MeeGo: Moblin + Maemo (!)

M

Quando você acha que mais nada pode surpreender no mundo dos celulares, Nokia e Intel vão unificar as plataformas Maemo e Moblin, ambas open source, em um único sistema operacional móvel, o MeeGo. É o primeiro grande anúncio que sai de Barcelona, no Mobile World Congress (apesar de a Nokia não estar no evento…)

Na definição oficial, o MeeGo é “uma plataforma de software baseada em Linux compatível com múltiplas arquiteturas de hardware entre diversos segmentos de dispositivos, incluindo computadores móveis, netbooks, tablets, mediaphones, TVs conectadas e sistemas de infotainment veicular”.

Na prática, vão usar o ambiente de desenvolvimento Qt para criar aplicativos (já usado pela Nokia para integrar o desenvolvimento para Symbian e Maemo), que serão vendidos via Nokia Ovi Store e Intel AppUpp Center.  Quem vai cuidar da bagunça é a Linux Foundation “com as melhores práticas do modelo de desenvolvimento open source”. Poder de fogo as duas empresas têm – Intel de novo interessada no mundo dos celulares (Atom! Atom! Atom!) e Nokia tendo que descobrir um modo de se reinventar para brigar com iPhone e Android.

O primeiro dispositivo com MeeGo sai no segundo trimestre. Depois do anúncio do MeeGo (miguxo!), a Nokia vai mostrar algumas outras novidades. Fiquem ligados.

By the way, o site da iniciativa MeeGo já está no ar.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos