Maemo 5 entra em beta: novos tablets Nokia a caminho?

M

maemo5Existe uma movimentação em torno do Maemo no Nokia Developer Summit 2009 em duas palestras técnicas para desenvolvedores. E isso pode indicar o lançamento em breve de novos internet tablets (ou será que veremos notebooks?) com a marca Nokia, que lançou seu último modelo de tablet em 2008 (foi o já extinto N810 Wi-Max. O N810 continua à venda, por sinal).

Para quem não sabe, Maemo é o sistema operacional dos internet tablets baseado em Linux. Ontem, a Nokia lançou uma versão beta do kit de desenvolvimento de software do Maemo 5 (codinome Fremantle), por enquanto incompatível com o hardware atual e focado na criação de widgets. Alguns destaques do novo Maemo são:

– Compatibilidade com processadores OMAP3, de maior desempenho;

– Compatibilidade com câmeras de maior definição (o termo usado foi “high definition”, para ser mais preciso);

– Interface otimizada ainda mais para o uso com o dedo;

– Tela touchscreen com resolução WVGA;

– Compatibilidade com redes Wi-Fi e 3G/HSPA (mmm, um modem no tablet faz bastante sentido).

– Adoção de OpenGL ES 2.0

A Nokia não comenta/especula novos recursos (durante a palestra de Teemu Sorvisto, gerente de marketing para Maemo na Nokia, ele afirmou que não podia citar quando o sistema terá compatibilidade com voz, por exemplo) nem previsão de lançamento do Maemo 5 (e também não sobre novos tablets, claro). Mas, por alguns recursos compatíveis do SDK do Maemo 5 beta, já temos algumas pistas do que pode vir por aí.

Sorvisto disse que já existem 50 aplicativos no repositório do Maemo.org feitos para Maemo 5, incluindo o cliente de e-mail Modest, da tela que abre este post.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos