ZTOP+ZUMO

Llano chegou: AMD libera a APU para fabricantes de PC

Sem muito alarde, a AMD já começou a distribuir para fabricantes de computadores o processador AMD Fusion da série A — codinome Llano (à esquerda de um Zacate) — voltado para notebooks e desktops mainstream.

Baseado no núcleo de processamento K10.5 e GPU integrada da série Redwood, o Llano é uma família de processadores de 32 nm e que será voltado para o mesmo público hoje atendido pelos chips Athlon II X2 e X4.

Se o Zacate e o Ontario foram chips que ocuparam um nicho intermediário entre os Atoms e os Pentiums da Intel, o Llano vai querer bater de frente com os processadores Core iX de segunda geração (Sandy Bridge) tanto no segmento de desktops quanto de notebooks.

Desde o último dia 4 de junho a AMD já começou a despachar os primeiros lotes do novo processador e que deverão aparecer em mais de 150 notebooks e desktops de diversos fabricantes a partir do segundo semestre.

Os novos chips da série A estarão disponíveis nas versões de dois e quatro núcleos x86, sendo que algumas versões contarão até com sua própria versão de “Turbo Boost” da Intel, batizada de Turbo Core. Fora isso, o novo chip tem uma GPU integrada Radeon com até 400 steam processors e suporte para DX11 — tudo com o objetivo de oferecer a melhor experiência visual em gráficos, vídeos em HD, navegação na web e computação acelerada.

Como sempre acontece nesses anúncios, o fabricante pai da criança divulga alguns vídeos mostrando como o seu filhote dá um corre no garoto do vizinho (de Santa Clara), o que não foi exceção neste caso:

===

===

E também como sempre só teremos uma opinião formada aqui no Ztop se o Llano vai ser realmente tudo aquilo que eles falam quando tivermos uma plataforma de demo em mãos. Antes disso teremos mais notícias fresquinhas, já na semana que vem por que o Henrique vai cobrir o primeiro AMD Fusion Developer Summit 2011 — uma espécie de IDF da AMD — nos dias 13 a 16 de junho no Meydenbauer Center em Bellevue, Washington – época em que o Llano (e a plataforma “Sabine” para notebooks) será apresentado.

Nos vemos por lá, rapeize.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Alexandre Gorges 11/06/2011, 09:52

    o ponto fraco da Intel sempre foi os gráficos.

  • rubens 11/06/2011, 12:11

    O Llano concorre em desktops só com os SandyBridge mais em conta. Não dá pra esperar muito mais do K10.5 (dos Phenom II atuais) mesmo com o processo de produção mais atual.
    O concorrente dos i5/i7 é o Bulldozer (futura série AMD FX).

    • Hugo Vinícius 12/06/2011, 12:03

      e olhe lá! Pela pouca informação que li a respeito dos Bulldozer, eles não serão tanta coisa. O motivo do atraso dos Bulldozer é justamente o baixo desempenho. Estão tentando melhorá-lo numa nova revisão de CI.

  • dflopes 11/06/2011, 14:49

    e qual seria a diferenca entre o bulldozer e o Llano?

    Depois da experiencia com o zacate, eu deixei de ser um usuario fiel da Intel depois de 15 anos.
    E a solucao de video integrada, as GPUs da AMD, dao um banho nas GMAs…

    • rubens 11/06/2011, 20:24

      Como o Nagano disse, o Llano reaproveita a microarquitetura K10.5 (usado no Phenom II atual), em um processo de fabricação menor (32nm ao invés de 45nm). Além de incluir um processador gráfico junto.

      O Bulldozer é uma arquitetura nova de verdade. Cada núcleo de certa forma foi simplificado, e pareado no que chamaram de "módulo" e criado pra multiprocessamento (pense no meio termo entre um dual core e um single core com hyperthreading, é mais ou menos o que é cada módulo).
      Cada "núcleo" tradicional consiste de um ou mais módulos.
      Além de melhorias no gerenciamento de energia, otimizações de IPC, cache, etc.

  • André 11/06/2011, 16:38

    Espero que a nova corrida não seja por mais cores ou frequências maiores, e sim pela potência da GPU.
    Algo que possa significar mais gente jogando nos desktops e notebooks é sempre algo bom tanto pro usuário quanto pra indústria de jogos.

  • alan 11/06/2011, 19:58

    como voce consegui a gpu e processador da amd

    • mnagano 11/06/2011, 20:18

      Correção: o chip da esquerda é uma APU Llano e a da direita é um Zacate.

      • Josue Jr 13/06/2011, 08:58

        dois lados esquerdos?? UAU!!!

        • mnagano 13/06/2011, 10:14

          Ops, falha nossa.

          Brigadão pelo toque,

          M.

        • Furanus Alheius 13/06/2011, 11:04

          deve ter acordado com um dos dois pés esquerdos dele hoje …