ZTOP+ZUMO

Nokia: sem telefone na IFA, mas com acessórios para som

Enquanto não acontece o anúncio oficial da nova linha com Windows Phone 8 da Nokia (apesar de o Lumia 920 já ter vazado) em Nova York amanhã, a turma de Espoo mostrou dois novos acessórios para seus smartphones e celulares durante a IFA 2012: as caixas de som portáteis PlayUP, desenvolvidas em parceria com a JBL, e uma nova linha de fones de ouvido Monster Purity Pro.

Uma palavrinha define a relação entre os dois produtos, de diferentes fabricantes: NFC. O recurso de transmissão de dados por um toque deve, óbvio, fazer parte dos novos aparelhos com WP8. E as cores malucas também são algo em comum.

A caixa de som portátil PlayUP, da JBL, segue a linha adotada por outros fabricantes como Philips, Jawbone e Jabra: peças únicas, com bateria recarregável e conectividade Bluetooth ou cabo padrão 3,5 mm, além do NFC. A bateria, diz a Nokia, dura até dez horas.

O aparelho será vendido em amarelo, branco, azul e preto, e seu design é bastante minimalista – diz a Nokia que é um “cilindro de som” (aaah, tá). Fazem um bom barulho de qualidade ao serem acionadas.

O alto-falante fica na parte superior e tem saída máxima de até 89 decibéis, mais que suficiente para uma festinha no quintal de casa.

E, curiosamente, ao abrir a tampa inferior, ali se esconde um cabo 3,5 mm para conectar outros aparelhos e uma bateria convencional de telefone, que pode ser removida e trocada.

O PlayUp vem também com uma capa de neoprene para transporte e que o deixa parecido com um balde ou um bongô.

O produto será vendido na Europa por um preço médio sugerido de 149 euros.

Já a linha nova da Monster tem um nome compriiiido: Nokia Purity Pro Wireless Stereo Headset by Monster.

São um complemento da linha atual (que é vendida no Brasil) e que contam com pareamento por NFC e Bluetooth e recursos de cancelamento de ruído. E são bem mais caros – cada fone colorido desses aí será vendido pelo preço sugerido de 299 euros até o final do ano – provavelmente com os novos smartphones da Nokia.

E amanhã rola o anúncio oficial da Nokia, por volta das 10h da manhã aí no Brasil (e 15h aqui em Berlim!)

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin