Lenovo IdeaPad S12: netbook com Ion reproduz Full HD

L

nvidia_lenovo_s12_small

Alguns netbooks com processador Atom já equipados com o novo chipset Ion estavam entre as surpresinhas que a Nvidia apresentou em um evento para a imprensa. Entre eles uma nova versão do Lenovo IdeaPad S12, que faz coisas que que nenhum netbook com Intel GMA 950 se atreve a fazer, como reproduzir vídeos em full HD sem sobrecarregar o processador.

Na demo apresentada no vídeo abaixo, temos primeiro o trailer do filme Star Trek em Full HD reprodizido num S12 com processador Intel Atom + chipset Ion logo após comparado com o mesmo vídeo reproduzido num modelo atual com aceleradora gráfica GMA 950.

Prestem especial atenção na janela do gerenciador de tarefas do Windows que mostra a carga de trabalho do processador na versão com Ion — que fica em torno de 50% — e no segundo sistema o processador trabalha às vezes no talo, provocando até engasgos na reprodução do vídeo. A qualidade de imagem no Ion parece melhor porque ela foi apresentada numa TV LCD e o concorrente foi apresentado em um projetor multimídia.

(link para o vídeo)

Fora isso, o Ion também já conta com suporte para CUDA e o novo recurso DirectCompute do Windows 7, de modo que a partir de agora veremos cada vez mais aplicações com processamento auxiliado pela GPU.

nvidia_directcompute2

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos