Gadget barato do dia: Nokia 220 (e algo sobre portar apps para o Nokia X)

G

Ano passado, no MWC, a Nokia anunciou o 105, um telefone básico vendido pelo valor quase ridículo de 15 euros. A versão nova dele se chama Nokia 220, continua simples, porém agora acessa redes sociais (!).

Por que números enormes? Porque o Nokia 105 vende 1 milhão de unidades por semana em todo o mundo, em média. Sim, 4 milhões de aparelhos por mês. E o Nokia 220, ainda básico, é um pouquinho mais caro: preço sugerido de 29 euros (algo em torno de R$ 90).

Dá para falar, usar como lanterna e acessar (via rede 2G) o Facebook e o Twitter, baixar e-mails, usar o Yahoo! Messenger (?), tirar fotos de 2 megapixels e… tá bom, né? Como dispositivo de inclusão digital, é um primeiro passo. Começa a ser vendido este mês na Ásia, com outros mercados (incluindo América Latina) na lista.

Fotos do Nokia 220:

Nokia 220 - 1 Nokia 220 - 2 Nokia 220 - 3 Nokia 220 - 4 Nokia 220 - 5///

Ainda sobre a Nokia:

Hoje no evento de desenvolvedores da Nokia no MWC 2014, a companhia anunciou que 75% dos apps Android disponíveis no mercado já estão prontos para uso nos Nokia X. Para testar, basta enviar a APK do aplicativo pelo site Analyzer – se precisar de alguma modificação de código (basicamente, se o app usa APIs do Google, precisa de mudanças), a ferramenta informa o que é preciso fazer.

Stephen Elop, ex-CEO da Nokia e futuro chefe de dispositivos e games da Microsoft, citou que já existem “milhares de aplicativos Android disponíveis” na Nokia Store para a linha X. Ele ainda fez piada com o fato de ser o “sr. Windows Phone falando de Android” e comentou que os Nokia X, se puderem, “farão um pouco de estrago no mercado de Androids baratos”.

Isso que é otimismo.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos