ZTOP+ZUMO 10 anos!

Microsoft e Toshiba juntas no HD DVD + HDi

A Microsoft e a Toshiba Corp. anunciaram no final da semana passada a intenção de criar um consórcio para promover o HD DVD como novo padrão de mercado, ao contrário do que desejam os defensores do Blu-Ray como a Sony e a Matsushita.

O novo órgão batizado de Advanced Interactivity Consortium (AIC) terá o apoio de grandes estúdios como a DreamWorks Animation SKG, Paramount Pictures, Universal Studios e Warner Bros. Outros parceiros serão convidados assim que o grupo for formalizado.

hdi_logo.jpgA grande contribuição da Microsoft nessa inciativa é a tecnologia HDi, uma implementação na camada interativa do HD DVD que ampliaria seu ní­vel de interação e compatibilidade não apenas através da mí­dia, mas também para outros serviços como o download de conteúdo pela Web e dispositivos diversos como PCs, TVs, celulares, players de mí­dia e consoles.

Baseado em padrões Web, a tecnologia HDi oferece um ambiente de desenvolvimento simples e familiar para os produtores de mí­dia e, é possí­vel criar efeitos avançados como PIP (Picture-in-Picture) ou uma interface gráfica que pode ser mostrada enquanto o filme é exibido.

Como o suporte para interatividade é obrigatório em todos os players de HD DVD, o HDi pode oferecer avançados recursos que funcionarão em qualquer equipamento ou driver compatí­vel.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.