ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Nokia 207/208

Os Nokia 207/208, anunciados hoje, poderiam ser mais um telefone básico, mas dão um passo além: são featurephones com conexão 3G – até então, a maioria desses aparelhos mais simples (e da linha Asha) tinha conectividade 2,5G (EDGE) apenas.

Com preço sugerido de 68 dólares (52 euros) e previsão de início de vendas na Europa neste semestre ainda, os dois modelos são bem parecidos no design (que segue a linha do Lumia 520) com teclado numérico – só que o 207 não tem câmera (sugestão de uso: chão de fábrica, com restrições a câmeras) e aceita um SIM card apenas. O 208 tem uma câmera de 1,3 megapixel com auto-retrato guiado por voz (!), panorama e cliques sequenciais e tem versões com um ou dois SIM cards.
Nokia-208-sq_465

Curioso mesmo é que a Nokia diz que esses aparelhos aceitam microSIM cards: quer ir a um show (ou a uma passeata) sem levar o smartphone? Basta tirar e inserir no 207/208. Os aparelhos vêm ainda com um app chamado Transfer, para transferir contatos vindos de dispositivos Windows Phone e Android. Têm ainda cliente de e-mail (compatível com Exchange), navegador Xpress Browser e acesso a redes sociais (Twitter, Facebook, WhatsApp) com apps pré-instalados. E ainda funciona como modem 3G via USB.  Nokia-208-Yellow-465_slantOs Nokia 207/208 serão vendidos em branco, amarelo, vermelho e azul, e as capas traseiras coloridas podem ser trocadas. A duração da bateria é estimada em 33 dias em stand-by/12 horas de conversação para os modelos com um SIM card apenas.

A Nokia Brasil informa que o modelo 208 será lançado no país no primeiro trimestre de 2014, sem preço definido ainda.

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin