ZTOP+ZUMO

Macro: Smartphone Tango com câmera RealSense

[IDF15] Desenvolvido em parceria com o Google, esse smartphone incorpora uma nova câmera 3D bem mais versátil que a do Venue 8 7000.

Entre as tecnologias em destaque deste ano no IDF 15, uma que realmente salta aos olhos (literalmente falando) é a tecnologia RealSense que começou como uma simples interface de gestos, mas que evoluiu bastante especialmente no que se refere às suas aplicações e formatos.

E se no ano passado a Intel apresentou o primeiro tablet comercial com câmera RealSense em parceria com a Dell, em 2015 ela mostrou seu primeiro smartphone com o mesmo recurso:

realsense_phone_overall

Mas ao contrário do tablet da Dell, esse dispositivo ainda não é um produto de varejo e sim uma plataforma de exploração voltada para desenvolvedores, baseada no projeto Tango do Google. E até por causa disso, ele ainda não tem um codinome oficial, de modo que ele é chamado informalmente de smartphone Tango.

realsense_phone_tango

Desenvolvido em parceria com o Google, esse smartphone vem equipado com uma tela de 5″, processador Intel Atom “Cherry Trail”, 2 GB de RAM e sistema operacional Android Lollipop.

realsense_phone_overall

realsense_phone_about

Já a câmera me parece ser baseada no modelo R200 da Intel que é bem mais sofisticada que a o Venue 8 que dispunha apenas de três câmeras (uma principal e duas auxiliares). Já este modelo também vem com um sensor infravermelho e até um iluminador de flash. O que ouvimos dos técnicos da Intel responsáveis pela demo era que a visão 3D dessa câmera tem um alçance bem maior que a versão do ano passado.

realsense_phone_back2

Fora isso o seu design é bem convencional com seu gabinete de plástico em tons de cinza escuro com detalhes em azul “Intel” sendo que na parte de cima vemos a porta de som e o slot para o cartão SIM mas nenhum para cartão micro SD o que não é exatamente um problema, especialmente quando estamos falando em modelos de desenvolvimento.

realsense_phone_topo

Na lateral esquerda temos apenas o botão de liga/desliga…

realsense_phone_lado_dir

… e no lado oposto o controle de volume e um curioso conector proprietário que combina os sinais das interface HDMI e USB.

realsense_phone_lado_esq

Isso permite por exemplo transmitir as imagens da câmera e os dados de profundidade em tempo real para uma TV maior ou mesmo para o PC. De fato entre os acessórios desse smartphone existe uma base de acoplamento…

realsense_phone_doca0

… que permite montá-lo numa superfície plana…

realsense_phone_doca1

… e usá-lo em diversas atividades interativas como se fosse uma câmera Kinetic:

realsense_phone_doca2

Além disso, muitas das outras demonstrações do Tango estavam relacionadas com a digitalização de objetos reais para criar modelos em 3D:

realsense_phone_scanner

Mas como sempre, ainda é cedo para dizer se esse produto “é o bicho!” ou não ou até mesmo se vai chegar um dia ao mercado. O meu palpite é que ele pode ser um interessante produto de nicho em aplicações profissionais nas áreas de comércio eletrônico, logística, segurança, governo, pesquisa de campo etc. instalado por exemplo num modelo robustecido como o ToughPad FZ-X1 da Panasonic.

Mas como diz o tema deste IDF (“developed by you”), o que vai determinar no fim das contas o sucesso ou não deste smartphone serão os produtos, serviços e aplicações que serão criados para eles, e ai, quem sabe o que passa pela cabeça de um desenvolvedor né?

 Disclaimer: Mario Nagano viajou para São Francisco a convite da Intel, mas todas as opiniões e as fotos bacanas são dele.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 21/08/2015, 08:39

    Então é isso, minha pergunta do post anterior foi respondida.
    Hoje, para leigos, a maior demanda é a impressão 3D de pequenas peças para substituição ou reparos, mas é difícil desenhar no CAD para quem não tem habilidade (ou paciência) pra fazer apenas uma peça – como o pé de elevação do teclado, rodas do carrinho do seu filho, cadeirinhas da coleção da Barbie que se perderam no quarto da filha, etc.

    Com essa câmera, é possível escanear e imprimir.
    Só vai faltar a base giratória pra deixar a tarefa mais profissional

    Mas conector proprietário?! Buuuu!!!