ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Meu gadget velho: Samsung Yepp YP-K5 (2006)

Arrumando a bagunça da mesa de trabalho em casa, encontrei um tesouro esquecido: um MP3 player Samsung Yepp YP-K5, relíquia vinda da Coreia anos atrás e que ainda funciona.

O K5 é um dos poucos players de música que dava pra indicar em 2006, quando o iPod ainda era o rei dos tocadores de música e ninguém pensava que, nos anos seguintes, o MP3 player seria algo quase extinto com o advento dos smartphones.

O meu veio direto de Seul, na mala do chapa Rafael Rigues, que cruzou o mundo para conhecer a Samsung mais a fundo, na época que trabalhamos juntos na extinta (descanse em paz) segunda encarnação da PC Magazine Brasil. O K5 viria a substituir um iPod shuffle original e até chegou a ser vendido por aqui alguns meses depois (não lembro quanto paguei em wons coreanos ou quanto custava em reais depois).

E o K5 foi um bom companheiro, até ser substituído por um iPod touch de 2a geração (e que funciona até hoje também e serve de despertador todas as manhãs, mas já em modo offline e somente usado para acordar e tocar música de vez em quando). Para a época, tinha um monte de recursos bacanas: 2 GB de armazenamento, tela OLED de 1,7 polegada, teclas sensíveis ao toque, rádio FM e até uma bizarra função “reproduzir fotos” que nunca me aventurei em explorar.

Mas o mais legal dele é o alto-falante embutido. Fechado, parece um pequeno monolito preto. Deslize a parte traseira e surge um par de caixinhas estéreo, boas o suficiente para me entreter enquanto escrevo este post.

Pelas lembranças, a bateria durava bastante (umas 20 horas, pelo menos, usando fones de ouvido), mas sempre ficava com raiva de levar o cabo de dados para recarga em viagens, já que não era um conector padrão e, se eu perdesse, já era. Um tempo depois minha sogra (aquela do PC novo) ganhou uma TV digital portátil da Semp Toshiba (!) e o conector era o mesmo. Vai entender.

De qualquer modo, o K5 continua funcionando aqui. Está cheio de músicas de playlists criadas anos e anos atrás, e ajuda a lembrar do passado um pouco. Que viva por muito tempo.

Mais fotos do Samsung K5 (2006) – clique para ampliar. Na PC Mag gringa, o review da época avalia o K5 como “excelente”.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin