Gadget do dia: Mata Mosquito IK10B da Electrolux

G

Armadilha de insetos utiliza sucção de ar para capturar e matar qualquer mosquito ou pernilongo que for atraído pela sua luz UV

Com a chegada do verão e a crescente preocupação do público em geral com a proliferação de mosquitos e pernilongos — em especial o notório Aedes aegypti — já era de se esperar que a indústria de eletrodomésticos colocasse no mercado algo específico para combater ou pelo menos minimizar a ação dessa praga (no sentido mais exato da palavra).

Um dos primeiros que já vi no mercado foi a linha de ventiladores e circuladores de ar Turbo Silêncio Repelente da Arno

Arno_turbo_silencio_repelente

…que incorpora um tradiconal repelente elétrico de pastilha, que espalha o seu “odor” pelo ambiente, junto com a corrente de ar criada pelo mesmo.

Arno_turbo_silencio_repelente_pastilha

Mas como o próprio nome sugere, esta solução “espanta” os mosquitos, de modo que ele — no máximo — faz com que o seu problema vá atazanar a vida de outra pessoa, como por exemplo, o seu vizinho.

Isso é bom? Isso é mau? O que o seu vizinho acha disso?

Sob esse ponto de vista, o novo Mata Mosquito IK10B da Electrolux propõe uma outra estratégia: Capturar e matar os pernilongos sem o uso de esforço físico, objetos contundentes (como rolo de jornal, revista, chinelo) ou produtos químicos:

mata_mosquito_Electroluz_overall_branco

Lançado no fim do ano passado pela sua divisão de produtos de cuidados com o ar, ele mede aproximadamente 12,0 x 17,5 x 12,0 cm (LxAxP) e 597 gramas de peso e funciona ligado na tomada (127~220 volts). Além do branco ele também está disponível na cor preta (modelo IK10P).

mata_mosquito_Electroluz_exploded

E como ele funciona? O dispositivo vem equipado com um sistema de luz de LED UV que atrai os insetos e — se chegarem muito perto — são sugados para o seu interior (por meio de um sistema de aspiração ativo) onde ficam presos num cesto coletor e morrem depois de algumas horas. mata_mosquito_Electroluz_funcionamento

Segundo o fabricante, a área de atração desse produto é de até 20 m² e o ideal é que ele fique posicionado numa altura de aproximadamente 80 cm do chão.

Fora isso, vale a pena observar que devido ao seu funcionamento, a recomendação é que o Mata Mosquito seja colocado dentro de um ambiente fechado e com pouca luz, longe de fontes de calor (como um fogão ou aquecedor) e, é claro, longe da chuva e de qualquer tipo de vento seja ele natural ou não.

Porém, isso não impede que o aparelho seja usado em locais abertos (desde que cobertos), mas sua eficiência pode ser comprometida pela ação do vento e de outras interferências externas que podem diminuir a captura de insetos.

Também acompanha o produto um pequeno suporte que permite fixar o mesmo numa parede, dispensando assim o uso de uma mesa:

mata_mosquito_Electroluz_suporte

Nossa opinião sobre esse produto é que — como em qualquer tipo de armadilha — existe um certo elemento do acaso que deve ser levado em consideração, já que para funcionar de acordo com os conformes, o mosquito tem que chegar perto o suficiente do aparelho para só assim ser sugado — e isso sem falar dos fatores externos citados acima que podem tanto ajudar quanto atrapalhar na captura dos insetos.

De um certo modo, é como sair para pescar com uma vara nova no fim de semana: Se pegou bastante peixe a vara é ótima — mas se não pegou nada, ela não vale porcaria nenhuma e é por isso que ele está fazendo companhia para os peixinhos no fundo do lago.

De fato, a própria Electrolux deixa bem claro no seu material de comunicação que “O Mata Mosquitos não substitui a prevenção. Contra focos de mosquitos, elimine água parada de sua residência e arredores.

Capisce?

O preço sugerido desse produto é de R$ 359. Mais informações aqui.

mata_mosquito_Electroluz_overall_preto

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="104176 http://www.ztop.com.br/?p=104176">comentários</span>

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos