ZTOP+ZUMO 10 anos!

Macro: HP Envy x2 PC com Snapdragon 835

[Snapdragon Tech Summit 2017] Novo Envy x2 é um belo exemplo de design x forma x  função x mobilidade

Tablet com teclado ou notebook com tela removível? Qualquer que seja a resposta, o HP Envy x2 é um produto que encarna bem o novo conceito do PC sempre conectado da Qualcomm.

Isso porque ao contrário do NovaGO da Asus que é um notebook 2-em-1 de desenho mais tradicional e, consequentemente mais adequado para geração de conteúdo, o modelo da HP foca mais no conceito de mobilidade e luxo, mesmo que com isso ele tenha de abrir mão de algumas comodidades em favor do estilo.

Com apenas 6,9 mm de espessura e 700 gramas de peso, o design do Envy x2 lembra muito o Surface da Microsoft…

… só que o suporte da tela não fica no tablet…

… e sim na própria capa/teclado que gruda em “etapas” em várias partes do portátil por meio de magnetos:

Isso faz com que a capa não desgrude do PC mesmo quando segurado pela tela…

… ou mesmo pela capa!

Assim como o pessoal de Raleigh que fica no grande estado da Carolina do Norte, os designers da HP investiram bastante no design desse produto cuja beleza muitas vezes passa desapercebido, como por exemplo a posição do novo logo da empresa…

… que coincide com o do da capa:

Fora isso, esse suporte foi desenhado para trabalhar em ângulos extremos não arriando mesmo quando aplicamos pressão sobre a tela.

… isso porque além da dobradiça robusta (projetada para aguentar ~50 mil movimentos antes de começar a “amolecer”) ela também conta com uma discretíssima borda de borracha que ajuda a manter o sistema no lugar:

Já o teclado em si possui dois ajustes de ângulo e possui um amplo touchpad com clique nas bordas. O curso das teclas é de 1,3 mm…

… e também são retroiluminadas:

Sua tela de 12,3″ com interface de toque para dez dedos, tem resolução Full HD protegida por uma camada de Gorilla Glass 4:

… que possuem duas pequenas aberturas laterais para a saída de som dos seus dois alto-falantes…

… com tecnologia Bang & Olufsen. Nessa imagem também podemos ver do canto esquerdo a porta de som/microfone e no lado oposto o controle de som e a entrada do slot micro-SD:

Do outro lado temos apenas uma porta USB-C 3.0 que também serve para recarregar sua bateria recarregável com autonomia estimada de 20 horas de uso ou 700 horas em standby.

Conversando com o pessoal da HP que estava nessa demo, eles comentaram que essa versão apresentada ainda não era a final e que estaria ainda passando por ajustes finos (como por exemplo melhorar o ângulo do teclado) e, até por causa disso, a empresa não revelou muitos detalhes da sua configuração interna, além do fato dela vir equipada com o processador Snapdragon 835, até 8 GB de RAM LPDDR4 e até 256 GB de disco SSD. Seu modem LTE 4G é Snapdragon X16.

A previsão é que o novo Envy x2 chegue ao mercado americano no início de 2018. Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Durante uma sessão de perguntas e respostas com Cristiano Amon, VP Executivo da Qualcomm CDMA Technologies (QCT) tivemos a oportunidade de perguntar se com o recente anúncio do Snapdragon 845 quando poderíamos esperar o lançamento do primeiro PC com esse chip.

Ele explicou que como o seu primeiro PC foi desenvolvido com o 835, a primeira leva de equipamentos ainda deve vir com esse chip.

Já a segunda leva poderá já vir com o 845, mas isso é claro dependerá do fabricante.

Amon também comentou que o ritmo de atualização de um PC não vai ser o mesmo de um smartphone, de modo que o mercado pode esperar uma certa estabilidade nessa plataforma PC que poderá ser contata na casa dos anos. Caso contrário, a empresa se arriscaria a perder clientes bem importantes, em especial no mercado corporativo que não aceitaria a possibilidade de que seus sistemas fiquem “obsoletos” depois um ano a exemplo do que acontece com os telefones.

Disclaimer: Mario Nagano viajou para o Havaí a convite da Qualcomm. As fotos bacanas, opiniões brilhantes e piadinhas infames são dele mesmo.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • rodmaia

    Roda os mesmos aplicativos do Windows normal?

    • Sidney Pontes

      Sim, a beleza do projeto é um PC que usa chip de smartphone para duração da bateria e conexão constante com internet.