ZTOP+ZUMO

Leia mangá e aprenda… cálculo integral

manga_guide

Isso até parece um daqueles anúncios no estilo “perca peso sem fazer exercícios”, mas a idéia é essa mesma: aprenda cálculo diferencial e integral, análise estatística, biologia molecular ou mesmo tecnologia de banco de dados lendo mangá. Essa é a proposta da série “The Manga Guide To…” que também será publicado no Brasil pela Novatec Editora (uia!)

introducao_ilustrada_a_computacaoEu nunca botei fé nesse tipo de proposta até conhecer Larry Gonick e sua Introdução ilustrada à computação (com muito Humor). Em meados da década de 1980 e desde então eu virei fã de carteirinha desse cara e de sua capacidade de explicar assuntos bem complexos de maneira bastante simples e compreensível (mesmo desenhando mal pacas na época). Na minha opinião um talento raro que considero o Santo Graal para todos os educadores e até mesmo jornalistas.

Seu último trabalho, The Cartoon History of the Modern World, Part 2: From the Bastille to Baghdad, parece ser a segunda e última parte de um trabalho iniciado com seu famoso Cartoon History of Universe, uma obra com mais de mil e duzentas páginas divido em três volumes.

Mas voltando à vaca fria… como era de se esperar, os japoneses assimilaram e melhoram essa idéia, reinventando-a com seu próprio toque pessoal. O resultado foi um produto visualmente mais moderno e agradável para um público mais amplo — além dos geeks e otakus em geral — ao mesmo tempo que avançaram no conceito, explorando assuntos bem mais cabeludos, como por exemplo cálculo diferencial e integral (o meu martírio na época da faculdade).

manga_guide_to_Calculus_1a

manga_guide_to_Calculus_1b

Originalmente produzido pela OMSHA, editora japonesa especializada em literatura técnica, a série The Manga Guide está sendo publicada nos EUA pela No Starch Press. Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Seguindo uma dica de um leitor (thanks Mário!) confirmamos que essa mesma coleção será lançada no Brasil pela Editora Novatec com previsão do primeiro título sobre Física sair na última semana de outubro:

manga_guide_nacional

Segundo o site da editora (abre aspas):

Sobre a série The Manga Guide

A série The Manga Guide explica as principais matérias científicas e técnicas usando quadrinhos em estilo japonês. Cada guia é escrito por um cientista ou matemático com amplo conhecimento na área e é ilustrado por um profissional em mangá, garantindo a autenticidade e a exatidão que os leitores procuram. Esta série, que é sucesso no Japão, foi traduzida para o inglês e agora está sendo traduzida para o português com a ajuda e a supervisão de especialistas.

O primeiro título da série é o guia sobre Estatística, seguido pelos guias sobre Banco de dados, Eletricidade e Física, e em breve serão lançados também os guias sobre Cálculo e Biologia Molecular.

(Fecha aspas).

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Anderson 07/10/2009, 22:23

    Esse meio de disseminação do conhecimento é realmente incrível! Mas no entanto, aqui no Brasil, é o tipo de coisa que para virar, tem que ser bem trabalhado, mas muuuuiiiiito bem trabalhado, do contrário, não vinga.

    E a culpa fica no produto, já que o culpado (no caso o “empreendedor” que não fez a lição de casa) jamais irá assumir a sua culpa.

  • dflopes 07/10/2009, 22:29

    não adianta, os jovens não gostam de ler… nem de matematica!

    Mas vale tudo para ajudar no entendimento da matematica – principalmente hoje, onde a culpa do baixo rendimento do aluno é do professor ¬¬’

    Pulando a lamuria… entrega no brazil?

  • Mário Nagano 07/10/2009, 23:00

    Oi David,

    Sim, a Amazon manda livros pro Brasil sem problemas e o melhor, material impresso como livro e revistas não pagam imposto de importação.

    Só tome cuidado com o custo da postagem, já que papel pode pesar muito mais do que por exemplo, um CD ou DVD.

    [ ]s

    M.

  • André Felipe 07/10/2009, 23:30

    haha, tenho aqui na minha escrivaninha “Introdução Ilustrada a Computação – com muito humor” (Larry Gonick).

    O livro, assim como citado no artigo, é muito bom e “dinâmico”, você se prende ao livro e acaba lendo muitas páginas, quando você vê, aprendeu muitas coisas e nem percebeu…

    Gostei dessa idéia dos mangás, se viesse nas Bancas eu comprava de CERTEZA!

    Vlw pela informação.

  • Mário 08/10/2009, 06:26

    Parece que a novatec também vai publicar.

  • Chris 10/10/2009, 01:53

    Achei super legal! Vou procurar, fiquei curiosa!!

    Tô no segundo ano de matemática e nunca imaginei que poderia facilitar a minha vida vendo esses mangás!

  • Edu Lima 10/10/2009, 11:51

    Nagano, para o caso de CD, DVD e Software (jogo ou programa), basta solicitar a Amazon que desmembre o preços na invoice (nota), direito autoral não pode ser taxado por impostos, de acordo com a convenção de Berna, do qual o Brasil é signatario.

    A maior parte do valor de uma caixa com o Windows 7 ou com o Rock Band é do código que esta gravado na midia que dá suporte fisico a ele. Fora isso tem os custos da caixa, do manual, sobre estes você pode pagar os impostos, embora o proprio manual (o direito intelectual, sobre as instruções, também possa ser desmembrado)

    Pode ser que eum uma ou outra, ou varias importações problemas aconteçam, problemas de interpretação por parte do pessoal da receita. Mas certamente é brigando pelo que esta certo, que conseguimos mudar algo, seja aqui e ou qualquer outro lugar do mundo.

    [ ]´s

    Edu Lima

  • Mário Nagano 10/10/2009, 20:15

    Oi Edu,

    Normalmente no recibo de compra do Amazon, a compra está descrita item por item vem lacrado dentro da caixa, mas o documento vem dentro da caixa com o resto da mercadoria. O problema é que o pessoal da receita olha para aquela filipeta verde que fica colada do lado de fora da caixa onde, no máximo vem descrito algo como Printed Material, Books, CD/DVD, toys, software, etc. e o valor (total) do pacote. É normalmente sobre essa informação/valor que a receita calcula e cobra ou não o imposto.

    Se alguém sabe se a Amazon faz isso e como, por favor se manifeste.

    [ ]s

    M.

  • Camila kuwabata 18/11/2009, 11:18

    O primeiro título da série Guia Mangá de Bancos de Dados já está disponível no endereço:
    http://www.novatec.com.br/livros/mangabd/

    Usando o código promocional:
    “kuwabata”
    Você ganha
    30% de desconto.
    Até o dia 31/12/09

    Nesse guia o leitor acompanha como Tica ensina Ruruna e Cain a criar um banco de dados para gerenciar as vendas, mercadorias e exportações de seu reino e aprende como os bancos de dados funcionam e o significado de termos como esquemas, chaves, normalização e transações.

  • Camila Kuwabata 19/11/2009, 12:13

    :: Guia Mangá de Bancos de Dados ::

    Já saiu o primeiro livro da série o Guia Mangá de Bancos de Dados:
    http://www.novatec.com.br/livros/mangabd/

    O guia pode ser adquirido com 30% de desconto no site da editora.
    Utilize o código da promoção.
    É só clicar em Comprar e digitar o código: kuwabata no campo Código da promoção até o dia 31/12.