Meego: Intel e Nokia decidem rumos esta semana

M

Ok, eu sei que ainda é muito cedo pra falar disso, mas achei que já poderia ter alguma ideia do que virá a ser o sistema operacional Meego aqui no Bossa Conference 2010, em Manaus – ledo engano. Pra quem não sabe/lembra, Meego é a fusão do Maemo (bancado pela Nokia) e do Moblin (da Intel), ambos open source e voltados a dispostivos móveis.

Renato Chencarek, do Instituto Nokia de Tecnologia, explicou os motivos da ausência do Meego no Bossa Conference: “Intel e Nokia vão se reunir esta semana. Até queríamos palestrantes sobre o tema, mas não deu”, afirmou.
Em resumo, o que está definido é o uso do Qt para desenvolvimento de aplicações (curiosamente, tema de inúmeras palestras aqui no evento), mas não a interface gráfica ou se o Meego vai ficar restrito a celulares ou dispositivos móveis, como notebooks (um ou outro, pelo visto, espero que não).
Lembrei de um post do blog do Meego publicado na semana passada: o primeiro repositório oficial de código do sistema deve sair até o final do mês. Esperemos, então.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos