ZTOP+ZUMO 10 anos!

Memória flash segue para o storage

EMC Symmetrix DMX-4O mundo da TI corporativa começa a mostrar sinais de que o usuário final vai se dar bem em breve. Explico: a EMC, que faz sistemas de armazenamento, anunciou hoje que começa a fornecer sistemas de storage baseados em discos de estado sólido (SSD) no lugar de discos rí­gidos em sua linha Symmetrix DMX-4.

A tecnologia vem sendo testada desde o ano passado e conta também com um pacote de software para tornar tudo mais rápido ainda. Segundo a fabricante, ocorre economia de energia também – 1 terabyte de discos SSD requer 38% menos energia do que discos rí­gidos convencionais (de 15 mil RPM). A EMC diz que começa ainda neste trimestre a oferecer discos SSD com capacidades de 73 GB e 146 GB.

A boa notí­cia? A adoção da memória flash pelo mundo corporativo mostra que a tecnologia é confiável e vai acabar deixando mais barato o produto para usuário final a médio prazo – o Asus eeePC que o diga.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

Próximo post:

Post anterior: