ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

“Making Of” de Atlantis

Se você, como eu, era um pequeno nerd curioso na década de 80, provavelmente já se perguntou mais de uma vez “puxa, como eles fazem isso?” enquanto jogava seu joguinho favorito no Atari.

A resposta veio cerca de 20 anos depois: o povo da AtariAge encontrou no YouTube um trio de ví­deos de um programa da PBS (emissora norte-americana) sobre a Imagic, a número dois no desenvolvimento de jogos para o Atari. Não lembra da Imagic? Então talvez você se lembre de dois nomes: Demon Attack e Atlantis. Lembrou? Sabia.

O programa, com três segmentos (1, 2 e 3) de 9 minutos cada, acompanha o desenvolvimento do jogo Atlantis durante o ano de 1982, de sua concepção í  estréia na CES (na época não existia E3). Você vai ver sessões de brainstorming, protótipos do jogo, produção dos cartuchos, testes do jogo com crianças, festas de lançamento e mais. Destaque para os programadores escrevendo código “na mão”, em papel, e trabalhando sem computadores em suas mesas.

Se quiser baixar os ví­deos, recomendo o site Vixey.net: ele baixa o arquivo FLV do YouTube, faz a conversão online e te entrega um AVI ou MPEG-4 prontinho pra tocar em qualquer DVD Player ou no seu iPod. Genial.

UPDATE: Troquei os links do YouTube (fora do ar) por links para versões locais dos ví­deos. São arquivos MP4, com cerca de 20 MB cada.

  • Angelico

    Parece que removeram os videos do youtube…

  • Eita, era o que eu temia! Mas não tem problema, sou um nerd prevenido e fiz cópias em DiVX dos vídeos assim que eles começaram a ficar populares. À noite posto um link para download.