Netbook com Ion + Flash Player 10.1 = YouTube Full HD!

N

NVidia_flash_intro

Acabei de receber um recado do pessoal da NVidia sobre o lançamento da versão preliminar do  Flash Player 10.1 que, entre as melhorias, está o suporte para aceleração por hardware via GPU. Ao mesmo tempo a NVidia anunciou o beta de um novo driver de vídeo para sua plataforma Ion já com esse recurso o que permite, por exemplo, assistir a vídeos em Full HD no YouTube sem asfixiar a CPU.

Como estamos com um netbook com Ion aqui na Zumo-caverna aqui de bob(err…) quero dizer, em avaliação, fizemos alguns testes rápidos e não é que a experiência muda da água pro vinho?

Para isso baixei e instalei o novo beta do Flash Player 10.1 (aqui) e um driver (também beta) do site da NVidia release 195.55 que está disponível nas seguintes versões:

Depois disso, montei o netbook com processador Atom 230 de 1,6 GHz, 2 GB de RAM, chipset Ion e Windows 7 Ultimate numa TV LCD de 40″ Full HD (via porta HDMI), mas, antes de rodar os testes, fiz uma gravação preliminar de como é a (atual) experiência de ver vídeos em HD no YouTube num netbook com Ion. O vídeo escolhido foi o Trailer do filme The  Dark Knight em Full HD 1080p.

Podemos ver que o vídeo e o som engasgam ao ponto que nem aguentei gravar esse vídeo até o fim:

Mas depois de instalar os novos Flash Player 10.1 e o driver 195.55 a experiência foi completamente diferente. Apesar de o vídeo ser reproduzido a 30 qps e sentirmos que a reprodução não estar de todo macia — não se esqueça ainda se trata de um beta — a diferença é simplesmente gritante:

Segundo Richard Cameron, territory manager da NVidia no Brasil, essa tecnologia está mais para PureVideo do que GPGPU, ou seja, o que a Adobe fez foi permitir que seu novo Flash Player pudesse tirar proveito dos recursos de aceleração gráfica das GPUs do mercado, de modo que a concorrência deve estar reescrevendo seus próprios drivers para tirar proveito desses novos recursos.

Cameron afirma que com esses novos drivers é possível tornar ainda mais agradável a experiência de consumir conteúdo de alta definição sem ter que investir em plataformas caras ou processadores extremamente velozes e que é, por sinal, a grande bandeira levantada pelo pessoal de verde de Santa Clara.

A previsão é que o Flash Player 10.1 esteja disponível na sua versão final até o primeiro semestre de 2010.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos