ZTOP+ZUMO

Motorola: Xoom com Android 3.1 sem previsão (ainda)

A Motorola Mobility diz que está pronta para as mudanças no sistema operacional Android propostas pelo Google. Durante evento para desenvolvedores realizado hoje em São Paulo, a fabricante de smartphones afirma que “pensa à frente” e que não será afetada pelas novas diretrizes do Android, incluindo a garantia de atualização de software por um determinado período após o lançamento de novos aparelhos.

Ah sim, o Android 3.1 para o Xoom não chegou ainda para quem comprou o tablet no Brasil

“Estamos de olho no futuro, no Ice Cream Sandwich (codinome da próxima versão do Android que vai unificar a versão para celulares e tablets) e outras ‘sobremesas’”, disse Paul Leeper, diretor sênior de ecossistema e parcerias da Motorola. “Temos uma colaboração próxima e damos retorno ao Google sobre isso, processos sendo utilizados e capacidades do sistema operacional”, afirmou. “Mas isso depende do hardware também. Se o equipamento permitir atualização, faremos”.

Além disso, estamos planejando o hardware do futuro, com acessórios como set top boxes ou estações multimídia que ligam o smartphone ao tablet e às diversas telas da sua casa. E sabemos que o mundo corporativo é feito de gente também, que tem perfis de negócios e pessoais também, e o software pode alternar isso. Na verdade, o software pode fazer muitas coisas”, disse o executivo.

A fabricante norte-americana não comenta números sobre sua base de desenvolvedores mundial, mas diz que está na casa dos “muitos milhares”. “Fomos o primeiro fabricante a liderar o Android, e por isso temos a maior comunidade”, explicou Monica Hamilton, diretora de desenvolvimento de mercado e tecnologias da Motorola Mobility. “No fim das contas, os desenvolvedores vão atrás do que dá dinheiro”, afirmou.

Sobre o upgrade do Motorola Xoom, a Motorola segue as regras… do Google. Por enquanto, apenas o Xoom na versão para a operadora Verizon, nos EUA, foi atualizado para o “Honeycomb” mais novo. Quem comprar um tablet com Wi-Fi aqui no Brasil tem que esperar o Google liberar esse update e os testes da Motorola.

Em tempo: os novos Xoom que estão nas lojas (não a unidade que recebemos para teste) vêm com um “carrossel de sugestões” de aplicativos para tablet. Uma boa ideia enquanto os grandes apps para Android 3.0 não vêm (Twitter, Facebook etc).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • André 16/05/2011, 18:30

    Enquanto isso, já tem o 3.1 no XDA… http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=

  • Fabiano 17/05/2011, 12:50

    Com o devido respeito à Motorola, ouso uma previsão: nunca.
    Eu tive um Motorola Milestone, sei como é isso…
    E, sim, sei que o 2.2 foi liberado, mas só depois de muita reclamação e muito mais atraso!

  • Victor 17/05/2011, 14:56

    Antes trade do que nunca

  • Adriano Lima 18/05/2011, 09:28

    Sei que é offtopic mas, desta vez eu não vi primeiro no Zumo uma matéria sobre o Nokia N9 e definitivamente pelo que vi, eu não vou comprar um Android.

    • henriquem 18/05/2011, 11:03

      adriano, o N9 não é oficial ainda. saiu um vídeo que o tal site diz que é de N9, mas pra mim tem cara de "Symbian Anna".

      • Adriano Lima 18/05/2011, 12:04

        O hype sobre o vídeo me fez esquecer que tudo pode se desvanecer na fumaça….. obrigado por estourar o balão…..
        Quem sabe daqui dois meses eu veja uma proposta (tímida) de lançamento do gadget.

        • henriquem 18/05/2011, 12:16

          tio @eldarmurtazin, o leaker favorito da Nokia, diz que serão apenas 92 mil unidades de N9 produzidas…

          • Adriano Lima 18/05/2011, 13:50

            O que me deixa ainda mais curioso por saber se é uma bomba, ou um daqueles modelos de celulares que nas mãos "certas" faz muita coisa….
            Nas especulações dizem que o processador é x86, seria possível?
            Eu sei que os Atoms consomem cada vez menos energia e que a Nokia consegue bons resultados com menos ciclos de clock e menos RAM NO SYMBIAN, mas seria possível lançar um celular x86 a partir de um S.O. que com certeza já está com um longo período de desenvolvimento, mas nenhum lançamento oficial?
            O tempo vai dizer.

  • Ochato 18/05/2011, 10:54

    O maior erro de todos que fabricam concorrentes do Ipad: Achar que basta fazer um bom hardware, poucas apps e o usuario vai viver feliz pra sempre.
    Quando vc junta um hardware afinado com o SO, muitas apps, funcionalidades nativas que dão uma boa experiencia de uso e atualizações gratuitas que melhoram ainda mais a experiencia, vc tem um produto matador.
    Vixe contei o segredo do Ipad e num vou ganhar um centavo por isso.
    Sacanagem.

  • Wilson Faustino 20/05/2011, 09:00

    Motorola?! Tô de boa, depois do Milestone. Já estava de saco cheio de instalar ROMs. Agora só alegria com um Nexus S rodando 2.3.4. Só compro tablet com Android se a linha Nexus lançar um.

    • henriquem 20/05/2011, 17:09

      Wilson, nosso colega @rafarigues tem um Nexus S e o bicho tem sérios problemas de perder o sinal da operadora.

      • Wilson Faustino 23/05/2011, 13:07

        Ele de fato tem uma oscilação no sinal. Mas, pelo menos no meu caso, nunca chegou a impedir uma ligação ou acesso ao 3g. O Nexus S continua sendo, a meu ver, a melhor opção para Android. Preferências a parte, isso só mostra como o Android não tem nenhum hardware à sua altura. Tem alguns bons, sim. Mas nenhum deles é o que o N95 foi para sua época. Vamos aguardar a próxima geração.

      • Wilson Faustino 25/06/2011, 11:28

        Update: Realmente o Nexus S tem problemas sérios de oscilação de sinal. Tenho um irmão que mora na Escócia. Como lá o sinal da operadora é forte e constante, acabei dando o smartphone para ele.

  • luiz 05/09/2011, 23:10

    eu gostaria de sabber, vou pegar meu xoom na semana que vem.e nao descobrir como se fecham os aplicativos abertos. alguns ( jogos) tem a opçao Quit mas outros nao sei como fechar..
    alguem pode me dar umas dicas

    • Eliseu 21/09/2011, 22:47

      Hmm, você precisará matar o processo do aplicativo. A melhor forma de fazê-lo é usando o Advanced Task Killer, que pode ser baixado no Android Market. É só abrir, selecionar os apps que quer fechar e ser feliz =]
      Realmente é irritante não ter a opção de fechar os aplicativos. Poderia ser com um longo toque, ou alguma outra coisa… ainda falta muito para os tablets ficarem bons.