ZTOP+ZUMO 10 anos!

Microsoft trabalha no SO D.W. (Depois do Windows)

Depois do Windows 7 e do Experimento Mojave, conheçam mais uma palavra adicionada ao dialeto de Redmond -  Midori.

Este é o codinome é citado em documentos internos da Microsoft que o pessoal do SDTimes teve acesso e que dão uma visão geral de um novo sistema operacional não baseado no Windows (uia!) e fortemente direcionado para internet e sistemas conectados.

O projeto Midori parece ter suas fundações criadas a partir no Singularity, um “SO de Pesquisa” e de código aberto anunciado pela Microsoft em março desse ano. Até onde entendi, a idéia por trás de Midori é de permitir a coexistência das aplicações baseadas em Windows com os recursos disponí­veis tanto local quanto remotamente (via web), independente da sua plataforma ou tecnologia (cliente-servidor, peer-to-peer, cloud computing e assim por diante).

Obviamente, a Microsoft também deseja criar um ambiente de desenvolvimento de facilite a vida dos programadores na hora de portar aplicações e tirar proveito das novas oportunidades que serão abertas com esse novo produto, mas ele ainda deve demorar para entrar ao mercado, talvez na época em que Ballmer se aposentar daqui a uns nove ou dez anos.

Leia a matéria da SDTimes na integra aqui e aqui.

Trivia:

No Japão, “Midori” significa verde (cor) e é muito usado como nome de mulher (talvez no sentido de planta verdejante, vitalidade, renovação). Pode ser uma referência í  reinvenção do Windows ou mesmo uma homenagem de algum funcionário da MS a sua amada (aquela de Cupertino, talvez?).

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • O mais legal é que o nome Midori já foi usado pela Transmeta para uma distribuição de Linux para dispositivos embarcados..
    Não deu certo, e provavalmente ninguém da MS se lembrou (ou sabia) disso, mas é curioso.

  • RJP

    Tem um web browser chamado Midori, que usa o Webkit, e é p/ Linux. Andei experimentando ele… É bem simpático, o cara.