Motorola: Xoom com Android 3.1 sem previsão (ainda)

M

A Motorola Mobility diz que está pronta para as mudanças no sistema operacional Android propostas pelo Google. Durante evento para desenvolvedores realizado hoje em São Paulo, a fabricante de smartphones afirma que “pensa à frente” e que não será afetada pelas novas diretrizes do Android, incluindo a garantia de atualização de software por um determinado período após o lançamento de novos aparelhos.

Ah sim, o Android 3.1 para o Xoom não chegou ainda para quem comprou o tablet no Brasil

“Estamos de olho no futuro, no Ice Cream Sandwich (codinome da próxima versão do Android que vai unificar a versão para celulares e tablets) e outras ‘sobremesas’”, disse Paul Leeper, diretor sênior de ecossistema e parcerias da Motorola. “Temos uma colaboração próxima e damos retorno ao Google sobre isso, processos sendo utilizados e capacidades do sistema operacional”, afirmou. “Mas isso depende do hardware também. Se o equipamento permitir atualização, faremos”.

Além disso, estamos planejando o hardware do futuro, com acessórios como set top boxes ou estações multimídia que ligam o smartphone ao tablet e às diversas telas da sua casa. E sabemos que o mundo corporativo é feito de gente também, que tem perfis de negócios e pessoais também, e o software pode alternar isso. Na verdade, o software pode fazer muitas coisas”, disse o executivo.

A fabricante norte-americana não comenta números sobre sua base de desenvolvedores mundial, mas diz que está na casa dos “muitos milhares”. “Fomos o primeiro fabricante a liderar o Android, e por isso temos a maior comunidade”, explicou Monica Hamilton, diretora de desenvolvimento de mercado e tecnologias da Motorola Mobility. “No fim das contas, os desenvolvedores vão atrás do que dá dinheiro”, afirmou.

Sobre o upgrade do Motorola Xoom, a Motorola segue as regras… do Google. Por enquanto, apenas o Xoom na versão para a operadora Verizon, nos EUA, foi atualizado para o “Honeycomb” mais novo. Quem comprar um tablet com Wi-Fi aqui no Brasil tem que esperar o Google liberar esse update e os testes da Motorola.

Em tempo: os novos Xoom que estão nas lojas (não a unidade que recebemos para teste) vêm com um “carrossel de sugestões” de aplicativos para tablet. Uma boa ideia enquanto os grandes apps para Android 3.0 não vêm (Twitter, Facebook etc).

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos