ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Mais uma DSLR da Sony?

sony_flagship_model_a.jpgFuçando as fotos de divulgação da nova Alpha 700 no site da Sony, encontrei entre elas uma imagem que a empresa descreve como “Flagship Model”.

Seria este o protótipo do tal modelo Alpha “topo de linha” que eles estão desenvolvendo?

O que me chamou a atenção é o fato de esse modelo não ter flash embutido no seu topo, ou mais exatamente sobre o seu pentaprisma (nesse caso, a saliência na forma de pirâmide), recurso comum entre os modelos amadores, porém nunca usado nas profissionais.

Isso porque a ausência do flash permite a construção de corpos estruturalmente mais rí­gidos e resistentes, com melhor vedação e isolamento contra as intempéries do tempo – caracterí­sticas muito apreciadas entre os fotógrafos esportivos e jornalistas.

Fora isso, podemos notar a ausência dos chamados modos de cena (ação, retrato, macro, paisagem, etc.) no seu botão seletor (apenas os essenciais P, A, S e M) í  direita do pentaprisma e, í  sua esquerda, podemos ver um pequeno painel LCD usado para mostrar algumas informações sobre o estado da máquina, como velocidade, abertura, número de fotos, etc.

Esse painel – comum nos modelos profissionais – é suprimido nos modelos de entrada que, no seu lugar, utilizam a própria tela LCD traseira para mostrar esses dados, o que apesar de consumir bem mais energia, economiza no custo final de fabricação.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.