ZTOP+ZUMO

Motorola Dext vai demorar para ganhar Android 2.1

Oooh, Mototola Dext, pobre sofredor com Android 1.5, a mais velhinha do pedaço – sem novos recursos do Google, sem múltiplas contas de e-mail. A Motorola diz que vai ter o Android 2.1 para o Dext só no terceiro trimestre deste ano e se você comprou um Milestone, mmm, desencana por enquanto.

A Motorola divulgou no seu site de suporte as políticas de upgrade dos smartphones com Android para todo o mundo. Para o Brasil, fica mais ou menos assim (entendendo que Brasil faz parte de América Latina):

Milestone: upgrade para o 2.1 “sob avaliação” na América Latina e Ásia-Pacífico. Recebem a atualização o Droid americano e em breve o Milestone europeu.

Dext: upgrade para o 2.1 planejado para o terceiro trimestre de 2010 para América Latina e Ásia-Pacífico. O Cliq (EUA) recebe o upgrade no segundo trimestre, e na Europa encontra-se sob avaliação também.

Nem dá pra reclamar da lentidão – o Dext europeu está na mesma situação do Milestone brasileiro (e vejo que a prioridade mesmo é o mercado americano, com Droids vendendo que nem pãozinho quente). Entendo que a Motorola tenha que desenvolver imagens de software específicas para cada operadora no mundo (por isso que o Dext em português vem com o vampiresco pacote de serviços da Claro). Alternativas? Sentar e esperar ou arriscar um root nele. (optei pela segunda alternativa e estou rodando a ROM da T-Mobile, ainda no 1.5, mas sem as restrições da Claro, como o Google Talk capado! faça por sua conta e risco seguindo as instruções de root e upgrade do Dude)

Olha a tabela de upgrades como fica:

via @motomobile

ATUALIZAÇÃO:

Estava eu pesquisando sobre Android quando notei que a tabela acima sofreu uma atualização o que é uma boa notícia para os usuários de Milestone. Os do Dext continuam na mesma:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Cristiano 17/02/2010, 10:24

    É a Motorola queimando mais um pouco a sua cara junto aos seus consumidores.

  • Cristiano 17/02/2010, 13:25

    É a Motorola queimando um pouco mais a cara junto aos seus consumidores.

  • Rogerio SP 17/02/2010, 21:24

    É a motorola mostrando sua cara: uma empresa tombada que alega dar "prioridade" a seus clientes brasileiros – vide a pagina deles no facebook.

    Uma piada – motorola & android, NUNCA MAIS !

  • Márcia 18/02/2010, 13:52

    Quando acha que a Motorola deu uma reviravolta, vem essa no pós-compra.

  • ThiagoIgor 20/02/2010, 13:22

    Eh né, melhor pagar um pouco mais e ter um aparelho lindo, cheio de recursos que funcionam e se manter atualizado mesmo 3 anos depois… Não precisa nem diZer de quem to falando não e?

  • Lsatan 22/02/2010, 13:30

    "Rootear" não resolve a Motorola assinou as partiçoes do Milestone, e só ela pode lançar ROMs pra ele, vide http://www.and-developers.com

  • Marco 25/03/2010, 03:13

    varios celulares, inclusive recem lançados de outras marcas ainda vem com android 1.5, pelo menos a motorola fez uma promessa….já é algo, mesmo com algumas limitações acho o dext melhor que muito celular (fora a bateria….que só dura se tudo estiver desligado..3g wifi bluetooth gps)

  • RONALDO DE OLIVEIRA 17/05/2010, 11:29

    Pessoal, help. Caí na besteira de comprar essa porcaria desse motorola dext. O aparelho vive se desconectando sem nenhuma razão quando passo por uma área sem sinal da claro e não volta mais quando se volta para uma área com sinal. Estou contando nos dedos os dias que faltam para me livrar dessa porcaria de aparelho. Alguém pode me ajudar como posso sanar mais esse defeito??

    • ildo 14/07/2010, 05:37

      ola, ronaldo, bom este problema nao é do aparelho, pois tive este mesmo problema com um aparelho diferente deste seu, e vários amigos meus tambem tiveram este problema.
      a unica coincidencia, é que eu e meus amigos temos a CLARO como operadora, e as veses eles fazem umas manutençoes q fazem nossos aparelhos pirarem, e as veses dura tempo este tipo de problema, ate eles la resolverem. ai fica normal. bom nunca tive este aparelho mas pretendia ter. hehehh abraços.

  • Geovane 23/05/2010, 13:38

    Uma dúvida, quando diz sobre tentar um root, tipo dá pra eu colocar um firmware US, tem opção para pt-br?? Pretendo comprar um Quench, o update para 2.1 está previsto, mas apenas para USA. Fazendo essa atualização com firmware US, continua funcionando com as operadoras nacionais??? Valeu!!

  • mnagano 23/05/2010, 18:46

    Let me see… PT-Br num produto voltado para o mercado americano?

    Acho que seria possível se a comunidade (oficial e não muito oficial) de cidadãos e descendentes de brasileiros que moram nos EUA for grande. Pelo menos igual ou maior do que a comunidade de mexicanos, cubanos, porto-riquenhos e outros hispanos que vivem por lá.

    Mas como não é, melhor se acostumar com a língua dos bretões.

    • Geovane 23/05/2010, 23:29

      Valeu! Mas depois de manusear o Quench hoje acabei desistindo… 🙁

  • Alex Rodrigues 04/09/2010, 16:52

    Tô nem ai se vai publicar ROM ou não. Já atualizei o meu para o 2.1 e estou bem feliz 🙂