ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Net: nova interface no “ano da Copa em HD”

A NET vai finalmente mudar suaa interface de usuário para um design plano e com mais espaço que dá destaque ao vídeo, entre outras inúmeras pequenas alterações que prometem deixar a vida do telespectador mais fácil.

Mas só vale para quem tem pacote HD.

Uma fase inicial de testes será feita pela companhia de TV a cabo a partir de maio em Piracicaba, no interior de São Paulo. Se tudo der certo, os demais clientes de alta definição (diz a NET que já são metade da base) passam a ter o visual novo em até seis meses, tempo previsto para “entregar” a todos os assinantes.

Mas o mais bacana no papo hoje com Márcio Carvalho, diretor de marketing da NET, foi falar do que não tinha a ver com a interface nova, mas sim com tecnologia…e Copa do Mundo. Três destaques:

1) Sobre alta definição: “A Copa do Mundo será a Copa do HD. Em 2010 pouca gente ainda tinha alta definição, 2014 teremos uma cobertura maior dos jogos em HD, e o serviço on-demand Now vai complementar a transmissão linear”, afimrou Carvalho.

2) E o 4K? Tem espaço nessa Copa? Para a NET, ainda não é hora: “Fifa e Sony já anunciaram que vão testar o 4K durante o torneio no Brasil. Estamos prontos tecnicamente para transmitir, mas não tem nada definido. E é preciso trocar o set-top box do consumidor”, disse. E não vai ter transmissão de jogos em 3D também (o que, digamos, não vai fazer falta).

3) Sobre gravação de vídeo e outros bichos. “Novas caixas (set-top boxes) em desenvolvimento vão permitir o uso do multiroom – você vê no quarto um conteúdo gravado na sala. Estamos avaliando também um gravador na nuvem, on-demand”, concluiu.

Sobre a nova interface, o design foi privilegiado para destacar o vídeo. Tem mais espaços com itens opacos e traz à tona pequenas funcionalidades que já existiam, mas ficavam escondidas.

Em resumo, é assim que a interface da TV a cabo é hoje, cheia de espaços em branco inutilizados:

WP_20140425_18_49_07_Pro

… e é assim que vai ficar – bem mais parecida com o que é feito com o Now hoje.

01 - Portal Assistir TV_04 02 - NOW

Grande destaque para o novo guia de programação:

03 - Guia NET TV

Que tem até uma grade, algo novo e muito útil:

04 - Guia em Grade

O gravador digital (para quem tem o recurso) fica mais fácil de acessar e traz os últimos itens gravados (e se gravar uma série, os episódios ficam armazenados em pastas, de forma bem mais organizada).

05 - Gravador Digital_02

Ah sim, fica mais fácil agora gravar temporadas completas de um programa:

05a - Busca por Título_HD Max

E da série “por que não pensaram nisso antes?”, a barra de informação do programa traz um ícone do canal, o nome completo do programa no ar naquele momento e os próximos programas a serem exibidos ao lado.

06 - Miniguia

Em vídeo, se o Youtube não tirar do ar:

Agora o negócio é esperar a NET liberar o “update” assim que terminar o teste de Piracicaba.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • lucianojs

    Deveriam focar mais no Ondemand e menos e recursos de gravação.

    No Netflix até meus filhos que ainda não sabem ler conseguem escolher o programa, já no NOW. O Catálogo já é bom mas poderia ser ampliado.

    E gravação pra mim é um recurso paliativo comparado com o OnDemand, até facilita a vida pra assistir mas é um tempo tomado do usuário para consultar o guia de programação e agendar as gravações, fora o fato de ficar gerenciando a biblioteca.

  • Leonardo Carneiro

    Achei o visual da interface bem bonito, pq, convenhamos, a interface atual está bem atrás da oferecida pela SKY. Fico pensando se ela vai ter uma boa fluidez nos set-top boxes atuais da NET. Eu não sou 100% satisfeito com a fluidez da interface atual, então tenho receio de que a nova, apesar de bonita, possa ficar mais travada ainda.