ZTOP+ZUMO

Samsung Galaxy S4: Hands-on com o Modo Fácil

Um dos recursos do novo Samsung Galaxy S4 que eu estava bastante interessado para ver na prática é o Modo Fácil, que deixa a interface do smartphone mais simples e com ícones grandes. Recebi o aparelho ontem para review e foi a primeira coisa que fiz. 

Por que a curiosidade? Smartphones são ferramentas poderosas e cheias de recursos, mas também intimidam quem não tem tanta familiaridade com tecnologia e muitas vezes fica com vergonha (ou nem compra) um aparelho mais avançado com medo de “quebrar“. E as letrinhas pequenas incomodam também.

Não é à toa que poucos fabricantes têm coragem de investir em tecnologias de acessibilidade para idosos por aqui – um ou outro recurso melhora a fonte ou o contraste, mas só. No passado, a ZTE chegou a lançar um telefone especial voltado para esse mercado, mas era bem difícil de achar pra comprar.

Ao pegar o Galaxy S4 na mão, a interface básica do Android é algo assim para a tela principal (e podem ser muitas telas!) e de aplicativos:

samsung galaxy s4 easy mode - 2

Mas o chamado Modo Fácil permite alternar para um estilo mais simplificado, com ícones maiores e fáceis de ler, com apenas os recursos básicos – sem esquecer os outros apps/recursos do sistema operacional. Nas configurações do sistema, na aba Meu Dispositivo, está a opção Modo de tela de início, que permite alternar entre a visão “clássica” do sistema e a simplificada.

samsung galaxy s4 easy mode - 1

Desse modo, a tela principal do S4 traz apenas o relógio, previsão do tempo, calendário e aplicativos principais. A tela à esquerda centraliza contatos com foto grande (customizáveis) e a tela da direita, um menu rápido de apps.

samsung galaxy s4 easy mode - 3

No Modo Fácil, mesmo as configurações são resumidas para os recursos mais essenciais e que não devem levantar muita dúvida por parte do dono. O menu de apps é fácil de modificar, e ao clicar na opção “Mais aplicativos”, todos os que estiverem instalados aparecem em lista ordenada de forma alfabética (e para navegar mais rápido pela lista, basta tocar na letra à esquerda). Simples, rapido e eficiente.

samsung galaxy s4 easy mode - 4

O S4 guarda as configurações das telas, então dá para alternar entre os dois modos sem perder sua organização. Ainda na questão da acessibilidade, o S4 vem com cinco tamanhos de fontes distintos (do minúsculo ao enorme). Mesmo na tela de 5″, a fonte enorme se adapta bem.

samsung galaxy s4 easy mode - 5

Em tempo: o Modo Fácil também está disponível pro Galaxy S3 (para quem atualizou o Android para a versão Jelly Bean 4.x)

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin