ZTOP+ZUMO 10 anos!

MSI desenvolve cooler movido a calor

msi_sterling.jpg Numa visita í  MSI em Taiwan, o pessoal do site Tweaktown teve contato com um curioso protótipo de um cooler resfriado pelo próprio calor gerado pelo chip, ou seja, ele não usa energia elétrica!

Esse projeto, desenvolvido em parceria com a Polo-Tech, faz parte de um programa de desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos da MSI e baseia-se no princí­pio de funcionamento do motor Stirling (criado em 1820). Ele trabalha mais ou menos como uma máquina a vapor, porém usando um circuito fechado de ar quente/frio em vez de vapor, o que simplifica em muito o seu desenho, além de ser mais seguro.

A engenhoca também parece ser baseada no motor tipo Beta e, aparentemente não tem o desempenho necessário para resfriar um processador, mas pode ser usado em chipsets, além de ser uma delí­cia para os olhos dos fãs de case mod.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Barulho, deve ser nada? ou quase nada? porque lá em casa tenho um que parece uma furadeira em uso, hehehehe

  • poxa, q ideia legal!! 🙂 muito bom!!