Gadget do dia: Destruidor de HDD Nittoh Crush Box HDB-20V

G

Dispositivo portátil promete destruir os dados do seu HD em menos de 20 segundos, permitindo assim o seu descarte seguro.

Não é de hoje que ouvimos histórias mirabolantes de HDs usados adquiridos no mercado de segunda mão que ainda continham arquivos de dados tanto pessoais quanto de empresas, o que caracteriza uma séria falha de segurança em um mundo cada vez mais digitalizado.

Para resolver esse problema foram criadas diversas soluções — e até normas técnicas regulamentadas — para o descarte seguro de HDs, o que podem variar de uma simples (e demorada) super-formatação por meio de softwares especializados até a destruição física do HD que é, na teoria, a maneira mais segura de acabar com seus dados no sentido mais exato da palavra.

Porém, falar é mais fácil do que fazer já que destruir um HD não é uma tarefa tão simples, já que apenas jogá-lo na parede ou dar-lhe uma surra com martelo pode até fazer com que ele pare de funcionar, mas isso não garantia de que sua mídia magnética não sobreviva.

Para resolver esse problema de maneira simples e rápida, a Nittoh Seiki Co. desenvolveu uma série de equipamentos de menor porte para uso departamental ou em pequenas empresas que são capazes de destruir um HD em menos de um minuto como o Crush Box HDB-20V:

Medindo aproximadamente 40,0 x 23,5 x 17,5 cm (LxAxP) e 12 kg de peso, ele é um dispositivo onde o usuário primeiro insere o HD de 3,5″ no seu compartimento lateral, baixa a trava de segurança e inicia o processo de destruição movimentando sua alavanca superior por umas 15 vezes, o que move um pistão hidráulico equipado com duas pontas que primeiro perfuram a mídia e depois ainda dobram o gabinete do disco na forma de “M” aumentando ainda mais o estrago. Ao fim do curso do pistão um pino localizado na base da alavanca sobe, indicando que o processo está finalizado.

O resultado final é mais ou menos este (note os dois furos que atravessam o disco (e as mídias internas de lado a lado):

Segundo a fabricante, o HDB-20V atende as normas americanas do DoD 5220.22-M e da NSA de modo que ele pode ser usado por agências do governo e órgãos militares, assim como pequenas empresas, oficinas de reparos, recicladores, departamentos de suporte de TI etc. onde a demanda por esse tipo de serviço não chega a ser alta, mas que é necessária de tempos em tempos.

Se comparado com a concorrência, trata-se de um equipamento elegante, simples, durável, relativamente compacto, fácil de operar e não consome energia elétrica!

Fora isso a empresa também fabrica a Crush Box HBD-15 um modelo ainda menor que funciona sob o mesmo princípio, mas que não atende as normas da NSA.

Em contrapartida, ela também é capaz de destruir HDs de 2,5″, CDs, DVDs, Blu-rays (até 5 por vez), disquetes, Zip disks, discos MO e até telefones celulares!

O Crush Box HBD-15 ainda vem com bolsa, o que facilita o seu armazenamento e transporte:

Legal né?

Tanto o modelo HDB-15V quanto o HDB-20V podem ser encontrados na loja Japonesa Logitech Direct (que aparentemente não tem nada a ver com a famosa fabricante de mouses e teclados) pela bagatela de 228.389 ienes (~R$ 6.424) e 288.361 ienes (~R$ 8.111) respectivamente.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos