ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Netbook da Lenovo chega finalmente ao mercado

lenovo_netbook_a_venda

Estava eu passeando pelo site da Lenovo quando vi por acaso que a Lenovo Brasil finalmente começou a aceitar pedidos seu novo Netbook IdeaPad S10e, com prazo de entrega em torno de 20 dias.

Ao contrário do Inspiron Mini da Dell, o S10e terá versões equipadas tanto com um disco SSD de 4GB (Modelo 4068A17SM) ou um generoso disco convencional de 160 GB (modelo 4068A16SM). Fora isso suas características técnicas não mudam muito: processador Intel Atom N270 de 1,60 GHz, 1 GB de RAM (expansível até 1,5 GB), tela LCD de 10″ wide de 1.024 x 576 pixels, rede Fast Ethernet,  webcam de 1,3 MP, Wi-Fi b/g e Bluetooth 2.1 embutido e Windows XP Home em português.

Destaques para seu teclado macio (especialidade da Lenovo) com layout em português, slot para cartão ExpressCard /34, o primeiro que vimos em um netbook e o Application Laucher, um botão de atalho que fica ao lado da chava liga/desliga do Wi-Fi que pode ser programado para chamar algumas aplicações como o Quick Start do Asus Express Gate.

Pelo que já conversei com o pessoal da Lenovo, por enquanto não existe a previsão de lançarem um modelo com 3G embutido, apesar de que um modem pode ser facilmente implementado via USB ou até mesmo no seu slot ExpressCard.

O preço sugerido do IdeaPad com disco SSD de 4GB é de R$ 1.499 e a versão com disco magnético de 160 GB sai por R$ 1.799. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.