ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Nokia escondeu o Symbianˆ3 do E7?

A Nokia começa a vender hoje em “mercados selecionados” o smartphone E7. Em uma observação semiótica rápida, mataram o Symbian e não avisaram para ninguém. Explico a seguir:

Leia o release, em inglês, e procure o termo “Symbian” em algum lugar:

All-in-one business smartphone, the Nokia E7, arrives in stores

February 07, 2011

Espoo, Finland – The highly anticipated Nokia E7 will begin arriving in stores in select markets this week, with broader availability building up quickly in several markets.

With its tilting 4 inch ClearBlack display, full qwerty keyboard and a fast access to a wide variety of apps directly on the homescreen, the Nokia E7 is the key to having a successful day in or out of the office. Importantly, the device supports business applications from leading enterprise technology partners including Microsoft and IBM.

Key features of the Nokia E7

– Easy access to private and business email

– Create, edit and share office documents and view PDF files with Adobe Reader

– Fast, secure intranet access with the built-in VPN

– High-resolution photos and HD video with the 8 megapixel camera and dual LED flash

– HDMI connectivity to project files, videos and images onto large screens

– 16 gigabytes of on-board flash memory

– USB-On-The-Go, enabling easy file sharing by connecting a USB stick to the smartphone

For business users, Nokia E7 provides direct, secure and real-time access to email, calendar, contacts, tasks and the corporate directory through Microsoft Exchange servers, as well as Office Communicator Mobile, developed by Microsoft for Nokia smartphones, which brings presence and corporate instant messaging.

Additionally, a wide range of entertainment and social services available on the Nokia E7 make it the perfect off-duty companion, and the Ovi Store offers a wealth of apps such as Bloomberg, Angry Birds and Sports Tracker.

The new arrival offers drive or walk navigation in 80 countries. The latest commercial version of Ovi Maps, available immediately via Ovi Store or Ovi Suite, adds visibility to subways, trams and trains, real-time traffic, safety alerts, visibility to parking and petrol stations, speed limit warnings, and improved search and location sharing capabilities.

Note to Editors:

For a range of high quality images, click here

To see the design video, click here

About Nokia

At Nokia, we are committed to connecting people. We combine advanced technology with personalized services that enable people to stay close to what matters to them. Every day, more than 1.3 billion people connect to one another with a Nokia device – from mobile phones to advanced smartphones and high-performance mobile computers. Today, Nokia is integrating its devices with innovative services through Ovi (www.ovi.com), including music, maps, apps, email and more. Nokia’s NAVTEQ is a leader in comprehensive digital mapping and navigation services, while Nokia Siemens Networks provides equipment, services and solutions for communications networks globally.

Achou? Não. Nem eu. Ou esqueceram mesmo ou, teoria da conspiração, vamos deixar de lado mesmo. Na página do produto o Symbian aparece.

De qualquer modo, na próxima sexta-feira tem um encontro da Nokia com analistas de mercado e a promessa de sangue no conselho diretor é forte, assim como os rumores da adoção do Windows Phone (algo que faz lógica para ganhar share no mercado americano e só).

Nagano comenta: Pelo que entendi a participação da Microsoft com a Nokia nesse caso foi de criar um canal de comunicação que permtita aos telefones da Nokia ao MS Exchange (acho que o N900 tem alguma coisa parecida com isso). Agora um Nokia com Windows Mobile? Para mim isso é uma questão meio boteco-filosófica já que apesar dos pesares, a Nokia ainda é uma empresa líder no seu setor e não vende só telefones celulares e sim plataformas e soluções. Daí não vejo muito sentido os Finlandeses irem de alegre para o lado da MS, já que eles vão se tornar apenas mais um fornecedor de mesma coisa a exemplo de empresas como LG e Samsung.

E se for para jogar com o time que está ganhando, por que não adotar logo o Android?

Jô comenta: A Nokia urubuzou o Android desde o começo, e amarga uma dolorosa queda nas vendas e da relevância do Symbian. Adotar um Android agora seria assumir o erro, e a gigante finlandesa é conhecida pela teimosia. Como a Microsoft está desesperada para emplacar o Windows Phone 7, e o Henrique lembrou bem, o mercado americano é muito rentável, e tem menos rejeição à Microsoft, pode ser uma saída paliativa à Nokia. Não que o Windows Phone 7 não seja legal, mas muita gente traumatizou com o Windows Mobile…
Mas é meio melancólico ver a Nokia desistir assim do Symbian. O sistema tem seus problemas, mas oferece uma boa experiência de uso, quando existe um ecossistema decente para provê-lo de apps. Boa de hardware a Nokia é, só precisa acertar com o software que embarca nos aparelhos.

No final do ano passado demos nossas sugestões para a Nokia, por sinal.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Nokia com Windows 7? Acho brabo.

    No máximo licenciar um hardware pra Microsoft.

    • henriquem

      eu acredito que seja um hardware só pra EUA. aguardemos…

  • dflopes

    mas não poderiam ter colocado um flash xenon???

  • JuniorManhani

    Ohh o que será que a gigante esta escondendo?

  • Guilherme TW

    Continuo me sentindo de mãos atadas… a Android é bom, o problema que vejo é a política de updates das fabricantes, nesse ponto o iOS ganha, porém é complicada a política de lançamentos da Apple (um iPhone por ano, como um bom smartphone é um investimento relativamente alto para nós brasileiros, prefiro um aparelho que tenha uma promessa de vida um tanto maior). E nisso a Nokia ganhava, o problema é que ela não apresenta logo o MeeGo (eu usei o Maemo e adorei) e o Symbian (que eu, ao contrário da maioria não odeio, até admiro) ainda não está realmente adaptado para a realidade atual.

    • henriquem

      guilherme. tenho um n900 e sei de todas as capacidades do maemo. o N9 com meego é uma das possibilidades pra anuncio na semana q, vem, no mobile world congresss. a conferir

      • Guilherme TW

        Aguardo notícias sobre o MeeGo, no Maemo Talk as informações disponíveis resumem-se a boatos.. a página oficial também não exibe tantas informações sobre futuros releases (mas isso é tradicional entre desenvenvolvedores heheh)… tenh expectativas para ver se o MeeGo será mais amigável que o Maemo, o N900 me atendia bem, era um computador de bolso que também podia fazer ligações, agora é esperar o que o MeeGo traz de realmente novo.

      • dflopes

        já instalastes no seu n900 o meego? e ubuntu?

    • Thiagones

      Dá pra dizer que o iOS tem 2 anos de ciclo de vida. Basta ver que o 3GS recebeu update e ainda é um excelente equipamento.

      Já o Android eu tenho e vc tem razão. A própria Google precisa dar um jeito nisso.. Está ficando complicado acompanhar.

  • O problema é que o Symbian está com a imagem não muito boa, no mercado. A Nokia ainda lidera, mas já percebeu que a casa vai cair!
    Não acho difícil pintar um Nokia com WP7, não. Quem sabe seja um recomeço?

  • observador

    Acho bizantinas as notícias sobre adoção do WP7 pela Nokia. Se há um sistema que entrega menos que o Symbian hoje em dia é o WP7, não é? Adotá-lo seria queimar o filme ainda mais do que os "analistas" dizem que está queimado com o Symbian. É absurdo imaginar que a fala de Elop se refira a, por exemplo, integração dos telefones da Nokia com o ecossistema do Windows Live (calendário, Skydrive, Hotmail)?

  • Pingback: Tweets that mention E7 chega às lojas, mas Nokia não fala do Symbian — ZTOP ztop: movido a zumo -- Topsy.com()