ZTOP+ZUMO

Mountain Lion: OS X vai ficar com mais cara de iOS

A Apple liberou hoje para desenvolvedores de software uma prévia da nova versão do sistema operacional OS X, codinome Mountain Lion.

Entre as principais novidades estão a integração de diversos recursos presentes no iOS (o sistema foi “inspirado no iPad”, diz o site oficial), aos computadores da Apple. O lançamento para o consumidor final está previsto para a metade do ano, no verão norte-americano, sem preço definido ainda – ou cerca de um ano após a chegada do Lion.

O recado da Apple é claro: o OS X fica com jeito de iOS no mesmo ano que a Microsoft lança uma nova versão do Windows (8) que terá a mesma interface em smartphones, computadores e tablets (incluindo uma nova família de produtos com processador ARM). O segundo semestre será bastante interessante, assim que Mountain Lion e Windows 8 chegarem ao mercado.

Os principais destaques do OS X Mountain Lion:

1) o que vem do iOS?

Se você tem um aparelho com iOS 5, vai ver que tem coisas muitos parecidas na nova versão do OS X:

– Messages (substituto do iChat e integrado ao iMessage do iPhone e iPad; versão beta já foi liberada para usuários de Lion; mantém integração com AIM, Jabber, Yahoo!Messenger e Google Talk),

– Central de notificações

 

– Notas e Lembretes (mas nada de Siri para Mac, por sinal)

– Game Center (sim, os Macs também servem para jogar)

– maior integração com o Twitter

e (uia) espelhamento de vídeo via Air Play para a Apple TV (720p – e espero ansiosamente por isso).

2) o que tem de muito novo?

A Apple diz que o Mountain Lion oferece mais de 100 novos recursos. iCloud é o grande destaque: 100 milhões de usuários já estão cadastrados no serviço online da Apple, e a sincronia de contatos, e-mail, calendário (etc…) está integrada direto ao Mountain Lion, tudo sincronizado em todos os dispositivos.

Em segurança, o recurso GateKeeper permite aumentar o controle sobre aplicativos baixados e instalados no Mac – mantendo opções atuais (qualquer app), somente de desenvolvedores certificados ou, no caso mais extremo de proteção contra malware,  apenas de apps via Mac App Store, por exemplo.

E, pela primeira vez, a Apple vai lançar vários recursos específicos para a China, com integração com serviços locais (Baidu, Youku, Tudou e provedores de e-mails locais) e melhorias para digitação em chinês.

Mais telas oficiais do OS X Mountain Lion:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Franciscobruno1 16/02/2012, 13:19

    Legal ,quero um

  • Pabloeinstein 16/02/2012, 13:34

    Bem legal e avançado. Pena que isso no Brasil só sirva para alguns profissionais e hipsters (eles acham Windows tão mainstream kkk)

    • henriquem 16/02/2012, 13:38

      um mac mini custa R$ 1.799 aqui… é o preço de um PC, certo?

      • tarcioac 16/02/2012, 13:44

        De um PC com monitor, teclado e mouse…

        • Leandro 16/02/2012, 15:18

          Não tem comparação. Só nao precisa virar fanboy. Eu nao pretendo atualizar o Lion esse ano. Uso Linux há 10 anos, e Mac há alguns meses. Ambos muito bons. Mas o hardware da Apple é muito bom. Bem melhor que PC. Pensava que era frescura, mas não é.

        • warlei 08/07/2012, 19:49

          um pc com monitor teclado e mouse…. OK nenhum teclado se compara ao da Apple…. trackpad entao nem se fala… comprei um mac mini i5, sem nunca ter usado o IOS, foi a primeira vez que tive contato e seguramente lhe digo que nunca, mas, nunca mais passo para o Windows… pelo ao menos ate agora…. dai aproveitei e comprei um trackpad e um teclado…. que compra maravilhosa eu fiz… puts…. agora irei investir no monitor de 3500.00 reais e um time capsule… uma pena ser tao caro estes itens aqui no Brasil… mmmaaasss vo comprar rsss

      • Franciscobruno1 16/02/2012, 16:40

        Mac mini? Nao quero ser assaltado

      • Ligeirinho 4.0 16/02/2012, 21:48

        Depende onde tu quer comparar. Um computador montado com Core i5, 4 GB de RAM (o Mac Mini é 2GB) e 500 de HD tá em torno de 1.200,00 no ML (sem contar OS e acessórios / monitor). 🙂

        Claro que o Mac tem a vantagem de vir com o OSX e bastante apps para brincar com ele ao tirar. Mas como gosto de frisar sempre, vai do gosto do freguês 🙂

  • beagle 16/02/2012, 15:08

    Como esse pessoal reclama dos preços no brasil, compre la fora simples.

  • ricsanto 16/02/2012, 15:44

    Leão da Montanha? Saída pela direita.. he he he

    Brincadeiras a parte, você sabe se ele mantém algum tipo de compatibilidade com pacotes Linux? Lá na pré-história (acho que na época do Darwin) eu ouvi algo a respeito mas não sei se tem fundamento…

    Nesta mesma época a Apple afirmou que contribuiria com o desenvolvimento do KHTML mas parece que serviu só pra melhorar o Safari, mas isto é outra história… 😉

    • Ligeirinho 4.0 16/02/2012, 21:49

      Pelo que ouço dizer, a base do OSX é o BSD. E se não estou errado (creio que o mestre Nagano ou outros podem confirmar ou corrigir), sistemas Unix-like tem coisas similares e podem "compartilhar itens". 🙂

      • ricardo 17/02/2012, 09:03

        …foi isso que eu ouvi falar, que havia uma compatibilidade na instalação de pacotes.

        Valeu Ligeirinho…

    • Ftauscheck 18/02/2012, 00:13

      Amigo, do KHTML saiu o Webkit, que hoje é usado no Safari, Chrome, Symbian, Android e até em algumas versões do Konqueror.

  • Bruno Pereira 17/02/2012, 07:30

    Essa atualização repentina no Lion é resultado do lançamento do Windows 8. Chega a ser risível "toda integração" do Mac OS com o iOS. Estou gostando do caminho traçado pela Microsoft, uma interface para a todos governar.

    • edivaldo 17/02/2012, 11:54

      what?

  • dflopes 17/02/2012, 22:58

    depois de algum tempo no limbo, graças a mudança no sistema de comentários, é bom conseguir comentar no zumo novamente…

    sobre essa integração, eu acho um risco muito grande de segmentação.
    Uma coisa é vc criar um ecossistema mobile, com recursos controlados e escassos (potencia de processador, tamanho de tela, capacidade de memoria e bateria).
    A outra, é vc portar esse mesmo ecossistema para o ambiente de desktop…

    Um sistema mobile é mais voltado para o consumo de conteúdo, enquanto o desktop é voltado para criação.
    Tentar fazer uma interface bonitinha PODE ser danoso à produtividade.

    Um bom exemplo é o AutoCAD, em que a v.2014 tentou usar menus bonitinhos e quase tudo desse programa tão poderoso e versátil fica escondido em botões… Ainda bem que aqueles acostumados ao CAD já sabem os comandos decorados no teclado (ddedit, trim, extend, etc)

    Imagine vc ter que editar um filme com a interface do iMovie do iOs.
    Ele é bem pensado para o celular, mas como porta-lo para o desktop sem "esconder" funções avançadas e deixando apenas as funções básicas à mostra???

    O ambiente mobile já tentou o contrário, com a microsoft tentando levar o windows para o celular – o windows mobile nasceu como Pocket PC.
    E não deu certo
    Espero estar errado, mas imagino que essa abordagem da apple, fazendo o caminho inverso ao levar o iOs para o desktop, tb não terá muito sucesso – exceto, é claro, entre os fan-boys.

    Ou seja, não aposto na iPhonização do desktop.
    Mas isso é apenas IMHO.

  • TheoKS8 23/02/2012, 10:02

    Mais alguns motivos pra eu tomar vergonha na cara e mudar do Windows para o OS X. Vou esperar o Windows 8 chegar pra ver se eu continuo com ele, ou se eu migro pro OS X Mountain Lion.