Mais Linux nos Dell: agora com Ubuntu 8.04

M

A Dell atualizou sua versão do sistema operacional Ubuntu em alguns computadores da 7.10 para a 8.04. A oferta é restrita, por enquanto, nos EUA, França, Alemanha, Espanha, Canadá, Reino Unido e até no México e Colômbia (nada de Brasil ainda).

Os modelos que começam a ser vendidos com o Hardy Heron são os notebooks XPS M1330N e Inspiron 1525N e o desktop Inspiron 530N, e outros equipamentos com Linux serão lançados em agosto.

Um dos blogs da companhia, o Direct2Dell, deu mais alguns detalhes do que vem no pacote com o Ubuntu:

– Codecs Fluendo GStreamer para reprodução de MP3, WMA e WMP (eles complementam o LinDVD para reprodução de DVDs).
– Compatibilidade com os leitores de impressão digital presentes nos modelos XPS.
– Compatibilidade com OpenGL nos modelos que vêm com placas ATI (Inspiron 530n e Studio 15n), por meio de um driver fglrx (código proprietário).
– Compatibilidade com saí­da de áudio HDMI em placas NVIDIA e ATI – ligue seu Dell com Ubuntu ao receiver A/V da sua casa. Diz a Dell que isso não funciona ainda nas placas de ví­deo da Intel.

Mais sobre Ubuntu (e FreeDOS) na Dell aqui.

Henrique complementa: aproveitando o tema, hoje (25) é o último dia para participar da campanha do BR-Linux para ajudar a Wikipedia. Vai lá!

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos