ZTOP+ZUMO 10 anos!

Moto Q11: um esclarecimento de mapas da Motorola

q11-desligado

Os dois posts que este Zumo fez sobre o smartphone Motorola Q11 em outubro do ano passado (gadget do dia e preview) ainda rendem, até hoje, comentários de leitores e consumidores com problemas no aparelho. Um deles é a questão do software para GPS embarcado no Q11, que a Motorola responde depois do clique.

Diz a Motorola que a confusão é causada porque existem duas versões do aparelho – uma com o software de mapas, outra sem (e mais barata, por sinal):

A Motorola informa que o consumidor pode encontrar no mercado duas versões do aparelho MOTOQ11: uma com o programa MOTONAV embarcado, que oferece 1,3 mil mapas de cidades brasileiras, pensando em pessoas que precisam de um sistema mais completo de navegação dentro do celular. A outra, com melhor custo-benefício, oferece apenas antena de GPS integrada, para aqueles que não necessitam de um sistema completo de navegação e estão mais interessados nas funcionalidades de um smartphone.

No entanto, para aqueles que optaram pelo modelo que traz apenas antena integrada receptora de sinal GPS, com tecnologia universal, o usuário tem ainda a possibilidade de instalar softwares compatíveis de localização e/ou navegação.

Em tempo: o preço sugerido do Q11 com o software MotoNAV é de R$ 999 (completo), sem o software é de R$ 899. Vale lembrar que as operadoras oferecem descontos de acordo com o plano oferecido.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • alessandro

    e esse o smartphone, que a vivo ta oferecendo de graça do plano que passa na tv?
    seu primeiro smartphone
    obrigado

  • wesley

    ESte telefone é simplesmente um lixo e o sistema de GPS dele é o pior que já usei, não recomendo ele mesmo, a não ser que for presente..dai pegaria para vender ele mesmo, péssimo

    • andre

      voce deve ser 1 anta ,que nao sabe operar 1 celular nem dos mais simples,por isso fala que o aparelho e ruim,vc ainda deve usar o neo pelo que parece, va ler o manual anta.

  • João Reinaldo

    Discordo do companheiro wesley. O aparelho é muito bom. A principal evolução qu eu encontrei neste aparelho da Motorola é a interface da agenda de contatos. Bem mais completa ela agora agrega todas as informações, tais como, números de telefone residencial, celular, trabalho, endereço, etc, em um único registro. Antes, cada número de telefone diferente do mesmo contato gerava um novo registro. Além disto, gostei muito do fato de ele usar o Windows Mobile com sincronismo da agenda de compromissos, tarefas, email, etc através do Microsoft Outlook no PC. Isto sem falar na cãmera de excelente qualidade de 3 MP, com zoom digital e flash. Quanto ao software de navegação, é verdade que o aparelho que a Vivo oferece na promoção “Meu primeiro smartphone” não vem com ele. No entanto, eu consegui, gratuitamente, enviando um email para a empresa que desenvolve o software (MotoNav). Procure por http://www.movix1.com.br ou envie um email para atendimento@movix1.com.br ou ainda você pode ligar para 0800 604 4400 e solicitar que enviem o link para download do programa e dos mapas e as instruções de instalação. Se eu ainda não apaguei o email que eles me mandaram, prometo que posto aqui todas as informação necessárias e os links para istalação no software MotoNav.

  • dflopes

    @Joao,

    Esse tipo de agenda é padrão desde o tempo do palmOs. E foi copiada (de forma ruim) no Windows Mobile.

    Para quem quer testar um programa grátis de GPS, procure por GpsVP no Google – uso no Tytn II e aprovo com louvor.

  • Eu peguei este aparelho há menos de 1 mês, na promoção Smartphone da Vivo. Alguns aparelhos tiveram devolução por não virem com o Motonav. Mas o meu veio, com ele e o MotoID.

  • A Vivo só esquece de avisar claramente que ele não é 3G!!! E obriga vc a assinar o plano para vc ganhar o aparelho!

  • Ro_se

    Pois é… hoje fui a vivo para optar pela promoção do smartfone, porem iria escolher o E63, no entanto eles informaram que este modelo havia saido da promoção e que apenas o Q11 e o Palm centro faziam parte da promoção, porém ambos não são 3G. Pensei em pegar o Q11, mas pelo visto também não é bom. Não intendo muito bem, mas se ele não é 3G, como funciona a navegação e tarifação da utilização da internet nele. e o wi-fi, já vi diversas opinioes, uns dizem que pega bem, outros que não pega nada!!! Enfim, quero um smartfone e não quero gastar muito. Me ajudem!!! A vivo hoje me informou que poderia pegar o E63 pagando 99,00… porém eles mudam de informação a todo momento!!! Será que este E63 vale a pena… mas ele não edita texto né… Espero auxilio de alguem… please!!!

    • Fe_Fe

      oi,eu tenho um q11 mas naõ ganhei em promoção comprei na americanas.com por promoçao de natal por 800,e eu recomendo esse aparelho,tem pessoas nesse cite que não recomenda porque ou gps não pegua ou não entra,é por causa que tem que abaixar programas bons timo google maps mobile e outros,não fas mau que não é 3g e o wi-fi pega muito bem por causa que ele se junta com o bluetooth e fica com uma conexão muito boa e rapida,foi bom falar com vc tchau

  • João Reinaldo

    Ro_se sem sombra de dúvidas: pega o Motorola Moto Q11. O aparelho é show de bola. Estou maravilhado com ele. Eu tinha um Palm Centro antes deste mas este é muito melhor que o Centro. Nem se compara.

  • o telefone é coisa de louco,mas como o meu migo em cima diz pena que não é 3g.mas fazer oque se ele tem as outras funcões e mais um pouco,pois a motorola enovou e se superou com esse aparelho.

  • Lauro Nolasco

    Baixem o Google Maps para usar o gps….

    Basta entrar no site da google pelo celular..
    clicar em ‘mais’…
    depois em ‘mapas’…
    daí baixar o google maps e instalar…
    pronto… seu gps já funciona!

  • Sndrx

    Também tenho a mesma dúvida do amigo “Ro_se”, citada acima: “Não intendo (sic) muito bem, mas se ele não é 3G, como funciona a navegação e tarifação da utilização da internet?” Alguém sabe?

    • @Sndrx a conexão do Q11 é EDGE, mais lenta que o 3G. a tarifação varia de acordo com o plano de dados contratado com a operadora

  • Augusto

    Alguém tem um comparativo real Q11 x E63?

  • Leandro Ivarosk

    Amigos,

    Adquiri este aparelho e também tive a péssima surpresa não vir com o programa, e a motorola vem com essa explicação esfarrapada! é o cumulo né!? Bom a respeito do aparelho o achei excelente, é realmente somente o GPS e o wi-fi que na minha opinião deixa a desejar, já consegui conexão, mas só via USB, no geral é um bom aparelho, tentei instalar o google maps, mas ele só atualiza os mapas “conectado” e tentei também o software Garmin, mas não consegui entender o programa.

  • Joao Paulo

    Pessoal.. larguem mao de serem usuarios restritos.. abram a mente e vasculhem na imensidao da internet… esse apaelho possui prós e contras como todos os modelos… para mim.. q vivo de celular, é o primeiro q atende as minhas espectativas… realmente nunca possui um smarfone mas com esse eu vi q posso ter o q qzer nas minhas maos… é windows pessoal.. vcs sao livres para instalarem o q qserem nele.. inclusive o gps…. pois o q vem nele.. realmente é um lixo.. experimentem o GARMIM MOBILE XT 5 esse sim é gps… o celular é bom.. só a motorola colocou softwares de baixo nivel nele… instalem pessoal, desinstalem, aprendam a mexer nele…. um grande abraço a todos…. meu hotmail é JPANETO6 pra qm qser tirar duvidas… só d noite.. abraço… divirtam-se pois estao com uma MAQUINA nas maos!!! abraço!!!

  • marcio

    otimo celular muito bom mesmo amei

  • narjara

    Comprei este aparelho apouco tempo, acho ele ótimo. Gostaria de saber se é possível baixar o Skype nele, já tentei baixar mais informa q nao é compativel com Windows CE, alguem pode me ajudar?

  • Sidnei

    Bom pessoal,

    Achei o aparelho interessante, mas tive problemas em usar o wi-fi com o D-link 524. A solução foi mudar o firmware do access point para o wbr 1310(Fiz por conta – e não recomendo para usuários inexperientes). Depois instalei o SKYFIRE como navegador (Excelente), pronto! WiFI resolvido. Quanto ao GPS, o MotoNav funcionou por apenas alguns minutos depois expirou!. Instalei o Google Maps para Mobile, agora tenho uma dúvida. Ele utiliza o sistema de GPS do aparelho ou apenas conectado à internet?

  • HOMEM DE MELLO

    Tenho o MOTO Q desde a sua primeira versão.
    Vem evoluindo sempre.
    Como todo Smartfone é voltado para o público business, ou seja , realização de negócios.
    Ele amplia em muito as possibilidades de quem precisa estar online por muito tempo.
    Ainda não passei para apanhar o meu Q11, mas em breve o farei.
    abração

  • Sidnei

    Descobri que o google Maps utiliza a internet para atualizá-se. Bom para quem tem pacote de dados. Liguei para a movix e a atendente me informou que não disponibiliza mais o motonav para o aparelho. Acho um tremendo absurdo essa colocação da Motorola e da Vivo, uma vez que, a propaganda não diz nada sobre um aparelho com o software e outro sem o mesmo.
    É isso.

  • ze_a

    e necessario pear o pacote de dados????
    pow se eu nao for usar o gps pra que vai servir o pacote???
    desde ja agradeço

  • Alessanro

    Pessoal,

    Pelo que li e adorei o comentário de todos eu comprei um Q11 vamos ver se realmente é um bom aparelho.

    Abrs,

  • Fábio Bruno

    Comprei !!!

    Recomendo à todos… ao contrário da queixa de muitos… funciona muito bem Wi-fi, Gps (motonav), é ergonomico, bonito … excelente !!!

    Agradeço ao Zumo os posts, estive navegando por aqui antes de comprar, obrigado !

  • Matheus

    gostaria de saber c para acessar gps, internet e outras n funçoes do celular é preciso pagar
    abrs

    • gps é gratuito, mas usa um pouco de dados (pagos). internet precisa de plano de dados com a operadora

  • Jessica Rafaela

    Sidnei.. vi seu comentario,conseguiu instalar com o D-link? o meu é tmb,mas com rotiador queria saber como fez para se conectar com ele,pois estou para comprar o Q11
    se puder me ajudar passar hotmail.. ficaria muito agradecida..
    agradeço desde já

  • Renato

    Olá pessoal:
    Gostaria de novas impressões sobre o Motorola Q11.
    Tenho lido alguns comentários sobre lentidão, travamentos, necessidade de master reset, etc
    Outros positivos: Teclado, tela, autonomia bateria.
    Alguém sabe se ele possui acessório fone de ouvido do tipo atende/fala/desliga ?

    • Amigo, a verdade é que 98% dos usuários são tão leigos a ponto de não saber o que é um sistema multifarefa…Querem utilizar o GPS ouvindo música. tirando fotos, acessando msn, internet e nao querem que o Q11 trave. Em outras palavras, querem assobiar chupando cana, não sabem por exemplo que o Q11 tem o gerenciador de tarefas.É um excelente aparelho…vendí o meu com o coração partido, talvez pegue outro de volta. Estou com um Bold da Blackberry… mto, más mto temperamental. Tudo tem que pagar e nem sempre os serviços sao bons…
      Pode ir tranquilo, recomendo !!!

  • Denise

    é verdade que o Q11 tem rastreador ou é mito!
    se for verdade, por favor me avisem, pois roubaram o meu e estou querendo-o devolta, já q não é mais fabricado e tbm há os lentos no mercado!
    Favor mandem-me a informação: d.dedis@hotmail.com

    Muito obrigada, Denise