ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Meus 5 minutos com iPhone 4S

Assim como já aconteceu com o Windows 8, tive meus “cinco minutos” (um pouco mais, na verdade) de experiência com o iPhone 4S, novo smartphone da Apple que já vendeu mais de 4 milhões de unidades no primeiro final de semana de vendas no exterior.

>>>AMD Vision Challenge + ZTOP: vote e ajude a Cruz Vermelha

Mesmo usando Macs desde 1998 (oi, iMac!), não havia me rendido ao iPhone até o começo deste ano, quando comecei a brincar com um modelo antigo (3GS) e o mundo de apps exclusivas para ele (oi, Instagram!). O amigo Sérgio Miranda, editor da Mac+, encarou uma fila de horas e horas no Canadá para trazer um aparelho novo na semana passada (mais sobre isso no final deste post). E fui lá ver seu brinquedo novo.

Primeira percepção geral, já notada por todo mundo, mas que eu preciso falar também, agora com conhecimento de causa: se você já viu um iPhone 4, também já viu um iPhone 4S (tem um detalhe mínimo de diferença apenas)

É o mesmo design, carcaça, tela, botões, tudo igualzinho. A diferença mesmo está na câmera (que me pareceu muito mais nítida e veloz que as versões anteriores do aparelho) e no assistente pessoal Siri, que ainda está na escola e não sabe falar português.

De frente:

Atrás, com o mesmo vidro frágil (que saudades do plástico!), nenhuma informação adicional de que esse é o iPhone 4S (!):

O conector padrão de 30 pinos, microfone e alto-falante:

O botão de liga/desliga e a saída de fone de ouvido:

Controle de volume e trava de silêncio. Aqui é a única diferença no design do iPhone 4: a posição dos botões é distinta, fazendo com que capas pro iPhone 4 não caibam no 4S.

E o slot para o microSIM. Tudo igualzinho ao iPhone 4.

O grande destaque mesmo é o Siri, que ainda só fala inglês, francês e alemão. Clique no botão do iPhone para ativar o recurso, como já ocorria com o Controle por Voz em aparelhos anteriores. Toque o microfone prateado e fale o que quiser…

Mas a simpática mocinha não entende português!

Em vídeo, com ajuda do Miranda, dá para entender melhor, com funções básicas:

É uma experiência divertida, e que vai mudar bastante o panorama como interagimos com o smartphone em um futuro próximo. Ainda pode soar esquisito falar com um dispositivo móvel sem um interlocutor humano…

Mas quando o Siri sair do beta e estiver plenamente funcional, será o grande próximo passo na evolução dos smartphones. Se o Siri te convencer direito, vai se tornar parte da vida: marcando compromissos, lembrando coisas quando chegar em casa ou no escritório ou mesmo sendo vítima de piadinhas infames.

A Apple conseguiu inserir um senso de humor incrível (mesmas perguntas feitas em momentos distintos levam a respostas igualmente distintas) em um produto que usa inteligência artificial, e isso é ponto principal para conquistar o consumidor.

Minha conclusão rápida, ligeira e rasteira: pelo Siri (se for portado para o português, claro), eu compro um iPhone 4S. A maioria dos recursos do iOS 5 já está presente nos demais aparelhos antigos da linha, e o Siri é o “killer app” para trocar de telefone. Quando chega ao Brasil? Não temos ideia, já que o país não aparece nas primeiras listas de lançamento ainda este mês fornecida pela Apple. Mas acredito que a espera vale a pena.

E, finalmente, o Miranda explica sua epopeia entre Estados Unidos, Canadá e muitas horas na fila para conseguir o iPhone 4S desbloqueado (troquei o video, que estava com problema):

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Aline

    Estou considerando abandonar o robozinho verde, vender meus rins e comprar o 4S quando sair por aqui.. Espero que o Siri aprenda a falar português logo. 🙂

  • Henrique,

    nao rola nem com ingles macarronico?

    E nao tenho pretensao de comprar um 4s por causa do caranguejo… eu sei como obter, conseguir, fazer as coisas que preciso. eheheh

    Parece piada, mas nao eh. Esse negocio da tecnologia facilitar TANTO as coisas pra gente me preocupa. Vamos desaprender a fazer coisas simples? E na hora que nosso “assistente pessoal” falhar, estaremos perdidos?

    Me preocupo em nos tornarmos personagens do filme WALL-e…

  • Furanus Alheius

    Vocês erraram em uma coisa… existe uma diferença minima mas perceptivel na posição dos bottões de volume outro próximo …

    gizmodo us e br falam sobre … possibilidade de não entrar em todas as cases do iphone 4 normal … http://gizmodo.com/5848221/iphone-4-cases-probabl

    • henriquem

      sim, vc está certo. obrigado. já corrigi o texto.

  • Awey21

    sério que o tamanho da câmera já não enuncia que é o pra bunda???
    chega a ser assustador o tamanho…

    • hugosilva

      mas pro seu passa com folga

  • Uptodate

    Olá Henrique, sabe nos informar qual o valor pago pelo Iphone 4S desbloqueado? A Apple da garantia no Brasil se comprado nos EUA? Abs

  • diego alonso

    Gostaria de saber se comprando um iphone 4s lá fora ele vai funcionar aqui?? Esse papo de desbloqueado funciona mesmo, ou tem se ser através de chips como o gevey??

    • Francisco Silva

      Diego, eu comprei um iPhone 4 desbloqueado esse ano nos Estados Unidos e funciona 100 %, mais o iPhone 4S só sairá desbloqueado no final do ano.

      Francisco.

    • Teste

      Oi, eu comprei o 4 desbloqueado e habilitei na Claro sem problemas.

  • Marcelo

    O Alemão não gostou da SIRI. Falou que não vale apena gastar dinheiro nisso.

  • jorge

    eu tenho um samsung gs2, e não troco por nada, ele pelo menos tem todas as funções em portugues, a vantagem do android que ele não te escraviza, diferente dos produtos apple.

    mas si vc é chegado num fetiche e gosta de ser escravo de uma grande corporação a apple é o caminho logico.

    meu samsung é genial, de longe muito superior a todos os demais smartfone, SIRI so si for a dança do panico…

    parabens otarios vcs vão comprar um produto exatamente igual ao 3gs, e ainda vão enfrentar filas para isso

    • Johnny

      o problema do samsung eh que ele eh do tamanho de um tijolo.. Gigannnttteeeeeeee… Eu tenho um BB Torch e ja acho grande, quanto mais o Galaxy s2

    • hugosilva

      tá querendo enganar quem com essa propaganda?

    • Johnny

      Samsung s2 é muito grande.. Como eh que pode fazerem um celular tão grande assim quando todos estão querendo aparelhos menores?

    • LEANDRO

      Isso ai, falou tudo. Fora que android vem evoluindo muito. Tive o iphone 4 e agora estou com galaxy s2, sinceridade no mercado nao existe aparelho que equipara com este. Depois grande jobs morreu, vamos ate quando apple vai escravizar seus suditos.

  • Jorge

    O QUE FAZER COM UM UM iPhone 4S NUM PAIS ONDE O 3G É UMA TRAGÉDIA, ONDE AS REDES WIFI SÃO UMA COMÉDIA.. ABSORVER UM CUSTO DESTES PARA NAO PODER FAZER QUASE NADA COM ELE…

  • Maxwell

    Samsung Galaxy SII
    ainda está sapateando em cima do iPhone!!!
    prontofalei

    • hugosilva

      nos seus sonhos de nerd

  • Cara ainda prefiro o sansung faz quase tudo igual, é mais barato e a sansung coloca a gente entre os primeiros a receber os lançamentos, já os americanos ainda acham que aqui tem macaco solto na rua.
    Mas deixando o anti-americanismo de lado o sansung novo que sera lançado ainda é mais rápido mais tão rápido que a foto é instantanea não fica pensando, e a tela de toque 10 vezes melhor que o iphone e eu falo do meu modelo galaxy i9000 e so tenho ele por causa da tv os outros ainda não tem e acho que nem terão.

  • Johnny

    O siri nao funciona no 4, mesmo baixando o ios5?

    • henriquem

      não oficial da Apple. já existe uma versão alternativa, entretanto…

  • Pingback: Gadget de luxo do dia: Vertu Constellation()

  • Vinicius

    Nem vo troca meu Arc ja chego o ''Iris'' pra android , kkkkkkk !
    Os cara copia tdooo . Nada se cria , tudo se copia !!!

  • Pedro

    Se o melhor diferencial for esse é só fazer no iphone que o 4 pega siri, faltou realmente inovação de design da apple, pra melhor coisa do smartphone novo ser um software, hum, não vale a pena trocar de smartphone. Vou ficar com o meu 4 mesmo.

  • Andre

    amigo tira uma duvida, mesmo que o siri seja em ingles eu tenho a opção de colocar o sistema em português. assim como nos iphones anteriores

    • henriquem

      sim

  • Pingback: Nokia Lumia 800, 710: os primeiros Windows Phones vindos da Finlândia()

  • Pingback: Nokia: a irmã cool da Microsoft()

  • Pingback: Review: HTC Ultimate com Windows Phone 7.5 “Mango”()

  • Pingback: Hands-on: Motorola RAZR()

  • Pingback: iPhone 4S (e outros iPhones) desbloqueados: o que isso significa?()

  • Pingback: iPhone 4S: não, obrigado (mas tudo é caro mesmo!)()

  • eduarda

    eu adorei!!!!!