ZTOP+ZUMO 10 anos!

Microsoft ‘open’: duas perguntas pra Roberto Prado

Zumo mandou duas perguntas para Roberto Prado, gerente de estratégias de mercado da Microsoft Brasil, assim que soube do novo posicionamento da empresa em relação í  interoperabilidade.

Como fica a disputa por padrões ODF x OOXML agora, já que o ODF poderá ser compatí­vel com o Office 2007?
O Office 2007 já possui, via plug-in, a possibilidade de abrir ou salvar arquivos em formato ODF. Esse anúncio aconteceu por meio de uma audiência pública realizada, em julho de 2006, no Congresso Nacional. Vale ressaltar que o componente de software pode ser encontrado no sourceforge.net.

A disputa na ISO e na ECMA continua?
Já sobre a questão da disputa de formatos, trata-se de algo no qual o próprio mercado decidirá. O Open XML já é um padrão ECMA e seguirá no caminho da padronização ISO, conforme determina o processo da entidade. A Microsoft entende que o Open XML possui caracterí­sticas que atualmente não estão contempladas no ODF e que são de extrema importância para empresas e consumidores, como segurança e assinatura digital conforme o padrão ICP/Brasil, compatibilidade e acessibilidade, entre outros detalhes.

Nota do editor: enviamos perguntas sobre o tema também para Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil. Assim que a resposta chegar, irá ao ar.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin