ZTOP+ZUMO

Netflix é o paraíso para os fãs da Sessão da Tarde

Para mim, a Netflix é uma grande “Sessão da Tarde”. Pelo menos é o que dizem os filmes indicados para o meu perfil. Comecei a usar o serviço agora e, bem, já vi que vou passar bastante tempo por ali. Me senti de volta a 1987, com vários filmes da CIC Video na parede da locadora me esperando (ou melhor, estavam alugados) para passar o fim de semana na frente da TV e do videocassete.

Explico: ao fazer o cadastro no serviço, você precisa responder algumas perguntas. Primeiro, sobre sua plataforma tecnológica:

Depois, sobre seu estilo de filme favorito:

Em resumo, minhas sugestões de filmes incluem pérolas das férias de verão como “Antes Só do que Mal Acompanhado” (John Candy!), “Feitiço do Tempo”, “Loucos de dar Nó” (que fim levou Richard Pryor?), “O Idiota” (o algoritmo entende que Steve Martin é bom!), “Top Secret” e “Trocando as Bolas”. Só nessa seleção, já valem os R$ 14,99 mensais. A única diferença é que agora vou ver na tela do computador ou na TV via HDMI.

Como um bom serviço recém-localizado, a Netflix ainda “troca as bolas” nos idiomas. Como posso deixar de perder “Un Experto en Diversiones” ou “Anatomia de Grey”. Com esse nome, parece mais novela mexicana do que dramalhão hospitalar.

Mas, no geral, a seleção automática da Netflix entendeu razoavelmente bem meu gosto cinematográfico (ação + horror + comédia pastelão com pouco filme de menina ou de criança). 

Escondido em uma opção do menu estão os vídeos em alta definição:

E, nas opções de conta, você define qual a qualidade de imagem/quantidade de banda que quer alocar para assistir um filme ou programa de TV:

Ah sim, por que telas em inglês? A confusão linguística vai além dos títulos dos filmes… Troquei para inglês para ver se o áudio original apareceria em inglês apenas.

Por padrão, com a interface em português, o streaming de qualquer vídeo parte do pressuposto de que você quer ver um filme dublado em “brasileiro”. Não, Netflix, obrigado, mas gosto dos meus filmes com áudio original (alô @canalsony!). Comecei a ver meia dúzia de filmes e, bem, ou era dublado ou tinha áudio em inglês com legendas em espanhol. Ops! Acredito que é só o bug do lançamento mesmo. Um filme japonês (!), com áudio original, estava com legendas bastante atrasadas também.

A qualidade do vídeo, pelo menos no meu Net Vírtua de 20 Mbps acessado por Wi-Fi, é igual ao catálogo saudosista: jeitão de VHS, só não precisa rebobinar no final. Não vi ainda um filme/série inteiro (não deu tempo!) para checar se a imagem realmente se adapta à velocidade da sua banda (a minha, coitada…)

Preciso ainda ligar o notebook direto ao roteador pra ver se melhora a qualidade (e cruzar os dedos para nossas queridas operadoras não começarem a barrar o acesso à Netflix).

Fato é que a Netflix não veio para brigar com a TV a cabo ou mesmo com seus concorrentes locais (NetMovies, Saraiva Digital, Terra TV Video Store). A oferta de conteúdo não é de lançamentos, mas sim de filmes mais antigos e programas de TV que nem sempre você teve tempo de ver. A Netflix não tem pay-per-view (como o NOW, da Net) nem entrega DVDs (como a NetMovies) ou cobra a granel (como a NetMovies, Saraiva Digital e Terra TV Video Store, sem contar a iTunes Store, da Apple) – que acabam tendo mais material novo de Hollywood.

Sabe quem vai gostar MESMO da Netflix? Quem tem filhos pequenos e não aguenta mais comprar DVD de programa infantil porque os pirralhos quebraram/riscaram/sujaram pela enésima vez. E saudosistas por um monte de filmes antigos – como eu –  que não têm paciência para baixar no Torrent (nem sempre fácil de encontrar) e estão dispostos a pagar algo para alguém que ofereça um serviço decente. Tem bugs? Tem. Tem imagem ruim? Ainda tem.

Mas isso se resolve (espero) com o tempo. Serviços como a Netflix, integrados ao televisor de casa conectado, serão a TV do amanhã, e não um monte de apps isolados, como alguns fabricantes querem forçar.

///

Bônus track: falei com Ted Sarandos, Chief Content Officer da Netflix. Ele é o cara que fecha os acordos de distribuição na rede. Sarandos conversou com o ZTOP após a coletiva de imprensa hoje à tarde. Os principais pontos resumidos:

“Os 30 dias de teste não se baseiam no conteúdo, mas nas funcionalidades. Você acha coisas que gosta, começa e pára quando quer em múltiplos aparelhos. O teste é importante para dar escolha e controle” (sobre por que começar a usar Netflix)

“Existe um monte de coisas legais para ver. Programas de TV que você nunca teve tempo antes. Nos Estados Unidos, TV é uma pequena parte do serviço de aluguel de DVDs (18%), mas metade do streaming” (sobre a oferta de conteúdo)

“Status do conteúdo no Brasil é comparável ao do Canadá. Para a gente é muito importante entender o comportamento do mercado. Telenovelas são algo novo (o conteúdo da Netflix inclui novelas mexicanas diversas), e podemos descobrir que existe um mercado para novelas que foram ao ar no passado (cito o canal Viva e ele diz saber o que é). É um arquivo sem fim” (sobre o comportamento do consumidor fora dos EUA)

“Percebemos um grande entusiasmo por filmes no Brasil. E diversos programas de TV são mal distribuídos por aqui. E o que faz de uma série um mini-filme? “Mad Men” é um programa de uma hora ou um filme de 30 horas?” (sobre filmes e séries no Brasil)

“O acordo com a Starz nos EUA não tem nada a ver com o Brasil. Cada acordo é local, e a Starz é uma distribuidora. Ainda estamos fechando muitos acordos de conteúdo para a América Latina, tem muito mais por vir. Temos um ótimo relacionamento com a Globo, que fornece conteúdo para a Netflix no exterior” (sobre a confusão da Starz e o mercado brasileiro)

“A Netmovies aluga DVDs, não?” (sobre a concorrência local)

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • @ManoelMacro 05/09/2011, 18:23

    E o Real Player consegue ripar os filmes assim como [já fiz] no NetMovies?

  • Vinny 05/09/2011, 18:33

    O Richard Pryor morreu em 2005. 🙁

    • henriquem 05/09/2011, 18:49

      buaa 🙁

  • manuvlad 05/09/2011, 19:04

    Não tem Netflix para X360? Eu tenho o console e tenho o PS3 tbm. Mas não vi o console da microsoft entre as plataformas da pesquisa.

    • ursinhomalvado 07/09/2011, 10:10

      Eles prometem para até o fim do ano no XBox

    • KALANGOO 08/03/2012, 15:31

      TEM PRA XBOX SIM! USO NOS DOIS PS3 E XBOX 360 MÁS NO PS3 A IMAGEM É MELHOR!!

  • betaum 05/09/2011, 19:25

    Queria que tivesse conectividade com a Sony Bravia.=(

  • RenataMesquita 05/09/2011, 19:52

    Ok. Já vi que marido e mulher precisarão de contas separadas no Netflix…. rs. E, antes que eu me esqueça, o Canal Sony com esse CSI dublado (começa hoje? morrão!) tá me irritando muuuuuito.

    • Adriano Lima 06/09/2011, 11:54

      Não tem SAP pra ouvir o som original?
      Que puxa….

  • lucianosilveira 05/09/2011, 20:13

    Cadastrei no netflix a uns 2 meses atrás quando não estava disponível no Brasil, agora como é que faço pra ter a interface em Português? Eu me viro mas a patroa não.

    • henriquem 05/09/2011, 20:16

      tem nas opções de "your account" | "manage account" | Language

      • lucianosilveira 05/09/2011, 23:26

        Por algum bug não existia esta opção, tive que cancelar minha assinatura e assinar novamente para aparecer.

  • guberbim 05/09/2011, 20:47

    no meu caso o grande diferencial é o acesso por outros dispositivos (PS3!!).
    acho interessante as outras opções disponíveis mas nenhuma se integra ao que já tenho na minha sala…

    com certeza vou me cadastrar!

  • Thiago Silva 05/09/2011, 21:10

    Comecei a ver desenhos que não via desde meus tempos de criança, to curtindo por enquanto. E acho que vou aproveitar os programas de TV (tem Battlestar Galactica completa!).

  • Erich 05/09/2011, 22:07

    Maior “agada” deles na minha opinião nesse começo ainda é o acesso limitado a outros dispositivos. Tipo, qual a dificuldade de poder ver pelo Xbox se o serviço em tese já tá integrado a dash ou via iPad? Só liberar isso depois é osso…
    Só cheguei a testar num documentário do Michael Moore que apesar de eu estar hj num lugar com uma net bem tosca, gostei da qualidade da imagem…mas notei que a legenda não tinha nada a ver com o filme.
    Grandes chances de assinar mesmo assim…

  • Marcio 05/09/2011, 23:21

    no meu PS3 não conecta fiquei +- uma hora e nada.

    • Francisco Viana 08/09/2011, 10:46

      Tente fazer login como uma conta do Brasil. Aqui em casa a dupla PS3/Netflix está bem legal. Assisti a 04 filmes, todos em HD, com excelente imagem e sem qualquer problema. Tenho Virtua 10Mb.

  • hitokiri_ken 06/09/2011, 02:23

    Boa prévia, será que chega pra todas as tvs atuais que possuem internet? Pq tenho Netmovies e Saraiva aqui na minha LG mas os dois serviços são mto porcos. Se eu conseguir assistir algo decentemente com a minha conexão assino na lata!! Tem Top Gear!!!

  • hitokiri_ken 06/09/2011, 02:26

    Aliás a delícia desse serviço é a convergencia que tem, se der pra assistir tanto no PC, tv, e smart só vai faltar o catálogo aumentar mesmo.

  • nerdsabetudo 06/09/2011, 02:58

    proposta interessante pelo valor e acervo, mas ainda parece precisar melhorar em oferta e qualidade. Agora Henrique, se com sua internet de 20mb voce achou a qualidade da imagem similar a VHS, aqui no bairro com o Velox a (máximo) 2mb, até desanimei de me cadastrar para testar. Há, poderiam oferecer outra forma de pagamento para cadastro, porque aqueles que não tem cartão de crédito, como fazem?

    • henriquem 06/09/2011, 08:57

      acho que… não fazem

    • ursinhomalvado 07/09/2011, 10:40

      Quanto à qualidade eu acho similar à qualidade da Via Embratel (satélite) em SD na minha Net Vírtua de 5M. A Via Embratel na minha TV de tubo fica linda, na minha TV FullHD fica "aceitável" e acho que a Netflix está na mesma faixa com minha velocidade de conexão. Eles dizem que pra ver em HD você precisa de no mínimo 5M (real). Segundo o site são 3 níveis de qualidade: 0,3GB p hora / 0,7GB p hora / de 1 a 2,3 GB (HD) p hora.

    • Francisco Viana 08/09/2011, 10:48

      Com 10Mb (Vírtua) e usando PS3 as imagens aqui (Rio de Janeiro, Centro) estão ótimas (HD)

  • @lauripaulo 06/09/2011, 10:06

    No meu PS3 rolou assistir Jericho e Piratas do Caribe 2 com uma imagem boa, qualidade de DVD, sem engasgos ou lags. Tenho ADSL GVT 10M. Achei a imagem pelo cliente do PS3 melhor que pelo PC, mais limpa e cristalina, mas pode ser apenas que a minha TV seja melhor que meu XPS 15. Em geral gostei do serviço para um lançamento e por ter acesso a séries que eu não tive tempo de ver (Jericho por exemplo). Vamos ver como fica no futuro.

  • Ely 06/09/2011, 10:30

    Nada de Linux, né? Aff

  • @qndt 06/09/2011, 11:05

    Filmes da Sessão da Tarde? Procurei todos os filmes da SdT dessa semana e não achei nenhum lá, mas o filme que passou na Tela Quente têm.

    • henriquem 06/09/2011, 11:28

      tem DUCK TALES dublado, igualzinho ao do SBT!

      • Marcio Neves Machado 06/09/2011, 11:56

        SÉRIO?!?!?!?!? Só isso já valeria os R$15, mesmo em qualidade low/sd 😀

  • Thiagones 06/09/2011, 17:17

    Tamo junto Henrique! É um SACO procurar alguns clássicos via Torrent

    Assinei pra ver o que dá… pra quem gosta de filme.. mesmo os clássicos de sempre vale muito a pena.

    Uma coisa que não gostei foi que certos filmes estão sozinhos. Exemplo: Bandit 2. Não achei o primeiro… AHHH…!!

    • henriquem 06/09/2011, 17:48

      o sonho mesmo é que a gente tenha, algum dia, acesso à iTunes Store completa, com vídeos, filmes, séries de TV atuais… enquanto isso, como diz um amigo, "vamos dar dinheiro pra quem quer cobrar", né?

  • Dener 06/09/2011, 22:59

    Esse review está meio furado …
    É tenso porque isso depende da experiencia e como a internet nem sempre é boa já metem o pau no serviço.

    Aqui tenho NET 5mb / 600k de up e rodou os filmes HD sem travar e na qualidade HD , ficou lindo !

    O serviço é novo por aqui , a falta de títulos é normal daqui um tempo acredito que apareça vários!
    Tem futuro!

  • @guidoalves 08/09/2011, 16:05

    Ter filmes antigos e séries de TV tudo bem, agora isso SEM legenda em português é a morte, não dá nem pra começar a brincadeira.

  • Acyd 12/09/2011, 04:42

    Dublado.. fail! Eles tem q oferecer o áudio original + a legenda se não.. prefiro continuar baixando por torrent.

    N ligo de não ter filmes novos-2010/2011.. os antigos são os melhores mesmo.. o resto é remake e porcaria.

    E pq diabos os títulos de alguns filmes estão em espanhol?! vsf deixa em inglês!

  • OS MELHORES PRODUTOS 15/09/2011, 21:24

    Gostei do review . Parabéns!

    E agora chega a TV GVT via internet também. A gente só tem a ganhar com isso.

  • elocisiqueira 15/10/2011, 15:19

    me cadastrei no netflix,a mais ou menos 15 dias,só consegui assistir à tres filmes até agora.aproveito para dizer que troquei meu e-mail.Quero poder assistir mais filmes se possivel,como faço para conseguir?parece que está fora do ar
    nada funciona.

  • Hugo 05/11/2011, 02:35

    No meu ps3 não funciona e na netflix ninguém dá a solução. Caído!!!

  • Paulo R 20/11/2011, 22:22

    os filmes são sempre os mesmos todos os dias eu e minha familia antes de dormirmos procuramos no netflix e sempre achamos os mesmos filmes e a maioria e antigo e legendado

  • junior_XD 02/12/2011, 07:02

    Pow ae eu ja tive o net Flix fiz a maior besteira para mudar para o net movies que e muito ruim os filmes são todos mais antigos que a Humanidade em comparação a Net movies ela so e boa por uma coisa o aluguel de filmes mais msm assim ainda sai caro por que os filmes online nenhum não presta os que da para alugar la eu posso muito bem alugar numa locadora perto de casa. Nunca assinem o net Movies la dizem que tem mais de 35.000 filmes online tava vendo acho que não tem nem 1.000 . Aviso ae de quem ja teve o net movies. Se tiverem pensando em ter Net movies ou Net flix escolham netflix apesar de ter filmes velhos mais são poucos a maioria e de 2.000 a 2.009 e quase todas tem Imagem em HD e som Doibi digital 5.1 os filmes do Net flix são os mais conheçidos la tem series e tudo 1000 mil vezes melhor o acervo do Net Flix e muito mais maior do que o da net Movies a unica coisa que folta para o net Flix ser 100000000% melhor que a net movies e que folta o sistema de alguel de Filmes.