ZTOP+ZUMO

Motorola libera atualização do Xoom 2 ME para Android 4 (pelo menos na teoria)

[Atualizado em 05/nov] O aguardado update do Xoom 2 Media Edition nacional (versões com Wi-Fi e 3G) para Android 4.0  aparentemente está pronta e deve estar disponível em breve para o usuário.

Isso porque a fabricante publicou no último dia 25/10 duas mensagens na sua página de suporte que confirmam esse anúncio, além de descrever detalhadamente todos os seus novos recursos que, por sinal, não são poucos.  A má notícia porém é que, pelo menos até a publicação desse post  (03/11/2012 as 10:00) a atualização ainda não estava disponível na sua página de downloads (booo!)

(clique para ampliar)

Já faz algum tempo (ou mais exatamente uns sete meses) que a Motorola confirmou que o Xoom 2 ME nacional iria ser atualizado para o Android 4.0.4 a partir do terceiro trimestre de 2012, data que depois foi postergada para esse quarto trimestre. Como já estamos em novembro esse anúncio já era meio muito que esperado.

Segue abaixo a íntegra da mensagem do FAQ para os usuários do XOOM 2 ME:

Atualização de software para usuários do Motorola XOOM™ 2 Media Edition (versão 3G/Wi-Fi)

Esta é uma atualização de software para usuários do Motorola XOOM™ 2 Media Edition (versão 3G/Wi-Fi) para a versão Android 4.0.4 (Ice Cream Sandwich), que inclui diversas melhorias e é válida exclusivamente para o mercado brasileiro. Faça o upgrade agora para ter acesso às novas funcionalidades.

Para mais informações sobre as atualizações e suporte aos produtos da Motorola, visite nosso site: www.motorola.com/support

Quem pode fazer esta atualização:

Todos os usuários do Motorola XOOM 2 Media Edition (versão 3G/Wi-Fi) no Brasil.

Após o download e a instalação do software, o usuário terá acesso às seguintes melhorias:

Navegador mais rápido: agora o usuário pode salvar suas páginas da web para ler quando estiver off-line.

– Deslize para remover notificações e aplicativos recentes: permite ao usuário ignorar notificações e remover aplicativos da lista de tarefas recentes com um simples deslizamento de dedo.

Menu de aplicativos redesenhado: o usuário pode arrastar um ícone de forma simples para obter informações sobre ele ou para desativar um aplicativo pré-instalado diretamente no menu de aplicativos.

Fonte de texto: uma fonte completamente nova (chamada Roboto), criada para telas em alta resolução, facilita e melhora a leitura no tablet.

Aplicativo “Pessoas” atualizado: substitui “Contatos” e interage automaticamente com Google+ e outras redes sociais.

Entrada de texto: o teclado agora traz funções que melhoram a precisão, tornando a digitação mais ágil.

Câmera de fotos e de vídeo mais versáteis e divertidas: para capturar cenas e ambientes de grandes proporções, a câmera apresenta um modo de foto panorâmica. Além disso, ao gravar vídeos, agora o usuário pode escolher diversos efeitos divertidos para alteração do rosto dos seus amigos em tempo real ou alteração do cenário de fundo.

– Aplicativo Galeria com editor de fotos: a Galeria agora oferece um editor de fotos mais completo para que o usuário possa cortar e girar fotos, remover olhos vermelhos, adicionar efeitos e muito mais.

Widgets aprimorados e redimensionáveis: o usuário pode expandir widgets para mostrar mais conteúdo ou encolhê-los para economizar espaço.

Pastas na tela inicial: permite que os usuários criem pastas na tela inicial para agrupar e organizar aplicativos e atalhos, simplesmente arrastando um ícone sobre o outro.

Controle do uso de dados da rede: alguns dispositivos podem utilizar grande quantidade de dados da rede para enviar conteúdo, sincronizar dados, baixar aplicativos e muito mais. Para suprir as necessidades do usuário com planos limitados ou reduzidos, o Android 4.0 traz novas formas de controle para gerenciar o uso de dados. No aplicativo Configurações, gráficos coloridos exibem o total de uso de dados em cada tipo de rede (móvel ou Wi-Fi), além da quantidade de dados utilizada por cada aplicativo em execução. Com base em seus planos de dados, os usuários podem, opcionalmente, definir níveis de aviso, limites no uso de dados ou simplesmente desativar a transferência de dados móveis.

Compartilhamento através da captura de telas: agora os usuários podem compartilhar o que está em sua tela de forma fácil através da captura de telas. Os botões do aparelho permitem que uma foto da tela seja capturada e armazenada localmente. A seguir, elas podem ser vistas, editadas e compartilhadas na Galeria ou em um aplicativo similar.

Rotação de tela mais rápida.

Uma nova configuração para escolher se o botão Liga/Desliga bloqueia imediatamente o dispositivo: exibido somente quando há um padrão ou uma senha de bloqueio, esta opção permite ao usuário definir quanto tempo o tablet levará para pedir a senha novamente após pressionar o botão Liga/Desliga.

Melhorias no Microsoft Exchange com suporte a novas políticas de segurança EAS.

Estabilidade aprimorada.

O usuário deve fazer a atualização por meio de uma conexão Wi-Fi. Se não estiver conectado a uma rede Wi-Fi ou caso o Motorola XOOM 2 Media Edition esteja desligado quando a notificação chegar, uma mensagem será exibida na próxima vez em que a conexão com uma rede Wi-Fi for estabelecida.

Caso tenha algum problema com esta atualização, visite nosso site: www.motorola.com/myxoom ou www.motorola.com/support

Para obter ajuda de outros proprietários na nossa comunidade on-line, visite nosso site: https://supportforums.motorola.com

Determinados serviços, funções e aplicativos dependem da rede e podem não funcionar em todas as áreas, termos, condições e/ou taxas adicionais podem ser aplicados. As funções e funcionalidades específicas de cada versão de software do Android podem variar.

Agora é só cruzar os dedos e ver que quando a Motorola libera essa mardita.

Ainda em tempo:

Seguindo uma dica do nosso leitor Paulo Victor Azevedo, vimos que, de fato, a atualização do ICS para o XOOM2 nacional já circula na Internet o que permite que os usuários mais avançados e/ou destemidos e/ou corajosos possam atualizar seus sistemas por sua conta e risco.

O tutorial mais completo que encontramos foi esta postada no GSMFans.

Segundo o post, essa versão funciona apenas nos tablets adquiridos no varejo (também conhecidos como Retail). No caso da versão da Vivo, uma possível solução seria transformá-lo numa versão “Retail” (ainda na versão 3.2 HoneyComb) por meio da troca do seu firmware — algo que eles chamam de “unbranding”. Mas antes disso, é recomendável que o usuário faça um backup completo dos seus dados, já que existe o risco de todos os dados serem apagados.

Feito isso basta baixar os arquivos de atualização do ICS disponíveis na rede, copiá-los na raiz de um cartão micro-SD que deve depois ser inserido no tablet e fazer a atualização do sistema por meio de um utilitário residente chamado Android System Recovery.

Como o Xoom 2 ME que temos aqui na aqui da Zumo-caverna é do tipo Retail (3G + WiFi), não precisamos fazer o unbranding do mesmo. Já a atualização para o ICS é um procedimento até que simples e direto.

Feito isso, durante o primeiro boot o sistema atualiza seus aplicativos…

E para nossa surpresa, esse procedimento não apagou os programas instalados, nem os seus dados (yaaay!)

Aqui a prova do crime:

AVISO SEM COMPROMISSO: Apesar desse procedimento ter funcionado no nosso tablet de testes, este ZTOP não pode garantir que ele funcionará em todos os casos, ou seja, que você não quiser esperar pela liberação oficial da Motorola, faça essa atualização por sua conta e risco já que não podemos nos responsabilizar por eventuais problemas/danos que possam acontecer.

E tenho dito!

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.