MWC 2009: Nokia ataca com loja online e 4 celulares

M

mobile_world_congress_2009_lowresO principal lançamento da Nokia no Mobile World Congress 2009 não é um novo super celular com câmera de 8/12 megapixels ou touchscreen, mas confirma os principais rumores de que a “App Store” estilo finlandês estaria a caminho – e está, com o nome de Ovi Store (já que toda a estratégia de internet da Nokia fica em torno da marca Ovi, não poderia ser diferente).

A Ovi Store será, na prática, a consolidação de três distintas plataformas já existentes para distribuição de software da Nokia: a pasta Download!, a rede MOSH e os gadgets do WidSets. O conteúdo da loja terá aplicativos, games, vídeos, widgets, podcasts, programas baseados em localização e personalização, tanto para aparelhos com software da Série 40 quanto da S60.

Diz a Nokia que a partir de maio donos de celulares já poderão acessar a Ovi Store, mas o primeiro aparelho a vir com uma interface “pronta” será o N97 (que só sai em junho). Para desenvolvedores, a Nokia bebeu da fonte da Apple e vai dividir a receita com eles – 70% para o criador dos programas – e o site publish.ovi.com já está aberto para interessados em criar programas para a Ovi Store.

Entre os parceiros de conteúdo anunciados em Barcelona estão Fox, Facebook, MySpace, EA Mobile, Qik e Adobe (pelo visto, vão bater forte na questão da “Nokia é compatível com Flash”).

Nos celulares, a Nokia atualizou sua linha corporativa com o E75 (com teclado QWERTY) e o E55 (com um teclado estilo BlackBerry), mais dois aparelhos “clássicos” – o 6720 e o 6710 Navigator.  Fotos abaixo, especificações completas nos links no nome do produto.

E75
E75
6720 Classic
6720 Classic
6710 Navigator
6710 Navigator

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos