[CES 2015] Macro: smartphone LG Fx0 (Firefox OS)

[

Da série “acasos em uma feira de eletrônicos”, trombei com o Fx0, primeiro smartphone com Firefox OS disponível apenas no mercado japonês e que tem recursos bem mais avançados que as versões iniciais do sistema.

O Fx0 é oferecido apenas pela operadora japonesa KDDI e, bem, é diferente de qualquer outro smartphone do mercado. O design é de Tokujin Yoshioka, que diz que “o Fx0 garante a liberdade, abertura e transparência centrais à missão da Mozilla e aos valores do Firefox OS”.

O aparelho é fabricado pela LG e usa um processador Qualcomm Snapdragon 400, vem 1,5 GB de RAM, 16 GB de armazenamento (expansíveis com cartão), tem câmera traseira de 8 megapixels e uma tela de 4,7″, rodando Firefox OS 2.0 – e já com suporte a 4G/LTE.

Segundo os representantes da Mozilla, “o aparelho está disponível no Japão agora”, mas deram a entender que um lançamento internacional está próximo.

Mais fotos:

kddi firefox os - 02

kddi firefox os - 03 kddi firefox os - 04
kddi firefox os - 06

Note que o botão central tem um símbolo do Firefox disfarçado:

kddi firefox os - 07 kddi firefox os - 08 kddi firefox os - 09

Aqui sem a tampa traseira:
kddi firefox os - 11 kddi firefox os - 12 kddi firefox os - 13 kddi firefox os - 14

Além do Fx0, o pessoal do Firefox OS também anunciou na CES 2015 que serão o sistema operacional por trás das novas smart TVs da Panasonic – pena que não estava em demonstração (era um vídeo em loop).

kddi firefox os - 15

O legal é que a Panasonic Brasil já confirmou a chegada desse nova TV com Firefox OS para o Brasil (yaaay!)

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos