ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Hands-on: monitor LCD-LED LG 23ET83V com touchscreen para Windows 8

Da série “o produto certo na hora certa”, o novo monitor LG LCD 23ET83V é uma solução atraente para aqueles que ainda torcem o nariz para o Windows 8 em desktops convencionais.

Apesar de o suporte para touchscreen não ser novidade da plataforma Windows, ele nunca foi relevante para a maioria do mercado acostumado a operar seus sistemas com mouse e teclado.

Porém esse cenário virou de pernas para o ar com a chegada do Windows 8, que — pressionada pela popularidade dos smartphones e tablets — fez com que o novo SO do pessoal de Redmond estabelecesse um novo paradigma onde a tela baseada em toque é agora a sua interface preferida, permitindo assim que a experiência de uso do Windows a partir de agora seja o mesmo independente da plataforma, ou da tela como dizem os expertos.

Talvez o exemplo mais conhecido dessa nova visão seja a nova interface (que a MS não chama mais de) Metro UI:

tela_Inicial_do_Windows_8a

Criado originalmente para o Windows Phone, o Metro causou um verdadeiro choque cultural entre os usuários de PCs que não vêem algo novo desde o botão Iniciar do Windows 95. E mesmo naquela época, ela poderia ser considerada uma expansão/melhoria do bom e velho aponte e clique do Windows — ao contrário do Metro — cujo modo de uso baseia-se em novas idéias como selecionar, arrastar e rolar elementos na tela apenas usando a ponta dos dedos.

A grande polêmica desse novo modelo de uso é que ele funciona até que muito bem nos PCs novos já equipados com telas touchscreen, mas nem tanto para os usuários de sistemas mais “antigos” (e até mesmo alguns novos) como desktops, cujos monitores LCD não vêm equipadas com telas touchscreen. É fato que a maioria dos comandos básicos da tela  como apontar e tocar podem ser reproduzidos com o mouse, mas a experiência de uso não é a mesma, se não for pior que no Windows 7.

Assim qual seria a resposta para os usuários de desktop? Para mim uma solução intermediária se encontra no o uso de um touchpad USB capaz de emular os comandos na tela como o Wireless Windows 8 TouchPad K5923 da Lenovo…

 lenovo_touchpad_K5923

… já a solução perfeita é a aquisição de um monitor LCD com suporte para touchscreen. A boa notícia é que esse produto já existe está disponível no mercado — o monitor LCD  23ET83V da LG:

LG_ET83_overalla

Revelado por aqui durante o lançamento do Windows 8, o 23ET83V vem equipado com um painel LCD IPS LED de 23″ com brilho de 250 cd/m^2, tempo de resposta de 5 ms e resolução nativa Full HD (1.920 x 1.080 pixels) e amplo ângulo de visão (178 graus). Ao contrário do que estamos acostumados a ver no mercado, esse modelo está disponível apenas com gabinete na cor branca com uma moldura preta ao redor da tela, o que lhe dá a aparência de um grande tablet montado num pedestal.

et83_02

Acompanham o produto uma fonte externa bivolt (100~240 volt) com cabo tripolar padrão nacional e saída de 19 volts x 1,3 ampéres…

LG_ET83_fonte

… além de um cabo de vídeo padrão SVGA e um cabo USB do tipo A-B do mesmo tipo usado em impressoras. Fora isso também acompanham o produto um envelope com documentação impressa, guia de rápido de instalação e um CD com drivers e versões em pdf do manual do usuário em diversos idiomas.

LG_ET83_cabos

Como disse acima, o gabinete do 23ET83V é na cor branca e segue o mesmo padrão visual dos novos PC all-in-one da casa, como o V320, com desenho simples e sem ajuste de altura/rotação…

et83_lat_tras

… sendo que o único movimento da tela é sua inclinação que varia de -5 graus para frente + 25 graus para trás.

ET83_lat

Vale a pena observar que o seu pedestal vem fixo de fábrica e não pode ser removido pelo usuário (boo!). Isso impede que o mesmo possa ser adaptado para um suporte de terceiros com montagem padrão VESA ou mesmo fixado na parede, o que restringe o seu uso como equipamento de mesa. Fora isso, trata-se de uma base sólida e bem construída, dona de um design simples e agradável…

ET83_tras

… e que também conta com um slot para trava anti-furto padrão Kensington o que torna o seu uso mais seguro em locais públicos:

ET83_kensington

Interessante notar que a abertura na sua base pode ser usada como um porta-trecos improvisado para aqueles pequenos objetos que costumam se espalhar na mesa de trabalho.

LG_ET83_porta_treco

Segundo a etiqueta de identificação colada na parte de trás do produto, ele foi produzido na Coréia e importado pela LG do Brasil. Note o seu baixíssimo número de série (terminado em 0004) o que indica que o modelo analisado foi um dos primeiros a sair da linha de montagem. 🙂

ET83_made_in_Korea

Para um equipamento na sua faixa de preço, seu número de entradas e saídas é bem simples: duas portas HDMI (retro-compatíveis com DVI por meio de adaptadores), uma entrada SVGA e uma porta USB usada para conectar a interface de toque da tela ao computador. Apesar desse monitor não possui alto-falantes embutidos, ele possui uma saída de som estéreo (conector verde) que pode ser usado para ligar caixas de som externas ou mesmo um fone de ouvido. Como ele não possui entrada de som analógico, supomos que o som do PC só é transmitido para o 23ET83V via portas HDMI.

ET83_conectors

O processo de instalação do monitor é bem simples: basta ligá-lo no PC por meio do cabo de vídeo e USB inclusos, ligue o mesmo na tomada e o mesmo testá pronto para uso. No nosso caso o reconhecimento da tela touchscreen pelo nosso PC com Windows 8 foi automático. Drivers para Windows 7, Vista, 2000 e até XP estão disponíveis no CD que já acompanha o produto.

ET83_conectado1

O manual recomenda um espaço livre de 10 cm ao redor do monitor para melhor circulação de ar e um documento anexo pede que o monitor não fique perto de equipamentos que trabalhem com altas frequências como rádios ou reatores de lâmpadas fluorescentes sob o risco deles interferirem no funcionamento da tela touchscreen:

ET83_distancia

Tomadas todas essas precauções, o monitor está pronto para uso.

ET83_montado

Como era de se esperar de uma tela de toque, ela é do tipo brilhante o que pode gerar alguns reflexos indesejados…

ET83_reflexo

… e com o passar do tempo pode ficar cheia de marcas de dedos, de modo que é recomendável ter um pano de microfibra sempre à mão para eventuais limpezas.

ET83_marca_dedo2

Ao contrário do que costumamos ver nos tablets, o painel LCD IPS do monitor da LG é independente da tela touchscreen. Não temos informações se esse vidro é do tipo resistente a riscos e maus tratos como o Gorilla Glass, de modo que recomendamos que o mesmo seja tratado tocado com amor e carinho, principalmente se você pagou por ele. Na imagem abaixo podemos ver o pequeno espaço entre as telas.

LG_ET83_espaco_tela

Quando desligado, é possível ver a grade do sensor de toque que…

ET83-touch_grid0

.. quando ampliada, revela seu complexo padrão reticulado…

ET83-touch_grid

… que fica mais claro quando aplicamos um filtro de alto contraste:

ET83-touch_grid2

O grande atrativo dessa tecnologia é que ela permite rastrear até dez toques ao mesmo tempo, o que é considerado o melhor sistema disponível para esse tipo de aplicação.

LG_ET83_dez_dedos

No geral, o produto faz o que promete ou seja, permite tirar o máximo proveito da nova interface gráfica do Windows 8 como se ele fosse um tablet ou um all-in-one:

Para nós a única coisa que não gostamos neste produto — algo mais conceitual do que técnico, diga-se de passagem — é o seu painel de controle localizado na sua borda que também é sensível ao toque — ou seja, basta tocar nas palavras (MENU, MODE, AUTO etc.) que o firmware do monitor responde prontamente.

et83_painel_controle

E o que tem isso de ruim? É que quando o usuário opera a tela arrastando o seu dedo de um lado para outro da tela, existem situações onde o dedo ultrapassa os limites da moldura e pode acontecer isso:

Algo parecido ocorre quando entramos no menu de configurações do monitor onde —  já que estamos numa tela touch, né? — temos a tendência de tocar nas mensagens e ícones da janela OSD como “Próximo menu” ou as setas abaixo dela e é claro que não acontece nada, já que deveríamos estar pressionando os comandos na borda da tela e não na janelinha (duh!).

ET83_menu_monitor

Isso pode ser a constatação do óbvio, mas eu me vi fazendo isso diversas vezes — e me frustrando por não acontecer nada — até cair a ficha e me lembrar que estava tocando no lugar errado. Na minha opinião isso poderia ser facilmente resolvido substituindo esse painel de toque por um mais simples, formado por botões físicos posicionados embaixo da tela. Fora isso, não há muito o que dizer desse produto, além de elogiá-lo pelo seu funcionamento simples e direto.

E com relação ao custo? Com seu preço sugerido de R$ 2.199, o LG 23ET83V não é um equipamento barato, mas é o preço que se paga por um produto de uma empresa de primeira linha, equipado com tecnologia de ponta e até onde sabemos um produto único no segmento de varejo.

Assim acreditamos que o público alvo inicial sejam os early adopters sempre interessados em novidades e o segmento profissional que poderia desenvolver alguma aplicação que precise rodar em um desktop e cujo custo ou desempenho não justifique a aquisição de um tablet com Windows ou All-in-one.

Fora isso, vale a pena lembrar que os monitores costumam ser investimentos de longo prazo, já que eles costumam sobreviver a diversos upgrades de desktop, sendo substituídos apenas quando não mais atendem as demandas do seu usuário ou simplesmente pifem.

Como disse no início desse post, acho que é o produto certo para a hora certa.

(Esse post foi originalmente escrito e publicado por este Editor de Testes durante seu exílio no ZUMO.)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.