ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Moto Snap Power Pack & TV Digital

A Motorola lança hoje o Moto Snap Power Pack & TV Digital, seu primeiro produto de 2018 no Brasil: um novo módulo (“snap”) para a linha Moto Z com bateria extra e, o mais legal, um sintonizador de TV digital full-seg integrado.

Em Barcelona, durante o MWC, a fabricante mostrou alguns outros conceitos de snaps, e alguns deles devem chegar em breve ao mercado brasileiro (eu ainda acho que tinha um Moto G 2018 escondido lá, mas isso é outra história).

Moto Snap Power Pack & TV Digital

O módulo é uma evolução do snap de bateria anterior. Tem capacidade de 2.800 mAH (contra 2.220 mAH do modelo antigo sem sintonizador de TV) e foi desenvolvido pela Motorola no Brasil em parceria com o Instituto Eldorado, que ajudou na implementação do hardware e do firmware de TV digital.

Logo, é o primeiro snap 100% brasileiro e 100% fabricado aqui (até então, os snaps eram todos importados, por consequência, mais caros). E por isso, só será vendido por aqui também, graças ao padrão de TV.

Diz a Motorola que é o snap mais barato acessível, até então, com o preço sugerido de R$ 399 (só o snap) ou pelo preço de R$ 2.199 no pacote com o Moto Z2 Play. Chega às lojas na semana que vem.

O snap tem acabamento em plástico texturizado e um suporte móvel em plástico, que serve como apoio para o telefone em cima da mesa para ver TV e também atua como antena integrada, sem precisar usar aqueles adaptadores para fone de ouvido comuns em aparelhos com TV digital.

A Motorola diz que “ouviu o consumidor” e inseriu um item importante nessa bateria externa: uma porta de carregamento adicional para carregamento independente, já que o módulo anterior precisava estar conectado ao Moto Z na hora de ligar na tomada. É um conector USB-C padrão, igual aos da linha Moto Z/Z2.

Os Moto Z que já foram atualizados para Android 8 “Oreo” podem usar o snap somente como sintonizador de TV, sem recarregar o telefone. O app de TV digital é o mesmo já usado pela Motorola em aparelhos de entrada/intermediários, como o Moto G.

O acabamento texturizado é bonito, com detalhes em vermelho embaixo do suporte. Aqui, um módulo conectado a um Moto Z2 Force. Note a ironia de não precisar do dongle de antena em um aparelho que não tem conector padrão 3,5 mm para fones de ouvido 😛Visto isoladamente, o novo módulo tem acabamento em vermelho por dentro…E mantém o botão que indica a carga da bateria externa. O app estará disponível para download no Google Play para donos de Moto Z. Ao encaixar o snap, o smartphone identifica automaticamente o novo módulo. E aqui algumas telas da TV digital rodando – o sinal na Vila Olímpia não estava muito bom no dia que vi o produto, então alguns canais só sintonizaram em 1-seg ou mesmo em Full HD, mas sem muita qualidade.

[Motorola]

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin