ZTOP+ZUMO 10 anos!

Review: Nokia N96

Passei dois meses com o Nokia N96, usando o aparelho todos os dias.

Fiz ligações, acessei a internet, fotografei, filmei, transportei arquivos, ouvi música. E tudo isso para chegar à conclusão de que, às vezes, upgrades no hardware e em recursos são simplesmente… upgrades no hardware e recursos.

O N96 é um baita aparelho? Sim. Vale a compra? Sim.

Só que ele traz poucos diferenciais em relação aos seus irmãos N95 e N95 8 GB (pode colocar o N82 nessa lista também). Todos são modelos 3G, com Wi-Fi e Bluetooth. Fazem vídeos a 640 x 480, tiram fotos de 5 megapixels, têm boa qualidade de ligação, vêm com plug 3,5 mm padrão para fones de ouvido, têm GPS e software de mapas.

A grande diferença do N96 é o design (que me lembra um cruzamento do N95 8 GB com um N81, mas infelizmente não é a versão Bruce Lee) e seus 16 GB de memória flash interna, espaço de sobra para guardar músicas e vídeos (ele veio com uma versão de Transformers dublada na memória).

O N96 teria um diferencial enorme no mercado brasileiro se a Nokia adaptasse o receptor de TV digital integrado no aparelho para o padrão brasileiro – se você comprar um N96 e viajar para a Europa poderá ver TV digital na tela do aparelho, de graça (o software está lá, instalado). No fim das contas, se você tem a grana necessária para pagar por um N96 (ou um bom desconto na sua operadora), vale o investimento. Eu, particularmente, prefiro esperar por um 5800 ou um N97.

Então, vamos ao vídeo com as impressões sobre o aparelho:

(mais vídeos do Zumo no UOL Mais e no Videolog. Mais fotos do N96 no Zumo)

Resumo: Nokia N96
O que é isso?
celular multimídia 3G com câmera de 5 megapixels e GPS.
O que é legal?
16 GB de armazenamento, ótima qualidade de som, reproduz vídeos razoavelmente bem.
O que é imoral?
seu receptor de TV digital não funciona no Brasil.
O que mais?
Bateria dura mais que outros modelos da linha.
Avaliação:
7 (de 10). Entenda nosso sistema de avaliação.
Preço sugerido:
R$ 2.399
Onde encontrar: www.nokia.com.br

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Marilu

    Pergunta: e quando o N97 chegará ao Brasil?

    • grande pergunta, que até então a nokia não sabe responder…

  • A alguns anos atrás a Nokia avisou que o Brasil não tem mercado suficiente para o desenvolvimento de hardware com tv digital no nosso padrão. Ninguém ouviu. A Nokia defendia o padrão europeu.

    Na época se falava: quando o formato for oficial, a Nokia vai ser obrigada a lançar aparelhos compatíveis para não perder mercado.

    A TV Digital chegou, e o que estamos vendo é o que foi avisado antes. Na europa vários aparelhos WCDMA com TV Digital, e nós aqui olhando. Sem um produto decente compatível com o 1Seg. Na internet mundo afora tem muitos dispositivos compatíveis com o padrão europeu, a preços de 20 a 30 dolares. E nos aqui comprando receptor usb com resolução 320×240 por 200 reais.

    Normalmente se fala que no Brasil a tecnologia demora para chegar, mas nesse caso foi uma escolha politica que faz o atraso ser maior ainda.

  • Lucas

    Eu acho uma falta de respeito, fabricantes lançarem aparelhos que não estejam adaptados aos padrões/recursos do país, em que são lançados.
    Nesse caso do N96, se ele não vier com TV digital adaptada ao nosso padrão, deveria mais é ser boicotado pelos consumidores.

    Mas infelizmente, creio que isso dificilmente ocorrerá, brasileiro costuma ser tudo “gado” e deslumbradinho e aceita qualquer coisa que venha do “1º mundo”, inclusive um celular pra assistir TV digital européia. Deve achar até mais “chique”. Ainda paga 10 vzs mais caro que em outros países e sai exibindo esnobando quem não é “do mesmo nível” que ele. É dificil, viu!

    Enquanto o brasileiro não tomar consciencia de que temos os mesmos direitos (e deveres) de qualquer povo, qualquer um vem aqui e “pinta e borda” e ri da gente pelas nossas costas.

  • thiago

    Lucas

    Se voce ta tao insatisfeito com o que acontece com o Brasil, sai daqui, vai embora assistir sua televisao digital na europa, e aproveita.
    Mais so te falo uma coisa toma cuidado que a agua de 600ml la custa 20 euros.
    Everything has the good side and bad side

  • Luiz Fernando

    Apenas uma dúvida, o N97 será lançado com TV no padrão europeu ou no padrão usado aqui no Brasil (se não me engano é o padrão japones)???

    • caro, o N97 não tem TV integrada – o N96 sim, e não funciona no padrão brasileiro

  • Henrique

    === Me disseram que o N96 vem com transmissor FM embutido… É verdade isso???

  • Claudia

    Desculpe a ignorancia, mas eu consigo ou não assistir aos canais de TV brasileiro no N96?? Eu quero muito comprá-lo, mas quero usar todos os recursos!

    • @claudia
      não, o N96 não pega os canais brasileiros, por usar outro padrão de TV Digital diferente do brasileiro.

  • Wagner

    O problema do N96 não receber o sinal digital do sistema brasileiro é hardware ou software ? A Nokia poderia lançar um firmware para termos também este benefício ? Grato.

    • Os donos da casa

      @wagner é hardware. o N96 usa o padrão europeu de TVD

  • brendo

    Sem querer zuar voces o n96 não tem chip de aceleração 3d e o preço ta muito salgado 2.300 sou mais comprar o novo iphone 3gs 2.000 reais