ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Lenovo IdeaPad S12: netbook com Ion reproduz Full HD

nvidia_lenovo_s12_small

Alguns netbooks com processador Atom já equipados com o novo chipset Ion estavam entre as surpresinhas que a Nvidia apresentou em um evento para a imprensa. Entre eles uma nova versão do Lenovo IdeaPad S12, que faz coisas que que nenhum netbook com Intel GMA 950 se atreve a fazer, como reproduzir vídeos em full HD sem sobrecarregar o processador.

Na demo apresentada no vídeo abaixo, temos primeiro o trailer do filme Star Trek em Full HD reprodizido num S12 com processador Intel Atom + chipset Ion logo após comparado com o mesmo vídeo reproduzido num modelo atual com aceleradora gráfica GMA 950.

Prestem especial atenção na janela do gerenciador de tarefas do Windows que mostra a carga de trabalho do processador na versão com Ion — que fica em torno de 50% — e no segundo sistema o processador trabalha às vezes no talo, provocando até engasgos na reprodução do vídeo. A qualidade de imagem no Ion parece melhor porque ela foi apresentada numa TV LCD e o concorrente foi apresentado em um projetor multimídia.

(link para o vídeo)

Fora isso, o Ion também já conta com suporte para CUDA e o novo recurso DirectCompute do Windows 7, de modo que a partir de agora veremos cada vez mais aplicações com processamento auxiliado pela GPU.

nvidia_directcompute2

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Walter Mercado

    Trailer fullHD é bacana, mas normalmente não diz muito.
    o do Origins: Wolverine em 1080p faz a cpu flutuar entre 2 e 8% aqui

    Fico curioso em saber se caso tivesse que descriptografar discos Blu-Ray (especialmente os com vídeo codificado em H.264) o sistema funcionaria sem engasgos.
    se bem que não vejo muita utilidade em ligar um drive Blu-ray externo a um netbook, no máximo na um nettop como media center pc
    Seria bom ter uma idéia do bitrate do vídeo.
    O trailer do Wolverine que eu falei acima tem um bitrate combinado de +- 10mbps em h.264 com vídeo 1080p e áudio AAC 5.1, enquanto um filme HD-DVD pode chegar a 28mbps e um Blu-ray a 40mbps

  • Oi Walter,

    O que precisamos enxergar nessa demo é algo um pouco além de um simples netbook rodando um vídeo em HD, ou seja o renascimento da idéia de usar um co-processador de dados ajudar em algumas tarefas pesadas e repetitivas, como edição de imagens, scanning de vírus, corretor de estilo de texto, etc. Em especial em processadores de desempenho modesto.

    Já pedi uma plataforma dessas para testes para ver o que podemos tirar de suco dessas maquininhas, em especial em aplicações GPGPU.

    [ ]s

    M.

  • João

    Muitíssimo interessante! Tens idéia do preço?

    Se receber para testes, não deixe de nos informar como o Badaboom se comporta nele.

    Abs

  • Ricardo Cubas

    Netbooks são netbooks. Não vejo porque as pessoas insistem em engendrar soluções que fogem ao scopo da finalidade desse tipo de equipamento. A começar pela imagem FullHD que não casa com o tamanho da tela dos netbooks. É desnecessário. Netbook como HTPC ? também foge do scopo. O que a indústria poderia fazer é investir, de forma mais pesada, na melhoria das interfaces de comunicação e no próprio processador em si, principalmente com relação ao consumo. Netbooks precisam de maiores taxas de down/upload wireless e aumento significativo do tempo das baterias e não processamento de imagem, para isso, desktops, set boxes e mesmo notebooks dedicados são mais adequados.

  • Rennan Monteiro

    Qual o problema de o netbook desempenhar mais uma função? O ion é um chipset de baixo consumo e com resultados impressionantes. Se o pensamento de todos fosse tão retrogrado assim, hoje teriamos computadores ocupando uma sala inteira e pensando, pra que diminuir o espaço, essa é a função dele…

    Sobre o trailer do Wolverine origins no computador do Walter fazer a cpu flutuar 2 a 8%, pode ser que o seu computador esteja usando DXVA, que é exatamente o que o Ion faz por esses netbooks. Tenta desabilitar essa função em seus codecs e ver a cpu flutuar de 20 a 40%… Isso pra um atom é muita coisa! hahah

    Abraços!

  • Blu-ray roda entre 8-12mbps, dependendo da cena.

    No PS3 é possível verificar as informações da reprodução apertando select.

    Acho interessante essa proposta de Full-HD em netbooks, mas desnecessário, tanto pela tela pequena, qto pelo objetivo de um netbook (mobilidade e BAIXO consumo de bateria).

    E de nada adianta se vc não tiver uma saída HDMI – pois assistir Full HD em 11″ é dose.

  • Walter Mercado

    @rennan
    Exatamente, é uma Radeon HD com software e drivers habilitados pra DXVA.

    @Cubas
    Não vejo um chipset desses em um HTPC, mas é uma opção interessante pra usar como Media Center PC ou extender pra acompanhar um HTPC/Media Server em outro ambiente (que não precisaria ser uma máquina otimizada pra baixo ruído :p)

    Desafios de bateria parecem razoavelmente bem resolvidos com os 1005ha, 1000he, N120, N110… Várias máquinas saem com 11n, e a nova geração da plataforma do Atom integra melhor os componentes em um processo de fabricação mais moderno (o que deve aumentar bem a autonomia).

    Além disso, o ponto fraco dos netbooks é a reprodução de vídeo em sites flash, e esse é uma característica que poderia ser resolvida com aceleração de vídeo – se o Flash Player tivesse suporte a DXVA…