ZTOP+ZUMO 10 anos!

Matrox lança novas placas de vídeo PCI e PCI-Express X1

p690_lp_pcie_x1.JPGA Matrox anunciou ontem sua nova linha de placas de vídeo série Millenium P690, uma evolução da linha P650, agora baseada no processo de fabricação de 90 nm e suporte para memórias DDR2.

Ao contrário dos big players AMD/ATI e NVidia, a linha P690 é mais voltada para uso profissional/corporativo com baixo consumo de energia. De fato, toda a linha utiliza coolers passivos (sem ventoinha, logo mais confiáveis), consumindo algo em torno de 12 watts ou menos.

Cada placa pode suportar até quatro monitores (via acessório opcional), sendo que duas placas no mesmo PC podem conectar de quatro a oito monitores ao mesmo tempo. Fora isso existem versões de meia-altura (low-profile) para desktops compactos.

Além dos tradicionais modelos com interface PCI-Express X16, o que mais me chamou a atenção foi a existência de modelos com barramento PCI (P690 PCI e P690 Plus LP PCI) e até PCI-Express X1 (P690 LP PCIe x1), uma ótima opção para aqueles que precisam de um upgrade na placa de vídeo e não dispõe de um slot AGP ou PCI-Express X16 em suas máquinas. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.