
Sem muito alarde, a AMD já começou a distribuir para fabricantes de computadores o processador AMD Fusion da série A — codinome Llano (à esquerda de um Zacate) — voltado para notebooks e desktops mainstream.
Baseado no núcleo de processamento K10.5 e GPU integrada da série Redwood, o Llano é uma família de processadores de 32 nm e que será voltado para o mesmo público hoje atendido pelos chips Athlon II X2 e X4.
Se o Zacate e o Ontario foram chips que ocuparam um nicho intermediário entre os Atoms e os Pentiums da Intel, o Llano vai querer bater de frente com os processadores Core iX de segunda geração (Sandy Bridge) tanto no segmento de desktops quanto de notebooks.
Desde o último dia 4 de junho a AMD já começou a despachar os primeiros lotes do novo processador e que deverão aparecer em mais de 150 notebooks e desktops de diversos fabricantes a partir do segundo semestre.
Os novos chips da série A estarão disponíveis nas versões de dois e quatro núcleos x86, sendo que algumas versões contarão até com sua própria versão de “Turbo Boost” da Intel, batizada de Turbo Core. Fora isso, o novo chip tem uma GPU integrada Radeon com até 400 steam processors e suporte para DX11 — tudo com o objetivo de oferecer a melhor experiência visual em gráficos, vídeos em HD, navegação na web e computação acelerada.
Como sempre acontece nesses anúncios, o fabricante pai da criança divulga alguns vídeos mostrando como o seu filhote dá um corre no garoto do vizinho (de Santa Clara), o que não foi exceção neste caso:
===
===
E também como sempre só teremos uma opinião formada aqui no Ztop se o Llano vai ser realmente tudo aquilo que eles falam quando tivermos uma plataforma de demo em mãos. Antes disso teremos mais notícias fresquinhas, já na semana que vem por que o Henrique vai cobrir o primeiro AMD Fusion Developer Summit 2011 — uma espécie de IDF da AMD — nos dias 13 a 16 de junho no Meydenbauer Center em Bellevue, Washington – época em que o Llano (e a plataforma “Sabine” para notebooks) será apresentado.
Nos vemos por lá, rapeize.
o ponto fraco da Intel sempre foi os gráficos.
O Llano concorre em desktops só com os SandyBridge mais em conta. Não dá pra esperar muito mais do K10.5 (dos Phenom II atuais) mesmo com o processo de produção mais atual.
O concorrente dos i5/i7 é o Bulldozer (futura série AMD FX).
e olhe lá! Pela pouca informação que li a respeito dos Bulldozer, eles não serão tanta coisa. O motivo do atraso dos Bulldozer é justamente o baixo desempenho. Estão tentando melhorá-lo numa nova revisão de CI.
e qual seria a diferenca entre o bulldozer e o Llano?
Depois da experiencia com o zacate, eu deixei de ser um usuario fiel da Intel depois de 15 anos.
E a solucao de video integrada, as GPUs da AMD, dao um banho nas GMAs…
Como o Nagano disse, o Llano reaproveita a microarquitetura K10.5 (usado no Phenom II atual), em um processo de fabricação menor (32nm ao invés de 45nm). Além de incluir um processador gráfico junto.
O Bulldozer é uma arquitetura nova de verdade. Cada núcleo de certa forma foi simplificado, e pareado no que chamaram de "módulo" e criado pra multiprocessamento (pense no meio termo entre um dual core e um single core com hyperthreading, é mais ou menos o que é cada módulo).
Cada "núcleo" tradicional consiste de um ou mais módulos.
Além de melhorias no gerenciamento de energia, otimizações de IPC, cache, etc.
Espero que a nova corrida não seja por mais cores ou frequências maiores, e sim pela potência da GPU.
Algo que possa significar mais gente jogando nos desktops e notebooks é sempre algo bom tanto pro usuário quanto pra indústria de jogos.
como voce consegui a gpu e processador da amd
Correção: o chip da esquerda é uma APU Llano e a da direita é um Zacate.
dois lados esquerdos?? UAU!!!
Ops, falha nossa.
Brigadão pelo toque,
M.
deve ter acordado com um dos dois pés esquerdos dele hoje …
[…] mais, nada menos que 11 modelos de notebooks das linhas Pavilion e ProBook já equipados com a APU AMD série A “Llano” que devem chegar ao mercado a partir do final de junho.Esses novos modelos com APU AMD irão […]
[…] (Asus/Semp Toshiba) e daqui a alguns meses até por cima com o anúncio da plataforma Llano/Sabine.Observamos porém que, segundo nossos testes, o núcleo de processamento x86 do E-350 é mais […]
[…] de fotos: novos HP dv6, dv7 e série G (com AMD)AMD “Llano”: até 10,5 horas de bateria (!)Llano chegou: AMD libera a APU para fabricantes de PCAMD Fusion: como funciona com games?Review: Sony Vaio Y VPC-YB15AB (com AMD Fusion)Esta semana ainda […]
[…] de fotos: novos HP dv6, dv7 e série G (com AMD)AMD “Llano”: até 10,5 horas de bateria (!)Llano chegou: AMD libera a APU para fabricantes de PCAMD Fusion: como funciona com games?Review: Sony Vaio Y VPC-YB15AB (com AMD Fusion)Tagged as: AMD, […]
[…] Llano chegou: AMD libera a APU para fabricantes de PC […]