançar uma versão do Messaging para os celulares com S40, com recursos de mensagens instantâneas integrado (Live Messenger, Google Talk e afins). Aí sim vai ser o e-mail para as massas.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos