ZTOP+ZUMO

Matemática para meninas

Da série “Que fim teve aquele artista mirim depois que cresceu e perdeu a graça” a atriz Danica McKellar — a Winnie Cooper da série Anos Incríveis (The Wonder Years)  — manteve a graça, se formou na faculdade e iniciou uma segunda carreira como acadêmica e escritora de livros de matemática no melhor estilo revista Capricho.

Formada pela UCLA em matemática, McKellar também ficou famosa no mundo acadêmico por comprovar seu próprio teorema físico, mais conhecido hoje como o Chayes-McKellar-Winn theorem que foi publicado pela primeira vez no British mathematical physics journal:

Em 2007 a autora publicou seu primeiro livro — Math Doesn’t Suck — que utiliza uma abordagem para conquistar o leitor que não difere, por exemplo de outros autores como Larry Gonick com seus Cartoon History  of… ou a editora Omha/Novatec com seus Guia Mangá de… ou seja, tornar a linguagem e casar a teoria com exemplos práticos mais próximo do público mais jovem, nesse caso pré-adolescentes e adolescentes do sexo feminino. Mais recentemente McKellar lançou seu segundo livro Kiss My Math com o mesmo tema:


Resumindo: Não é a garota que a mãe de Sheldon Cooper gostaria de ter como nora?

Correção: Sheldon Cooper já cruzou com McKellar (Abbie) no episódio #13 da atual temporada do The Big Bang Theory — “The Psychic Vortex” — quando este acompanha Raj numa festinha na faculdade em troca da “edição limitada” da lanterna verde do Lanterna Verde que era de Koothrappali (aparentemente, uma ótima engenhoca para impressionar garotas).

E pelo visto não rolou nada já que ela acabou no sofá com o indiano.

 Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pablo 21/02/2010, 14:43

    Cada uma que aparece !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Wilson 21/02/2010, 19:02

    Caramba, eu assiti esse episódio, ri muito (um dos mais engraçados da série) e não reconheci a Winnie Cooper!! Caramba, o indiano levou a melhor sobre o Kevin!!! Hahahahaha.

  • walter 21/02/2010, 20:51

    putz, não tinha percebido a tag Genshiken até agora… 🙂

    • mnagano 21/02/2010, 23:22

      Falando nisso, saiu a premiação de 2008 do Japan Media Arts Festival de 2009

      Mamoru Hosoda (The Girl Who Leapt Through Time) ganhou mais um prêmio com o longa Summer Wars na categoria Anime e Fumio Kouno (Town of Evening Calm, Country of Cherry Blossoms) um prêmio de excelencia pelo mangá Kono Sekai no Katasumi Ni.

      Ah sim e Shigeru Miyamoto (criador de Super Mario Bros) tb levou um prêmio especial pelo conjunto da obra.

      http://plaza.bunka.go.jp/english/festival/2009/wi

  • dflopes 22/02/2010, 12:53

    Que bom que não virou uma patricinha decadente atrás de papeis secundários – e que cálculo é tranquilo de aprender!

    Pena que ainda não vi toda a terceira temporada (parei no 11º episódio)

  • @bonibr 22/02/2010, 16:28

    Em homenagem vou escutar Joe Cocker com A Little Help From My Friends. Ahhhh Winnie Cooper!

  • Ricardo Joris 05/04/2011, 18:41

    De como Sheldon Cooper explicou a Penny o que é a Teoria M:
    http://www.gatosepapos.blogspot.com/2011/04/teori