ZTOP+ZUMO

Meus 5 minutos com Windows 8

Windows 8 vem aí. Quer dizer, só em 2012, mas a versão Developer Preview já pode ser baixada desde meados de setembro e, bem, com uma máquina antiga equipada com o Win8 (e tela sensível ao toque), passei meus primeiros momentos com o novo sistema operacional da Microsoft.

Se você está acostumado com a velha e boa cara do Windows de sempre, ela começa a mudar bastante com o Windows 8. O visual clássico de desktop está presente…

Mas é isso aqui a cara principal do Windows 8, chamada de Metro e inspirada nos “tiles” (tijolos?) do Windows Phone 7.

Itens clássicos do menu Iniciar, como os Programas, ficam assim. Viram “Apps”, em uma solução organizada de modo similar ao Mac OS X Lion e, claro, o Windows Phone 7.

Aplicativos também agora rodam em tela cheia, como o Twitter integrado ao sistema (app Twitt@rama)…

ou o app de localização:

O Win8 Developer Preview vem ainda com o futuro Internet Explorer 10:

E pequenas mudanças em itens de sistema, muito bem-vindas. Como o Gerenciador de Tarefas, mais didático e mostrando com detalhes aprimorados o que está em uso, como desempenho.

E aplicativos em uso e processos em segundo plano. 

Algo que eu achei curioso no Win8 foi o fato de fazer login apenas com sua Windows Live ID (pra quem não lembra, a senha do Hotmail ou Messenger, na maioria dos casos). Fato é que, bem, quase todo mundo tem uma senha dessas, e a Microsoft justifica a adoção da tecnologia para integrar melhor o Windows 8 com seus serviços de nuvem SkyDrive (seria LINDO mesmo ver o mesmo desktop e apps compartilhados em vários computadores, não?). Mais ou menos o que o Google fez com o Chromebook, com um novo ponto de vista.

O visual de outras áreas do sistema – como Documentos, Fotos, Música, Vídeos – no modo tradicional recebeu o visual “Ribbon” já velho conhecido do Microsoft Office (tem quem goste).

A experiência do toque é, talvez, o mais interessante salto do Windows 8 em relação ao Windows 7. Arraste o canto direito da tela e veja um menu de opções/configurações (vale para cada aplicativo), arraste o canto direito e alterne entre apps – e isso é só o começo.

A experiência de toque valeu também na máquina que brinquei com o Windows 8. Primeiro, o índice de experiência do Windows.

Era um netbook novo? Que nada:  um Asus EeePC Touch Screen de quase dois anos atrás (tks Marcel e Guido!), com processador Intel Atom N450 e 1 GB de RAM.

E isso responde à pergunta primordial: Windows 8 vai rodar em máquinas antigas? Sim, e a parte “antiga” funciona sem problemas. A área Metro e alguns apps já nativos para Win8 pré-instalados demoraram/travaram/não rodaram (e nem esperava que funcionassem direito mesmo). Agora preciso baixar o Developer Preview e instalar no netbook velhinho da HP que tenho aqui em casa (e sem touch).

No fim das contas, o grande diferencial para a Microsoft com o Windows 8 é a interface Metro e a integração com telas sensíveis ao toque. É a grande resposta de Redmond para o iPad e Mac OS X Lion combinados, com algumas coisas que o Mac ainda não faz e que, se desenvolvidos da maneira certa, vão ser um grande sucesso. Temos, claro, que esperar até 2012 para ver de perto – e com hardware novo e com telas incríveis.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Ely 10/10/2011, 15:03

    "(…) recebeu o visual “Ribbon” já velho conhecido do Microsoft Office (tem quem goste)."

    E não sou eu. Para mim isso é poluição visual, ocupando espaço desnecessário da interface. Deixa sempre presente o que só é buscado em momentos específicos.

    • Nerd 10/10/2011, 18:43

      É só configurar o ribbon do office que ele aparece só quando vc quer….
      E vc ainda pode criar uma ribbon no office só com o que vc mais utiliza….

      • Francisco Viana 10/10/2011, 22:14

        Nerd, gostaria de saber como fazer isso. Odeio a nova interface do Office.

  • Leandro Camilo 10/10/2011, 16:20

    Henrique, você tentou aumentar a resolução? Estava com este problema de não abrir apps e de travamento em um VM. Fiz uma pesquisa e encontrei que apesar de não avisar, as apps "exigem" uma resolução mínima, se você tiver com resolução baixa, dá este problema. Aumentei a resolução e tudo funcionou perfeito!

    Quem sabe na versão final resolvem avisar…

  • Mirkos 10/10/2011, 16:49

    "É a grande resposta de Redmond para o iPad e Mac OS X Lion combinados…" – Esqueceu propositalmente de falar do Android foi?

    • henriquem 10/10/2011, 21:08

      android não é concorrência em tablets ainda…

  • Douglas Santos 10/10/2011, 16:52

    VOu sentir falta do Win7….tudo que eles fazem é mudar o desktop…..na minha opinião a microsoft caga em um sistema sim e outro não…..
    95 Bom
    98 Ruim
    98 SE Bom
    ME Péssimo
    XP Otimo
    Vista HORRIVEL
    Seven PERFEITO
    WIn 8 ??? vc ainda tem dúvida, que vai ser bom rsrsr

    • Paulo 11/10/2011, 20:30

      Faz sentido…

    • Jean 12/10/2011, 23:29

      Acho que dessa vez a MS não vai errar não, pois ela não tem mais o mesmo monopólio quando tinha no seu auge (final dos anos noventa e início dos anos 2000 quando chegou a ser a empresa mais valiosa do mundo!). Hoje em dia, é a Apple que está no auge, produzindo o smartphone e o tablet mais vendidos do mundo, sem falar de um considerável mercado em computadores. Se a MS lançar um sistema horrível (como foi o Vista), será suicídio.

    • @eu_envio 25/10/2011, 17:28

      95 Bom
      98 Bom
      98 SE Ótimo
      ME Ruim
      XP Ruim
      XP SP2 Ótimo
      Vista Ruim
      Seven Bom

  • Charles Piero 10/10/2011, 16:52

    Gostei da matéria. Só um detalhe: o visual do IE 10(?) aí no alto da página é idêntico ao IE 9 . Espero, contudo, que o IE 10 venha com melhorias, porque o IE 9, afe!

    Sou movido a Zumo!

  • Gilvan 10/10/2011, 18:26

    "(…) recebeu o visual “Ribbon” já velho conhecido do Microsoft Office (tem quem goste)."
    Eu gosto. Melhor que os antigos menus e barra de ferramentas.

  • Caio 10/10/2011, 21:35

    Fala sério… M$ ficou na poeira mesmo. O que mudou nesse novo produto ? absolutamente nada. É igual ao Volks vendendo um Gol básico e um Gol com luz de seta nos retrovisores, no final é a mesma merda. Depois que Bill Gates aposentou-se parece que a M$ é governada por retardados.

  • Ely 11/10/2011, 10:32

    A verdade é que vendo esse Windows 8 com a interface antiga, e opcionalmente com o Metro, eu fico com a impressão que o Metro nada mais é um um aplicativo rodando em tela cheia por cima do mesmo Windows velho de guerra, rsrsrs

  • Anderson Costa 11/10/2011, 11:49

    é uma volta volta as origens, tipo visual 3.11 completamente repaginado e criado com recursos mais modernos que na época não existia.

  • Saulo Benigno 11/10/2011, 13:08

    Não, eu nunca vou me acostumar com esse novo formato. FATO!

    Mas… Twitt@rama? Ou Tweet@rama como na imagem? 😉

  • Daniel Alves 11/10/2011, 15:12

    O Windows 8 ainda irá rodar aplicações desenvolvidas para o XP? Programas, empresas, ERPs terão que ser reformulados ou teremos que utilizar maquinas virtuais?

    Ps.: Muito boa a matéria. Parabéns.

  • dflopes 12/10/2011, 02:40

    Pior do que aplicativos do XP – muito usado em soluções para equiamentos de campo aqui na empresa – é a bendita compatibilidade 32/64bits,
    pelo menos se vier com o VirtualPC.

    E acho que uma tradução melhor seria "ladrilhos". Tijolo é muito tosco,

    Quais os requisitos do sistema?
    funciona em um atom 1.6Ghz com 1Gb de RAM e 60Gb de HD?

    • Eddie 05/11/2011, 11:34

      Roda sim. E a propósito, tile literalmente traduzido seria azulejo. Tijolo é brick.

  • zuzuki 06/11/2011, 14:44

    Caraca, fiquei velho, já era, pode jogar a pa de cal e lacra.

    Acho q sou o unico q detestou essa budega de windows 8.

    Nao gostei mermo.

    Pode ate ser q mais a frente possa reconsiderar, mas por ora, detestei.

  • Jonathan 29/11/2011, 20:51

    eu nao baixei ainda, vi, gostei um pouco… mas..
    SÃO inacreditáveis 4 GB PARA DOWNLOAD, bom eu não vi ainda, mais me disseram que eram 4GB… Minha internet não da pra baixar, por enquanto windows 7 mesmo… 🙂
    Muito ótima a matéria!

    Detalhe ainda não tenho tela touch, o ruim é que o windows 8 vai ser mais pra tela touch isso que me intriga, apesar de poder usar ele pelo mouse, ficou meio estranho… porque quem não tem tela touch e nao gostar, é meio ruim… mais quando lançar em pcs novos, eu vou comprar e com licença original (se for barato), se for obvio um ótimo sistema, pois ainda esta em faze beta tudo pode mudar!

    Ah outra coisa, tomara que o preço não seja salgado! hoje em dia uma licença de windows custa no minimo uns 400 reais, se eles abaixarem o preço, vai ser bem legal… é esperar pra ver né?
    Usuário do Windows desde o Windows 98SE (Um dos sistemas da microsoft que eu gostei…)
    depois do 98 mudei pro XP SP2 PIRATA, em uma maquina bem antiga, achei bom, depois comprei uma maquina que ate hoje a tenho rodando o windows 7, andei tbm testando alguns sistemas como windows 95,98,98SE,ATE O HORRÍVEL ME e depois o 2000, e assim vai. É assim ainda sinto falta do Windows XP, que foi bom até do 98 se esse for bom, vai ser um marco para a historia da microsoft, e voltar até usuários um pouco mais satisfeito, pois estou satisfeito com meu windows 7!

    VLW primeira vez no site, e achei excelente PARABÉNS