Lab notes: brinque de supercâmera com a Nikon 1 V1

L

A Nikon mandou pra gente sua câmera de terceira geração Nikon 1 V1. Ela filma em câmera lenta, a 400 ou 1.200 quadros por segundo. Filmei meus gatos, uma torneira e um isqueiro com ela. Veja os resultados.

Fuçando na máquina (hands-on a caminho), descobri que ela tem um recurso muito divertido que nunca tinha visto em câmeras da concorrência: filmar em câmera lenta, a 400 ou 1.200 quadros por segundo. É para brincar de Supercâmera em casa (um dos favoritos deste ZTOP, por sinal).

Não espere, porém, uma qualidade enorme de vídeo. Me parece mais uma prova de conceito dos engenheiros que projetaram a V1: você filma apenas cinco segundos e a V1, dependendo da quantidade de quadros por segundo, gera arquivos com 1 minuto e 7 segundos (400 qps, 640 x 360) ou 3:21 (1.200 qps, 320 x 240).

Brinquei com água pingando na torneira, gatos e gatos bebendo água, no trânsito e com um isqueiro. Os resultados estão abaixo – lembre que nem sempre a ação é rápida ;).

torneira

a 400 quadros por segundo

a 1200 quadros por segundo

gatos

fogo

carro

 

 

 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos