Misturando (e desmisturando) sinais de TV Digital

M

Como alguns já sabem, eu subi uma antena UHF externa aqui no teto de casa para realizar meus testes de recepção de TV Digital transmitida em UHF. Assim, tenho agora duas fontes de sinal (VHF e UHF) vindo de antenas e cabos diferentes o que me causa um problema já que apenas um cabo coaxial consegue chegar perto da minha TV por meio de um longo conduite embutido na parede, por onde também passam um cabo CAT-5 de rede e outro de telefone, ou seja. Por lá não passa mais nem formiguinha se arrastando.

Na maioria dos casos, isso pode ser resolvido com um Misturador de Sinal, uma engenhoca que combina os sinais da antena VHF e UHF em um único cabo que vai para o aparelho de TV e, dependendo do modelo, ele já reconhece e separa automaticamente os sinais.

Entre os conversores de TV digital que já tive contato, a maioria vem com uma uma entrada e saída de sinal de antena de TV, que funciona mais ou menos como nos videocassetes: o sinal entra no conversor e pode sair do mesmo em direção à  entrada de TV. Novamente, apenas um cabo com sinal misturado resolveria o problema. Mas existem exceções, como o conversor de TV Digital DMX-DT1, da Sony, que só tem uma entrada de antena, de modo que é necessário um segundo cabo para ligar na entrada de antena da TV.

Resumindo: eu sabia que precisaria misturar os sinais de VHF + UHF para mandar o sinal por um único cabo, mas será que seria necessário um  “desmisturador de sinal” na outra ponta para obter sinais de VHF e UHF independentes em cabos diferentes?

Como nãoo manjo muito desse assunto, durante minha peregrinação semanal à  região da Sta Ifigênia em São Paulo, passei em algumas lojas especializadas em antenas e acabei na SAT Imagem da rua Aurora, 148, onde expliquei meu problema.

O primeiro balconista que me atendeu (muito atencioso por sinal) confessou não saber como essa ligação poderia ser feita e foi perguntar para um colega com mais experiência que sugeriu o uso de um divisor de sinal no fim do cabo (do lado da TV) e que ligasse uma saída direto na TV e outro no conversor de TV digital.

Gastei uns R$ 17,50 em material e fiz as ligações de acordo com as instruções do pessoal da loja (veja a entrada dos fios que vem das antenas na foto acima e saída para a TV e conversor digital na foto abaixo)  e não foi que realmente, a instalação funcionou de primeira? (yay!)

Agora posso assistir aos canais de TV analógica e digital na mesma TV sem ter que ficar ligando e desligando fios.  :^)

Happy happy, joy joy…

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos